Rádio Educativa Univali FM completa 25 anos

Data será comemorada com a inauguração da nova estrutura no Campus Itajaí

por Roberta Ramos | 06/06/2023

​A Rádio Educativa Univali FM 94.9 está completando 25 anos de fundação e a data será comemorada com a inauguração da nova estrutura no bloco C2 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A solenidade será na próxima quarta-feira, 14, às 18h, ao lado do teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí. A programação, aberta ao público, tem início às 13h com a apresentação de artistas da região como Bárbara Damásio e Luiz Vicentini.

O espaço, ao lado da TV Univali, foi totalmente reformulado para receber os novos equipamentos e estúdios da emissora. A estrutura de vidro vai permitir uma maior interação com público, além da produção de conteúdos multiplataforma em parceria com a TV. Um novo transmissor digital também vai ampliar a qualidade e a abrangência do sinal, que hoje alcança mais de 40 municípios.

Univali FM 06-06-2023 (2).jpg

Inaugurada em 1999, mas operando em caráter experimental desde 1998, a Univali FM visa divulgar a produção científica da universidade, bem como fortalecer a música popular brasileira e valorizar artistas locais e regionais.

“Há 25 anos a Rádio Univali vem se consolidando justamente por enaltecer conteúdos que não costumam ter espaço na mídia comercial. A programação da Univali FM destaca-se pela qualidade musical e também por levar para a comunidade, por meio de conteúdo jornalístico, toda a multiplicidade e diversidade da nossa produção acadêmica", afirma o coordenador do Sistema Educativo de Rádio e TV Univali, professor Cleiton Marcos de Oliveira.

A programação da Univali FM é composta por cerca de 25 programas de entretenimento e jornalismo. A emissora é referência na cobertura de grandes eventos como eleições, festivais de música e competições esportivas.

“Ao longo das duas últimas décadas a Univali FM conquistou uma forte inserção na comunidade regional, pois os ouvintes se identificam com o conteúdo que produzimos e sabem que vão encontrar aqui informações úteis e com credibilidade. Nós fizemos coberturas históricas em momentos críticos, como a enchente de 2008, e sabemos que a comunidade confia no conteúdo que levamos ao ar. Temos total consciência do nosso papel como comunicadores e a nova estrutura vai possibilitar que mais pessoas tenham acesso a essa programação", complementa Cleiton.

Univali FM 06-06-2023 (1).jpg

A Univali FM é também campo de estágio para acadêmicos dos cursos de Comunicação da universidade. A jornalista Katyanne Krull iniciou a graduação no curso de Jornalismo em 2015 e foi uma das centenas de estudantes que já estagiaram no local. “Ter estagiado na Rádio Univali desde o primeiro período da minha graduação foi a melhor experiência que eu poderia ter vivenciado. Uma oportunidade única de aprender com professores, colegas e com os profissionais que já atuavam na área e estavam diariamente no nosso convívio. Oito anos se passaram e permanecer nesse ambiente como colaboradora, auxiliando novos estudantes no Sistema Educativo de Rádio e TV, é motivo de muito orgulho para mim", destaca.

“A Univali FM é um grande patrimônio da instituição que, a partir de agora, estará no coração do Campus Itajaí, conectando-se ainda mais com toda a universidade e com a comunidade em geral. Por meio do diálogo com os mais diversos setores, a Rádio leva o conhecimento aqui produzido para além dos nossos muros e fortalece o nosso papel como universidade comunitária. Estamos muito felizes com esse novo momento da emissora e certos de que todo o investimento institucional para que este sonho se tornasse realidade valeu a pena. Teremos agora uma Rádio muito mais inclusiva, acessível e integrada, cada vez mais valorizando o jornalismo de qualidade e os talentos da música de Santa Catarina", afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Programação 25 anos Rádio Univali:

13h Vitor Soltau

13h30 Rizzih

14h Banda Ninguém Sabe

14h30 Simão

15h Coral Univali

15h30 Ãnama

16h Bárbara Damásio e Mazin Silva

16h30 Luiz Vicentini e Mazin Silva

Mais informações: com Cleiton Marcos de Oliveira - (47) 3341-7514.