• Univali recebe visita do reitor da Universidade de Kalemie da República Democrática do Congo

Internacionalização

Instituições possuem acordo de cooperação desde 2023

por Roberta Ramos | 15/05/2024

O reitor da Universidade de Kalemie, da República Democrática do Congo, professor Victor Kalunga Tshikala, visitou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) na manhã desta quarta-feira, 15. Ele foi recebido pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, e pela coordenadora de Internacionalização, professora Camila Monteiro Santos.

As duas instituições possuem Convênio Marco de Colaboração Universitária e Convênio de Colaboração para a Mobilidade de Professores e Estudantes desde 2023.

Visita Reitor Congo  (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra três pessoas conversando em uma sala de reuniões com uma mesa de madeira ao centro.

“A Univali possui mais de 140 acordos de cooperação com instituições de ensino de 25 países e é sempre com muita alegria que recebemos nossos parceiros para fortalecer o intercâmbio científico e cultural estabelecido. Essa aproximação consolida nossa rede de cooperação e amplia também as possibilidades dos acadêmicos africanos em projetos desenvolvidos pela Univali. Por meio da assistência da nossa equipe de internacionalização temos recebido cada vez mais professores estrangeiros, reforçando nosso objetivo de ampliar as fronteiras de docentes e discentes", destaca Cechinel.

A Universidade de Kalemie foi fundada em 2004, na província de Tanganica, na República Democrática do Congo. A instituição possui mais de três mil alunos. “Essa é minha primeira vez no Brasil e na América e estou muito feliz por estar na Univali conhecendo toda a estrutura dessa grande instituição. Nossa universidade é jovem e esperamos levar muitos bons exemplos da Univali para qualificar o ensino que ofertamos. Somos muito gratos por essa oportunidade e também colocamos nossa estrutura à disposição dos pesquisadores brasileiros", afirmou Victor Kalunga Tshikala.

WhatsApp Image 2024-05-15 at 13.10.41_Easy-Resize.com.jpg#PraTodosVerem Imagem mostra três pessoas sorrindo para a foto. Ao fundo aparecem quadros com imagens coloridas.

A agenda do reitor da Universidade de Kalemie na Univali contemplou ainda visitas a setores como a Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (Clean), Biotério e laboratórios ligados ao curso de Oceanografia, além do Centro Regional de Inovação - Elume Parque Tecnológico.