Balneário Piçarras - Um dos maiores problemas ambientais atuais é o lixo marinho, composto principalmente pelo plástico. O assunto é tema de diversos debates mundiais e foi amplamente abordado durante a edição de 2018 da Volvo Ocean Race, em Itajaí.
A Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), a Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (Fundema), em parceria com o Museu Oceanográfico Univali, promovem o Seminário Oceano sem Plástico.
O objetivo do evento é conscientizar a população para o uso racional do plástico, enfocando no descarte adequado deste material. O evento acontece no dia 8 de junho de 2018, das 13h às 18h30, no auditório do museu, em Balneário Piçarras.
De acordo com o presidente da Fundação do Meio Ambiente da cidade, Marcos Zaleski, o seminário é uma oportunidade para trazer o tema à tona em nossa região. “O seminário é uma excelente oportunidade para que os municípios possam aprofundar as discussões sobre a poluição dos nossos oceanos. Precisamos estudar, planejar e buscar soluções estratégicas em âmbito regional. Quando verificamos que aproximadamente 80% do lixo encontrado no mar tem origem em terra e que são compostos por materiais plásticos com potencial para reciclagem, entendemos a importância da gestão eficiente de resíduos sólidos nas cidades” frisou.
Diversas atividades e palestras estão na programação. O destaque é para a palestra do Capitão Charles Moore, primeiro a descobrir a Grande Mancha de Lixo do Oceano Pacífico – um enorme acúmulo flutuante de detritos plásticos. Moore é fundador da Algalita Marine Research Foundation. Ele comanda a embarcação de pesquisa da fundação - a Alguita - documentando as grandes extensões de resíduos plásticos que contaminam nossos oceanos.
Além de Moore, a programação tem nomes como o de Roberta Ruthner, coordenadora nacional do Programa Cidades Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero; Fernanda Daltro, representante nacional da ONU Meio Ambiente; Victor Silvestre, Superintendente da Famai de Itajaí; Marcos Zaleski, Presidente da Fundema de Balneário Piçarras; e Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul.
Outro ponto de destaque será a assinatura do termo de adesão dos 11 municípios da Amfri a campanha global “Clean Seas”. Essa campanha é da ONU Meio Ambiente e foi lançada na Conferência Mundial sobre Oceanos em Bali, na Indonésia e exorta os governos a aprovarem políticas de redução de produção de plástico. Será a primeira associação de cidades do Brasil a assinar o protocolo de intenções para descarte correto dos materiais, objetivando a preservação dos oceanos.
O evento é limitado para 170 pessoas e as inscrições são gratuitas através do site da Amfri, clicando no banner da página principal. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de junho, ou até restarem vagas. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Balneário Piçarras.
SERVIÇO
O que: Seminário Oceano Sem Plástico;
Quando: 8 de junho, das 12h45 às 18h30;
Onde: Auditório do Museu Oceanográfico Univali – Avenida Sambaqui, 318 - Balneário Piçarras;
Quanto: Gratuito;
Vagas limitadas e inscrições pelo site www.amfri.org.br.