• Univali promove 1ª Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante

Univali promove 1ª Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante

Evento gratuito acontece no próximo sábado, 29

por Roberta Ramos | 24/06/2024

​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a instituição beneficente Círculos de Hospitalidade promovem, no próximo sábado, 29, a 1ª Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante. O evento acontece das 9h às 15h no bloco 7 do campus Balneário Camboriú.

O evento vai ofertar aos migrantes da região uma série de atividades e serviços gratuitos como regularização documental, preparo de currículos, orientações para entrevista de emprego, acolhimento psicológico, além de orientação jurídica e financeira.

A programação contempla ainda uma capacitação sobre inteligência emocional e empregabilidade no setor de turismo, exposição de plantas medicinais, degustação de chás, quick massage, spa das mãos e espaço para atividades infantis.

Aérea BC - Foto Cleiton Marcos de Oliveira.jpgFoto Cleiton Marcos de Oliveira #PraTodosVerem Imagem aérea mostra o campus da Univali em Balneário Camboriú.

A organização do evento envolve os 12 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade e o Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM). A Feira terá ainda a presença do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Balneário Camboriú, da Casa da Família – por meio do setor de Proteção Global da Prefeitura de Balneário Camboriú, do Círculo Argentino de Santa Catarina e do Escritório de Projetos e Planejamento Estratégico da Prefeitura de Itajaí.

“Apesar do envolvimento direto do NAM, este é um evento promovido por muitas mãos e com o apoio dos professores e alunos dos cursos de mestrado e doutorado, entidades de classe, órgãos públicos e empresas interessadas em contribuir para a inserção da comunidade de migrantes no mercado de trabalho. Teremos transporte gratuito entre Itajaí e Balneário Camboriú para que todos os interessados em serviços gratuitos e especializados nas áreas jurídica, social, laboral, cultural, educacional e de saúde possam ser atendidos", explica o coordenador do NAM e do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais, professor Rafael Padilha.

A Feira acontece no contexto do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação. Os migrantes interessados devem fazer a inscrição neste link.

Mais informações: com o professor Rafael Padilha – padilha@univali.br ou (47) 3341-4260.