Itajaí - O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está em fase de negociação final com a Pontifícia Universidade Católica do Chile para a oferta de programas de dupla titulação no Mestrado e Doutorado, a partir do primeiro semestre de 2020.
Nesta semana, o professor Paulo Márcio Cruz, coordenador do PPCJ e diretor de Internacionalização da Univali, foi recebido pelo professor Miguel Angel Fernández Gonzáles, coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado da universidade chilena e ministro do Tribunal Constitucional do Chile, e pelo professor Juan Eduardo Ibáñez, diretor da Escola de Graduação em Direito, que destacaram que a Univali deve se consolidar como uma das principais parceiras deles, na área do Direito, no Brasil.
A professora Paulina Gonzales, encarregada de assuntos internacionais do Mestrado em Direito da Universidade Católica do Chile, estima que até o mês de agosto a proposta de convênio tenha tramitado nas administrações superiores de ambas as Instituições.
A Universidade Católica do Chile é a primeira colocada no Latin America Ranking Higer Education, tendo ultrapassado a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O seu programa de mestrado e doutorado em Direito funciona na cidade de Santiago.
A proposta de parceria entre a universidade chilena e a Univali está organizada para funcionar em três linhas de pesquisa comuns: Direito Ambiental Empresarial, Direito Regulatório, e Direito e Jurisdição. Os convênios propõem metodologias semelhantes as já utilizadas pelo PPCJ Univali, nos programas de dupla titulação com as Universidades de Perugia, na Itália, de Alicante, na Espanha, do Minho, em Portugal, Delaware Law School, nos Estados Unidos, e de Caldas, na Colômbia.
Para o professor Rogério Corrêa, vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univali, as propostas de parceria, em vias de se concretizarem, fortalecem a política de internacionalização da Universidade e destacam ainda mais o trabalho do PPCJ, que já possui dupla titulação com outras cinco importantes universidades estrangeiras.
"A notória Universidade Católica do Chile, por meio desses programas, passa a agregar um valor inestimável a nossa Univali, aos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica, e a toda a comunidade acadêmica", ressalta o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho
Seleção de alunos prevista para o segundo semestre
O planejamento prevê que a dupla titulação nos cursos de Mestrado e Doutorado da Univali e a Universidade Católica do Chile promova seu primeiro exame de seleção entre os meses de outubro e novembro de 2019, para início em março de 2020.
Mais informações: (47) 3341-7519, na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali.