Área de concentração: Produtos Naturais e Substâncias Bioativas
A Área de Concentração está focada em Produtos Naturais e Substâncias Bioativas. E as 2 Linhas de Pesquisa que a sustentam, tratam de Estudos em FITOQUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA e da PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE ENSAIOS ANALÍTICOS, INSUMOS E MEDICAMENTOS. Esta área de concentração envolve estudos acerca do desenvolvimento de fármacos de diferentes origens, seja sintética ou natural e de medicamentos.
Linhas de pesquisa
Linha 1: Fitoquímica e Atividade Biológica
A linha 1 contempla os estudos fitoquímicos de plantas, principalmente de espécies neotropicais, biomonitorados, com ênfase em avaliações "in vitro", como citotoxicidade, genotoxicidade, atividade antioxidante, antitumoral e antimicrobiana; e “in vivo”, como as atividades antinociceptiva em modelos agudos e crônicos, anti-inflamatória, antipirética, anti-úlcera e atuação no SNC visando a validação biológica de extratos medicinais e a descoberta de novos fármacos e fitofármacos, eficazes e seguros para a posterior etapa de desenvolvimento de medicamentos.
Alexandre Bella Cruz
Ângela Malheiros
José Roberto Santin
Luisa Mota da Silva
Marcia Maria de Souza
Nara Lins Meira Quintão
Priscila de Souza
Rivaldo Niero
Valdir Cechinel Filho
Linha 2: Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios Analíticos, Insumos e Medicamentos
A Linha 2 aborda o desenvolvimento e validação de métodos analíticos, o desenvolvimento de insumos farmacêuticos (incluindo excipientes de interesse para o desenvolvimento de formas de liberação modificada e sistemas nanoparticulados) e de fármacos de origem sintética ou natural (especialmente fitofármacos). Aborda o estudo de relação estrutura química-atividade biológica com a investigação de mecanismos de ação, além de estudos de pré-formulação, biofarmacia e tecnologia farmacêutica, incluindo os fitoterápicos.
As duas linhas se inter-relacionam e se complementam, a fim de contribuir, de forma efetiva, para a cadeia de produção de fármacos e medicamentos seguros e eficazes visando à ampliação do acesso a medicamentos pela população e contribuindo para a busca da autonomia do país na área farmacêutica.