• Univali firma convênios com instituições de ensino de Portugal

Internacionalização

Univali firma convênios com instituições de ensino de Portugal

Acordos são na área de Direito com ênfase em Urbanismo e Sustentabilidade

por Roberta Ramos | 13/05/2024

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou convênios de cooperação com instituições de ensino de Portugal. Os acordos foram assinados na última semana e contemplam a área de Direito com ênfase em Urbanismo e Sustentabilidade.

A instituição firmou um convênio Marco de Cooperação com a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), bem como o convênio para dupla titulação em nível de doutorado em Urbanismo.

Acordo Univali Portugal  (2).jpg
#PraTodosVerem Imagem mostra quatros homens com roupas escuras sorrindo para a foto. As duas pessoas ao centro seguram pastas azuis.

A Univali foi representada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ), professor Paulo Márcio Cruz. O acordo foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração da UAL, António de Lencastre Bernardo, pelo vice-presidente do Conselho de Administração da UAL, Reginaldo de Almeida, pelo presidente do IPT, Paulo Pereira de Freitas Coroado, e pelo coordenador do IPT, Luiz Osteerback.

“A Univali, por meio do PPCJ, já possui tradição de duas décadas em programas de pesquisa e dupla titulação, especialmente com universidades da Itália (Perugia), Espanha (Alicante) e Estados Unidos (Delaware Law Schoool). Agora, teremos a honra de contar com programa semelhante com a Universidade Autônoma de Lisboa", destaca o professor Paulo Márcio Cruz.

Acordo Univali Portugal  (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra três homens assinando documentos em uma mesa na cor verde.

O convênio prevê ainda ações de ensino, pesquisa e extensão, além da organização conjunta de eventos científicos e intercâmbio de docentes, pesquisadores e acadêmicos. O acordo tem duração inicial de cinco anos e poderá ser renovado a critério das partes envolvidas.

“Os convênios de dupla titulação permitem que os alunos formados na Univali tenham um diploma nas instituições portuguesas, válido em toda a União Europeia, a partir de um processo de acreditação recíproca de créditos. A validação dos diplomas no Brasil e na Europa acontece sem aumento do tempo do curso e a ampliação desses acordos é uma grande conquista para toda a comunidade acadêmica", aponta o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.