Santa Catarina – Um instrumento de orientação para alunos, professores e funcionários que estiverem em mobilidade universitária internacional foi firmado, na tarde desta sexta-feira, dia 10 de julho, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Universidade de Alicante, da Espanha, e a Universidade de Perugia, da Itália, com transmissão ao vivo pela plataforma Blckboard. O protocolo sanitário conjunto foi construído a partir do debate prévio das instituições envolvidas, diante da realidade decorrente da pandemia da Covid-19.
As três universidades possuem parcerias sólidas de cooperação internacional, com programas de dupla titulação na graduação e pós-graduação e com projetos técnicos e científicos. Por isto, decidiram construir este documento visando garantir a segurança sanitária de alunos, professores e funcionários, com a perspectiva de que a mobilidade possa continuar, com as adaptações que se fizerem necessárias e sempre que as condições sanitárias assim permitirem. No protocolo, que está sujeito a adequações e atualizações de acordo com cenários encontrados, estão previstas medidas para a retomada gradual das atividades presenciais, relacionadas aos convênios vigentes de mobilidade existentes entre as três instituições.
No documento firmado na tarde desta sexta-feira, as universidades comprometem-se em manter os ambientes escolares e de convivência da comunidade acadêmica adaptados e equipados conforme os protocolos sanitários específicos, adotando as diretrizes de distanciamento social recomendadas. Além disso, o documento prevê, entre outras questões, que as normas e regras de saúde pública vigentes no Brasil, na Espanha e na Itália, bem como em seus respectivos estados, municípios e territórios, relativas às medidas de enfrentamento à pandemia, devem ser respeitadas. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, seguirá sendo permitida a defesa virtual de trabalhos de conclusão de curso e afins, com forma a ser ajustada entre as universidades.
Assinaram o documento, em seus respectivos idiomas de origem: o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho; o reitor da Universidad de Alicante (UA), Manuel Palomar; e o reitor da Università degli Studi di Perugia (UNIPG), Maurizio Oliviero, Também participarão da solenidade online o professor Paulo Márcio Cruz, diretor de Internacionalização da Univali; Juan Llopis Taverner, vice-reitor de Relações Internacionais da UA; e Stefania Stefanelli, diretora de Internacionalização da UNIPG. Autoridades acadêmicas e docentes das respectivas instituições prestigiaram a cerimônia.
O primeiro a assinar o protocolo foi o professor Cechinel. “Este protocolo é muito importante. Ele é dinâmico, não é estático, e pode ser modificado a qualquer momento de acordo com os órgãos reguladores de saúde dos países envolvidos. Além de elencar medidas fundamentais para a segurança sanitária de todos, a força simbólica dele é muito forte, demonstra o valor da cooperação. Juntos vamos superar as adversidades", ressaltou o reitor da Univali. Em seguida, o professor Palomar pronunciou-se e assinou o documento: “Nossas equipes prepararam tudo em tempo recorde. Creio que este protocolo conjunto fará com que a nossa comunidade acadêmica em mobilidade se sinta mais segurança e tranquila", ponderou o reitor da Universidade de Alicante. Por último, Oliviero, reitor da Universidade de Perugia, antes de firmar o documento disse: “É como se fossemos três campi da mesma universidade. Acredito que neste nível isso é novo em todo o mundo, universidades unidas e que se fortalecem ainda mais, em meio a uma pandemia. Trata-se de um exemplo virtuoso. Nosso acordo tem grande valor na questão de saúde, mas vai além, temos o compromisso de seguir construindo um futuro melhor a todos".