Contextos da Educação da Criança
Objetiva compreender os diferentes contextos nos quais as crianças estão sendo educadas. Analisar e descrever as relações, rupturas, acontecimentos, continuidades e descontinuidades que aí se originam nos discursos e práticas. Desta forma estudamos os contextos das políticas de infância e de educação, os contextos da formação e prática docente, contextos da educação infantil e anos iniciais e seus elementos constitutivos.
Relação família e escola
Políticas de formação docente
Relação políticas educacionais e prática docente
Intencionalidades docentes
Políticas de Currículo para Educação Infantil
Líder do grupo: Profª. Dra. Valéria Silva Ferreira
Veja a página no CNPq
Cultura, Escola e Educação Criadora
Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar como a cultura, em especial a arte e a estética, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito. Os projetos de pesquisa estão direcionados para discussões que envolvem as áreas Literatura, Artes Visuais, Teatro, Cinema, Dança e Música, com o intuito de discutir a natureza do conhecimento sensível e sua interferência principalmente na constituição do discente e docente. Os temas para orientação de pesquisa são:
Líder do grupo: Profª. Dra. Adair de Aguiar Neitzel
Veja a página no CNPq
Educação e Trabalho
Procura identificar e compreender os elementos e as materialidades que afetam o mundo do trabalho na constituição de novos modelos de formação profissional. Nesta perspectiva, investiga os processos de educação profissional e identidade profissional e relações de gênero no mundo contemporâneo. Estabelece e articula com a área de educação e trabalho os estudos relacionados às práticas juvenis, gênero e práticas educativas no trabalho docente. Temas de estudo:
Juventude, Trabalho, Identidade profissional e relações de gênero;
Trajetórias profissionais e Sentidos do Trabalho e da Educação;
Processos de inserção profissional ou transição acadêmica e laboral de jovens universitários ou do Ensino Médio;
Práticas educativas e Trabalho Docente.
Memória e Identidade: Processos Educativos
Líder do grupo: Profª. Dra. Tânia Regina Raitz
Integrante: Profª. Dra. Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira
Veja a página no CNPq
Estudos Culturais
Desenvolve estudos e pesquisas que consideram a cultura como elemento central organizador das práticas sociais, analisando objetos tanto nos campos educacionais formais e não formais como em práticas pedagógicas que atuam sobre os corpos e os processos de saúde. Desenvolve estudos e pesquisas em objetos teóricos heterogêneos vinculados a educação e a saúde, tendo aporte teórico pós-estruturalista, com uso de diferentes metodologias de pesquisa, reunindo estudantes e pesquisadores de diferentes áreas de formação. Procura ter a diversidade que marca o campo dos Estudos Culturais como suporte para seus empreendimentos.
Líder do grupo: Prof. Dr. George Saliba Manske
Veja a página no CNPq
Informática na Educação
O grupo desenvolve pesquisas interdisciplinares com mestrandos e doutorandos da área de Educação e Computação com enfoque em aprendizagem mediada por tecnologia. Os temas abordados pelo grupo são os seguintes:
Informática na Educação Matemática
Informática na Educação Infantil
Informática na Educação a Distância
Educação em Computação
Pensamento Computacional
Desenvolvimento de Software Educacional e Sistemas Tutores Inteligentes
Avaliação do uso de tecnologia em sala de aula
Líder do grupo: Prof. Dr. André Luís Alice Raabe
Veja a página no CNPq
Observatório de Políticas Educacionais
O grupo dedica-se à investigação de políticas educacionais e suas traduções em diferentes contextos da educação básica e superior. Os temas de produção científica a que tem se dedicado percorrem duas vertentes, profundamente associadas: abordagens teórico-metodológicas de análise de políticas públicas e estudo de políticas específicas em Educação. Destacam-se neste âmbito, as pesquisas sobre:
Líder do grupo: Profª. Dra. Regina Célia Linhares Hostins
Integrante: Profª. Dra. Adriana Gomes Alves
Veja a página no CNPq
Políticas e Práticas de Currículo
O trabalho deste grupo de pesquisa tem repercussão para o campo do Currículo escolar, da Avaliação Escolar e também para as politicas públicas educacionais tanto no âmbito local, regional, nacional e internacional. Tem como objetivo compreender políticas e práticas de currículo por meio de pesquisas científicas, visando contribuir com suas concepções, textos e contextos no âmbito da Educação Básica e Superior. Tem como principais objetos de pesquisa os seguintes aspectos:
Políticas Públicas de Currículo
Práticas de Currículo
Currículo e Avaliação
Currículo e Práticas Docente
Currículo e Relações de Gênero
Líder do grupo: Profª. Dra. Verônica Gesser
Veja a página no CNPq