Projeto feito por equipe de Arquitetura e Urbanismo da Univali é reconhecido em concurso nacional

Cerimônia foi na segunda, 20, em Curitiba

por Carina Carboni | 21/05/2024

Um projeto desenvolvido pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Eduardo Baptista Lopes, com a coautoria dos acadêmicos Lucas Heidenreich Garcia, Marcos Roberto Barrios Vitalis, Nathália Wehmuth da Silva e Vitória Fitz Almeida, conquistou menção honrosa pela participação no Concurso Nacional do Memorial Erbo Stenzel.

Projeto de equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali é reconhecido em concurso nacional_21.5.2024.jpgFoto: Daniel Castellano / SMCS
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas atrás de uma mesa com toalhas azul e verde claro com um brasão colorido bordado no centro. As pessoas sorriem para a foto e um homem aponta para outro que segura um papel branco.

A iniciativa, promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - Ippuc e o Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/PR, recebeu inscrição de 28 projetos. A cerimônia de premiação foi segunda, 20, na Capital paranaense.

projeto univali memorial erbo stenzel curitiba_21.5.2024.jpg

A proposta do Concurso foi a elaboração de um memorial para homenagear o artista Erbo Stenzel, um dos maiores expoentes das artes plásticas do Paraná, autor de diversas obras presentes na paisagem urbana de Curitiba. A residência de Stenzel foi destruída por um incêndio, em 2017, e incitou a construção do novo memorial que será construído no Parque Vista Alegre.

“Os profissionais se inscreveram e concorreram, anonimamente, para ter a sua proposta implantada. A menção honrosa conquistada neste concurso representa um reconhecimento importante para a arquitetura e o urbanismo catarinense.", afirmou o docente da Univali.

projeto univali memorial erbo stenzel curitiba_21.5.2024____.jpgProjeto: NCPro/Univali #ParaTodosVerem: Imagem mostra projeto de uma praça em meio a vegetação. Há espaços de convivência e paisagismo e pessoas circulando nas calçadas.

NCPro

Lopes destaca o papel do Núcleo de Concursos de Projeto da Univali – NCPro que, desde a implantação, já contribuiu para a conquista de 49 prêmios. “Ao longo destes anos, alunos e professores da Univali participaram de uma série de concursos em áreas de arquitetura, design de interiores, inovação, paisagismo, entre outros. O nosso objetivo em 2024 é conquistar a marca de 50 premiações para marcar as comemorações de 10 anos do NCPro.", adianta.

Mais informações: com o professor eduardolopes@univali.br