Univali conquista duas premiações no Fiepe 2024

Evento promovido pela Acafe aconteceu, de 22 a 24 de maio, em Chapecó

por Carina Carboni | 28/05/2024

Representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) conquistaram duas premiações durante a 9ª edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão – Fiepe 2024, promovido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe. O evento, que incentiva a integração das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes ao Sistema Acafe, aconteceu de 22 a 24 de maio, em Chapecó (SC).

Em 2024 o foco do Fiepe foi a construção do conhecimento a partir da troca de experiências que valorizam o espírito comunitário na articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação universitária.

A anfitriã desta edição foi a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), mas também estiveram envolvidas na organização a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Contestado (UNC) e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

Conquistas da Univali

O artigo "Potencial de Inovação Universitária: uma análise do primeiro ano do sistema Notorius" conquistou o segundo lugar na categoria Inovação do Fiepe 2024. O conteúdo tem autoria do professor Marcos Vinícius Viana da Silva, da coordenadora de Inovação Janaina Lorenzi Tomio, da estudante Nicole Paroul Cansian e do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Univali, Fabio Zabot Holthausen.

Univali conquista duas premiações no Fiepe 2024_27.5.2024_.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra duas mulheres e um homem em frente a uma projeção onde contém a imagem de um troféu identificado como 2º lugar e os dizeres 'Potencial de Inovação Universitária: uma análise do primeiro ano do sistema Notorius'.

Além disso, a Univali também esteve representada na equipe vencedora do Acafe Challenge pelo acadêmico e colaborador da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo, Eduardo Miranda. O grupo também foi integrado por Samara Brandino, Gabriel Martins e Vitória Anacleto (Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc) e Emanuela Teixer e Ida Frances (Univille).

Univali conquista duas premiações no Fiepe 2024_27.5.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra​ grupo de seis jovens. Eles usam roupas informais, seguram troféus coloridos com o número 1 e um papel onde consta os dizeres '1º Lugar do Acafe Challenge 2024' e o valor de R$1 mil.

Nesta categoria, as equipes foram desafiadas a apresentar soluções inovadoras para o Sistema Acafe, com foco em Tecnologias Digitais para Educação. O grupo vencedor apresentou a proposta da “Tech4All: UniAcess", uma plataforma online que utiliza inteligência artificial para integrar estudantes com deficiências físicas ou intelectuais à instituição de ensino e à sociedade.

Próxima edição

Em 2025, a Universidade Comunitária da Região de Joinville (Univille) vai receber a programação do Fiepe. O evento será realizado no campus de Joinville (SC).