A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe entre os dias 18 e 22 de março, no Campus Itajaí, professores da Western Norway University of Aplied Sciences, da Noruega. As docentes Elisabeth Hemnes Aanensen, Kristine Isdahl e Aaraas Lene Strøm vieram conhecer a região e visitar as localidades regionais para viabilizar uma parceria que possibilitará o intercâmbio entre acadêmicos e professores do curso de Enfermagem, vinculado à Escola de Ciências da Saúde.
A aplicabilidade do projeto entre a Univali e Western Norway University of Aplied Sciences ocorre por meio de uma parceria com a Norec, um centro governamental de recursos para intercâmbio. A Norec administra subsídios para organizações, instituições e empresas na Noruega e nos países parceiros com o objetivo de facilitar projetos de intercâmbio de alta qualidade.
#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas posando para foto. Ao fundo aparece o backdrop com a logo da Escola de Ciências da Saúde.
“Para o curso de Enfermagem é bastante importante esse intercâmbio que está sendo propiciando para os alunos por meio da aplicação desse projeto na Norec, que é a instituição governamental da Noruega, que pode proporcionar ao curso o financiamento para os nossos alunos e todas as necessidades deles durante o intercâmbio na Noruega. Vai ser uma parceria importante de troca de conhecimentos, trocas de experiências culturais e também de cuidados em saúde, pois também oferece a possibilidade para os alunos da Western Norway University of Aplied Sciences virem estudar na Univali", destaca a coordenadora de Enfermagem, Rita de Cassia Rangel.
A parceria garante a partilha de experiências e aprendizagens entre organizações e incentiva o compartilhamento de conhecimentos e experiências aos acadêmicos ao retornar para casa após o término do intercâmbio, promovendo desse modo a participação e influência da população jovem trabalhadora.
#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas em uma sala de reuniões, sentadas ao redor de uma mesa, sorrindo e posando para a foto.
“A parceria entre o curso de Enfermagem e a Universidade da Noruega representa uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de conhecimento e experiência entre instituições de diferentes contextos culturais e acadêmicos. Este projeto beneficia tanto docentes quanto discentes, proporcionando um enriquecimento significativo para a formação profissional e acadêmica. Além disso, o contato com sistemas de saúde e modelos educacionais distintos contribui para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios globais da área da saúde", afirma a diretora da Escola de Ciências da Saúde, Priscila de Souza.
O projeto entre a Univali e a Western Norway University of Aplied Sciences foi submetido em edital e já aprovado em duas etapas, estando entre os 11 projetos selecionados para a terceira e última etapa. A parceria é uma iniciativa do curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional de Saúde e Gestão do trabalho.
Até o dia 22 de março as professoras da Noruega seguem a agenda de visitas para conhecer as instituições de saúde das cidades da região, com o objetivo de prospectar o planejamento de atividades para futuras mobilidades discentes e docentes. Os serviços de saúde previstos no cronograma de visita são os níveis de Atenção Primária em Saúde, Especializada e Hospitalar.
#PraTodosVerem Imagem mostra duas mulheres observando um objeto da área de saúde.
“As visitas têm o objetivo de reconhecimento do cenário de saúde, do sistema de saúde local e servem de pontos de apoio para receber profissionais externos, especialmente vinculados à docência, onde é possível trocar experiências, tanto de serviço de saúde, bem como nos níveis de assistenciais, de gestão e processo de trabalho. A Univali se destaca pela inserção na comunidade, tendo em vista que já desenvolve o trabalho como a universidade comunitária. Esse é um ponto bem relevante e além do ensino na graduação, o avanço também ocorre na pesquisa que é onde se insere o mestrado", complementa o coordenador do Mestrado Profissional de Saúde e Gestão do Trabalho, Rodrigo Massaroli.
Mais informações: Escola de Ciências da Saúde (47) 3341-7539