Grupos de pesquisa


Contextos da Educação da Criança

Objetiva compreender os diferentes contextos nos quais as crianças estão sendo educadas. Analisar e descrever as relações, rupturas, acontecimentos, continuidades e descontinuidades que aí se originam nos discursos e práticas. Desta forma estudamos os contextos das políticas de infância e de educação, os contextos da formação e prática docente, contextos da educação infantil e anos iniciais e seus elementos constitutivos.

  • Relação família e escola

  • Políticas de formação docente

  • Relação políticas educacionais e prática docente

  • Intencionalidades docentes

  • Políticas de Currículo para Educação Infantil

Líder do grupo: Profª. Dra. Valéria Silva Ferreira

Veja a página no CNPq

Cultura, Escola e Educação Criadora

Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar como a cultura, em especial a arte e a estética, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito. Os projetos de pesquisa estão direcionados para discussões que envolvem as áreas Literatura, Artes Visuais, Teatro, Cinema, Dança e Música, com o intuito de discutir a natureza do conhecimento sensível e sua interferência principalmente na constituição do discente e docente. Os temas para orientação de pesquisa são:

  • Formação de professores de artes

  • Currículo de artes

  • Mediação cultural

  • Formação estética

  • Espaços formais e não formais de ensino de arte

  • Formação de leitores

Líder do grupo: Profª. Dra. Adair de Aguiar Neitzel​

Veja a página no CNPq

Educação e Trabalho

Procura identificar e compreender os elementos e as materialidades que afetam o mundo do trabalho na constituição de novos modelos de formação profissional. Nesta perspectiva, investiga os processos de educação profissional e identidade profissional e relações de gênero no mundo contemporâneo. Estabelece e articula com a área de educação e trabalho os estudos relacionados às práticas juvenisgênero e práticas educativas no trabalho docente. Temas de estudo:

  • Juventude, Trabalho, Identidade profissional e relações de gênero;

  • Trajetórias profissionais e Sentidos do Trabalho e da Educação;

  • Processos de inserção profissional ou transição acadêmica e laboral de jovens universitários ou do Ensino Médio;

  • Práticas educativas e Trabalho Docente.

  • Memória e Identidade: Processos Educativos

Líder do grupo: Profª. Dra. Tânia Regina Raitz

Integrante: Profª. Dra. Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira

Veja a página no CNPq

Estudos Culturais

Desenvolve estudos e pesquisas que consideram a cultura como elemento central organizador das práticas sociais, analisando objetos tanto nos campos educacionais formais e não formais como em práticas pedagógicas que atuam sobre os corpos e os processos de saúde. Desenvolve estudos e pesquisas em objetos teóricos heterogêneos vinculados a educação e a saúde, tendo aporte teórico pós-estruturalista, com uso de diferentes metodologias de pesquisa, reunindo estudantes e pesquisadores de diferentes áreas de formação. Procura ter a diversidade que marca o campo dos Estudos Culturais como suporte para seus empreendimentos.

Líder do grupo: Prof. Dr. George Saliba Manske

Veja a página no CNPq

Informática na Educação

O grupo desenvolve pesquisas interdisciplinares com mestrandos e doutorandos da área de Educação e Computação com enfoque em aprendizagem mediada por tecnologia. Os temas abordados pelo grupo são os seguintes:

  • Informática na Educação Matemática

  • Informática na Educação Infantil

  • Informática na Educação a Distância

  • Educação em Computação

  • Pensamento Computacional

  • Desenvolvimento de Software Educacional e Sistemas Tutores Inteligentes

  • Avaliação do uso de tecnologia em sala de aula

Líder do grupo: Prof. Dr. André Luís Alice Raabe

Veja a página no CNPq

Observatório de Políticas Educacionais

O grupo dedica-se à investigação de políticas educacionais e suas traduções em diferentes contextos da educação básica e superior. Os temas de produção científica a que tem se dedicado percorrem duas vertentes, profundamente associadas: abordagens teórico-metodológicas de análise de políticas públicas e estudo de políticas específicas em Educação. Destacam-se neste âmbito, as pesquisas sobre:

  • Políticas de ensino superior e de pós-graduação

  • Políticas de educação inclusiva e suas interfaces com as tecnologias digitais e os processos de escolarização na educação básica. 

Líder do grupo: Profª. Dra. Regina Célia Linhares Hostins

Integrante: Profª. Dra. Adriana Gomes Alves

Veja a página no CNPq

Políticas e Práticas de Currículo

O trabalho deste grupo de pesquisa tem repercussão para o campo do Currículo escolar, da Avaliação Escolar e também para as politicas públicas educacionais tanto no âmbito local, regional, nacional e internacional. Tem como objetivo compreender políticas e práticas de currículo por meio de pesquisas científicas, visando contribuir com suas concepções, textos e contextos no âmbito da Educação Básica e Superior. Tem como principais objetos de pesquisa os seguintes aspectos:

  • Políticas Públicas de Currículo

  • Práticas de Currículo

  • Currículo e Avaliação

  • Currículo e Práticas Docente

  • Currículo e Relações de Gênero

Líder do grupo: Profª. Dra. Verônica Gesser

Veja a página no CNPq



Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade