Itajaí - O primeiro módulo do curso on-line de Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro que é uma iniciativa da Rede ODS Brasil e realizado por meio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) terá início hoje, 24.
No total serão quatro módulos: Fundamentos para a Gestão Costeira Integrada; Estrutura e Funcionamento da Zona Costeira; Desafios para a Gestão e Governança Costeira; e Construção do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro. Eles serão ministrados até 28 de setembro de 2022, totalizando 40 horas.
A formação conta com 65 inscritos, de 41 municípios, de 12 estados costeiros brasileiros de todas as regiões costeiras brasileiras (Norte, Nordeste Sudeste e Sul). Ela será ministrada por 21 docentes de instituições que desenvolvem pesquisas nas áreas costeira e marinha do país.
Participam técnicos municipais que atuam nas áreas de gestão e governança costeira e marinha, unidades de conservação, planejamento regional e urbano, meio ambiente, educação ambiental.
"Nosso objetivo é que, ao final, todos possam avaliar a importância da implementar um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, que é um instrumento do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e política de Estado que integra-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como à Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica", aponta Marcus Polette, coordenador do curso.
A programação completa está disponível clicando aqui.
Outras informações: (47) 3341-7717, no Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Univali.