Projeto Notorius é reconhecido em premiação internacional

Produto digital foi concebido e desenvolvido dentro da Univali

por Carina Carboni | 18/03/2024

O projeto “Notorius: Sistema de análise de inovação em trabalhos acadêmicos", será premiado nesta quinta, 21. O sistema, concebido e desenvolvido dentro da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), será reconhecido no 3º Prêmio Internacional Revista MetaRed. O evento de reconhecimento vai acontecer no formato virtual, com participação restrita às equipes vencedoras.

O Notorius é um produto digital que visa aproximar o conhecimento científico e tecnológico, desenvolvido na universidade, das necessidades da indústria e do mercado. O sistema tem autoria do professor Marcos Vinícius Viana da Silva e da coordenadora do Hub de Inovação – Uniinova, Janaina Lorenzi Tomio.

Projeto notorius da Univali recebe premiação internacional_18.3.2024___.jpg#Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia num dia ensolarado mostra fachada lateral de um prédio branco, onde consta a logo da Univali sobre um fundo marrom de madeira. No lado direito é possível ver um gramado, árvores e outras plantas.

A ferramenta foi elaborada para beneficiar professores e pesquisadores, desenvolvendo um mapeamento de todos os trabalhos produzidos na Universidade (graduação, mestrado e doutorado). O sistema permite avaliar o potencial de inovação de cada trabalho, pois permite categorizar e ranquear os melhores resultados. Deste modo, contribui para a aproximação do campo teórico com a inovação aplicada e promove o primeiro mecanismo de coleta de inovação de trabalhos acadêmicos no Brasil.

O gestor de inovação e empreendedorismo da Univali, Fábio Zabot Holthausen, destaca “a importância do olhar institucional sobre a inovação e a ação proativa da Univali em identificar, selecionar, apoiar, contribuir e aproximar a inovação desenvolvida com o mercado permitindo que o conhecimento, gerado na academia, contribua para as demandas da sociedade".

Projeto Notorius da Univali é reconhecido em premiação internacional_18.3.2024.jpg#ParaTodosVerem: Arte gráfica em tons de azul, laranja e branco tem um astronauta em primeiro plano. Ao fundo tem a imagem do espaço. A imagem também traz a logomarca do projeto Notorius, da Univali e do Hub Uniinova.

O Notorius deriva de um projeto financiado pelo Edital de Chamada Pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nº 14/2019 – Programa de Apoio à Implantação e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

Mais informações: No Hub de Inovação Tecnológica da Univali (Uniinova) - (47) 3341 7742.