Univali implementa medidas de reforço à segurança

Instituição conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e empresa de segurança interna

por Roberta Ramos | 06/06/2024

Atenta às questões de segurança pública no município de Itajaí, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vem implementando medidas para garantir a tranquilidade da comunidade acadêmica e da população que faz uso dos espaços da instituição.

Desde 2022, o planejamento de reforço à segurança contempla intervenções como a ampliação no número de câmeras no campus, ampliação de vigias e vigilantes, instalação de portões nos limites do Colégio de Aplicação para controle de acessos, aumento de pontos de iluminação e refletores, manutenção das podas das árvores localizadas próximas aos muros e intensificação do monitoramento dos acessos ao campus.

Segurança - Foto Dales Hoeckesfeld  (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma câmera de monitoramento na parede e duas pessoas caminhando ao fundo.

Todas as ações foram definidas pelo Comitê Consultivo de Planejamento e Segurança, presidido pelo diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais e ex-secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, professor Alceu de Oliveira Pinto Junior.

Além das ações do Comitê, a Univali tem ampliado as reuniões com a Secretaria de Segurança Pública de Itajaí, Polícia Militar e empresa interna de segurança para reforçar as medidas de prevenção.

No dia 28 de maio, o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior, garantiu reforço da Guarda Municipal de Itajaí (GMI) no entorno do campus, em reunião com o reitor, professor Valdir Cechinel Filho. De acordo com o secretário os servidores da GMI estão atuando em pontos próximos às principais entradas e saídas do campus em horários considerados estratégicos.

Segurança - Foto Dales Hoeckesfeld  (1).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ a mão de um homem segurando um rádio comunicador.

Nesta quarta-feira, 5, o comando do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí participou de uma reunião com a secretária executiva da Fundação Univali, professora Luciana Merlin Bervian, para alinhar a ampliação das iniciativas que já são diariamente realizadas pelos órgãos da segurança pública na região, como barreiras, abordagens e operações policiais.​

“A fim de expandir ainda mais nossas ações voltadas à segurança das centenas de acadêmicos, professores, colaboradores e pessoas da comunidade que circulam diariamente em nosso campus, nos reuniremos também com a empresa responsável pela segurança interna para discutir as possibilidades de melhorias no sistema existente e de implementação de novas medidas que garantam a segurança de todos", destaca o reitor.