Univali sedia Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul

Encontro aconteceu nesta sexta-feira, 5, no campus Itajaí

por Roberta Ramos | 05/07/2024

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou nesta sexta-feira, 5, o Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad). O objetivo do evento foi reunir gestores de instituições de ensino do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a discussão de políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento de ações afirmativas de permanência no ensino superior.

A programação contemplou palestras, apresentação de cases de sucesso e dinâmicas para a cocriação de ideias e a formulação de estratégias para contornar os desafios da jornada universitária.

FORGRAD - Foto Dales Hoeckesfeld  (4).jpg​Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra dois homens sentados atrás de uma bancada de madeira. Um deles fala ao microfone.

“O Fórum de Pró-Reitores de Graduação tem um papel fundamental na promoção do diálogo, na troca de ideias e no fortalecimento da colaboração interinstitucional. É por meio dos debates e do compartilhamento de boas práticas que este evento propõe que conseguiremos progredir em pautas imprescindíveis para o avanço do ensino superior brasileiro, bem como encontraremos formas de superar os desafios conjuntos e inerentes ao setor", afirmou o vice-presidente da Fundação Univali, professor Rogério Corrêa.

O Fórum foi organizado pela Univali em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb). O presidente do Forgrad Sul e pró-reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da Furb, professor Romeu Hausmann, destacou as vantagens de cada região do país debater uma temática diferente. “Nós somos responsáveis por criar soluções relativas à permanência do estudante no ensino superior. Com essa nova dinâmica de eventos presenciais esperamos conseguir encaminhar boas propostas e para isso trouxemos palestrantes que são referência nesta pauta. Sabemos do esforço de todos os colegas para estarem conosco e agradecemos a Univali pela recepção e acolhida ao evento".

FORGRAD - Foto Dales Hoeckesfeld  (3).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ pessoas sentadas em uma sala com mesas redondas. Ao fundo estão três pessoas de pé.

FORGRAD - Foto Dales Hoeckesfeld  (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ pessoas sentadas em uma sala com mesas redondas e uma mulher está de pé ao lado da mesa.

A Univali presenteou os convidados com bolsas ecológicas produzidas pelo projeto Atelier Solidário, ligado ao curso de Design de Moda. As peças foram confeccionadas a partir de descarte fabril e decoradas com desenhos de alunos da Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Balneário Camboriú. “A ideia de presentear os visitantes com as bolsas foi mostrar como ensino e responsabilidade social devem andar juntos. A Univali se dedica a formar profissionais conscientes e engajados com a sociedade para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. Esperamos com esse exemplo inspirar todos os participantes para que, juntos, possamos evoluir nos serviços que ofertamos", ressaltou o vice-reitor de Graduação da Univali, professor José Everton da Silva.

FORGRAD - Foto Dales Hoeckesfeld  (5).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ uma mulher de perfil e uma bolsa ecológica em cima de uma mesa de madeira.

Os resultados dos debates do Fórum da Região Sul irão integrar a pauta do Encontro Nacional das Pró-Reitores de Graduação, agendado para novembro na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Natal.

O presidente do Forgrad nacional, professor Jeronimo Tybusch, participou do encontro de forma remota e enfatizou a importância da retomada dos encontros regionais. “Essas reuniões geram resultados que nos aproximam do poder público e de órgãos como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que possamos avançar, por meio de grupos de trabalho, em pautas específicas de acordo com o perfil das universidades. É uma alegria ver tantos colegas reunidos com o mesmo objetivo de melhorar o ensino no país", finalizou.

FORGRAD - Foto Dales Hoeckesfeld  (6).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ uma grande sala de reuniões e a tela de um projeto ao centro com a imagem de um homem com fones de ouvido.