Univali contribui para estudo inédito sobre mergulho científico no Brasil

Artigo publicado na plataforma Scielo apresenta panorama da atividade no país

por Carina Carboni | 18/12/2023

​O professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Ewerton Wegner, é um dos autores do artigo Mergulho científico no Brasil: história, presente e perspectivas", que aborda sobre a importância da atividade de mergulho para a ciência do país. Publicado no início de dezembro, o estudo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Mergulho Científico e tem a participação de estudiosos e mergulhadores de 26 instituições, do Brasil e do exterior.

Univali contribui para estudo inédito sobre mergulho científico no Brasil__18.12.2023.jpg
Foto: Arquivo/Laboratório de Mergulho Subaquático
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de mergulhadores numa piscina. Um deles está saindo da água e recebe apoio de um homem que está na borda. É possível ver a logomarca da Univali num dos prédios ao fundo.

Responsável pelo Laboratório de Mergulho Subaquático (LMS) da Univali há 28 anos, Wegner também é professor e pesquisador da Escola Politécnica. Sobre o artigo, o docente adianta que o conteúdo traz fatos históricos sobre o desenvolvimento e evolução do mergulho científico no país. “Apresenta uma revisão inédita do uso dos métodos de estudos subaquáticos nas descobertas de diversas áreas da ciência, incluindo estudos biológicos pouco conhecidos, como de arqueologia subaquática e aqueles realizados em cavernas.", conta.

Univali contribui para estudo inédito sobre mergulho científico no Brasil_18.12.2023_.jpgFoto: Arquivo/Laboratório de Mergulho Subaquático
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra algumas pessoas durante um mergulho numa piscina. Elas vestem trajes de mergulho.

Além disso, o professor acrescenta que o estudo aborda sobre a perspectiva do desenvolvimento do mergulho científico no Brasil e relembra que a Univali possui o único centro de formação de mergulhadores científicos do país.

“O artigo também trata sobre o ensino e formação de novos pesquisadores com essa habilidade e sobre a necessidade de reconhecimento, regulamentação e investimento na área e de questões relacionadas à segurança dos praticantes.", afirma Wegner.

Univali contribui para estudo inédito sobre mergulho científico no Brasil___18.12.2023.jpg Foto: Arquivo/Laboratório de Mergulho Subaquático
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra algumas pessoas durante uma atividade de mergulho. Algumas estão na água e outras estão na borda da piscina.

O estudo Mergulho científico no Brasil: história, presente e perspectivas" foi publicado em inglês e está disponível, para leitura e consulta, na biblioteca virtual Scielo – Scientific Electronic Library Online.

Univali é pioneira na formação de mergulhadores científicos

Desde 1995, a Univali dispõe do Laboratório de Mergulho Subaquático (LMS), um centro de formação de mergulhadores, que está localizado no campus Itajaí. Em 2004, a estrutura foi ampliada passando a contar também com o Centro de Mergulho Científico – CMAS/Univali, que realiza desde a formação de mergulhadores científicos até a prestação de serviços relacionada à atividade.

Univali contribui para estudo inédito sobre mergulho científico no Brasil_18.12.2023___.jpgFoto: Arquivo/Laboratório de Mergulho Subaquático
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra dois mergulhadores submersos. O que está em primeiro plano segura um carretel de linha e move-se sobre rochas subaquáticas.

A Universidade integra o GT de Mergulho Científico, que tem como missão organizar, integrar, harmonizar e regulamentar a atividade no âmbito acadêmico nacional. O núcleo foi criado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Mar – PPGMAR que, por sua vez, é vinculado à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – Cirm, iniciativa que visa consolidar a formação de recursos humanos qualificados na área de ciências do mar.