Rei da Derivada estimula o aprendizado em matemática

Atividades ocorrem no dia 21 de novembro (quinta-feira), no Campus Itajaí

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 19/11/2019

​Itajaí- Acontece, no dia 21 de novembro (quinta-feira), a 4ª edição do campeonato Rei da Derivada, das 8h às 12h, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí.

A competição integra a Semana Acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia 2019 e tem como objetivos apresentar e estimular o aprendizado em cálculo de forma divertida e informal, divulgar técnicas pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula e reunir os acadêmicos. A iniciativa envolve alunos de diversos cursos e na programação estão previstas: simulação e explicações da metodologia, apresentação de regras, atividades classificatórias, finais e premiação.

REI DA DERIVADA.jpg

A atividade é inspirada na metodologia de ensino utilizada em 2003 por Ricardo Fragelli, professor da Universidade de Brasília (UNB), que teve como resultado o aumento na participação e compreensão acadêmica nos seus conteúdos. Em 2007, com o apoio de professores e estudantes do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), transformou-se em um evento aberto a estudantes de qualquer Instituição.

Em junho de 2016 foi realizada a primeira edição do Rei da Derivada na Univali, após visita de Fragelli à Universidade. Logo após, ocorreram três edições e a participação da Univali em torneios externos, em competições com outras instituições de Ensino Superior. A professora Andressa Pinheiro comenta sobre os resultados da iniciativa: “Alguns alunos respondem muito bem aos estudos e avaliações teóricas, outros precisam de prática e aplicabilidade para demonstrarem seu aprendizado; e outros ainda tem o ímpeto do desafio em seus corações, esses atingimos em cheio com o Rei da Derivada. Aqueles alunos com espírito mais competitivo, que gostam de desafio e estratégias diferenciadas, afloraram em sala de aula, ficaram mais espertos e participativos, é surpreendente acompanhar o crescimento deles".

O evento acontecerá nas salas 106,107,206,207 do Bloco D4 e no Auditório do bloco D1.

Mais informações: (47) 3341-7762, com a professora Andressa Pinheiro.