Projeto de acolhimento aos novos estudantes dos cursos do Uniedu inicia no dia 29

Encontros serão realizados de fevereiro a junho

por Roberta Ramos | 15/02/2024

Acontece no dia 29 de fevereiro o primeiro encontro do projeto Líderes Acadêmicos: Guiando o Caminho Universitário, promovido pela coordenação dos cursos do Programa de Bolsas do Estado de Santa Catarina (Uniedu).

Os encontros serão realizados entre os meses de fevereiro e junho e visam acolher os novos estudantes dos cursos de Licenciatura em Tecnologia Educacional, Educação Especial, Artes Visuais, Sociologia, Ciências da Religião e Letras – Inglês.​

Projeto Líderes Acadêmicos.jpg#PraTodosVerem Imagem mostra quatro jovens estudantes sentados na grama, segurando cadernos e sorrindo.

O objetivo do projeto é oferecer um programa de mentoria que facilite a transição e a adaptação dos novos alunos à vida universitária, criando uma rede de apoio onde os estudantes ingressantes possam se sentir acolhidos, orientados e motivados pelos líderes acadêmicos.

“A transição para a universidade representa um período marcado por desafios acadêmicos, pessoais e sociais. Neste cenário, a orientação dos pares, especialmente de alunos mais experientes, surge como um recurso valioso para apoiar os ingressantes. A presença de líderes acadêmicos, que compartilham suas experiências, estratégias de estudo e dicas de bem-estar, pode diminuir a ansiedade dos novos alunos, melhorar seu desempenho acadêmico e ampliar o senso de comunidade dentro da universidade", explica o coordenador do projeto, professor Jackson Silvano.

As atividades serão realizadas uma vez por mês e 12 novos alunos poderão participar a cada encontro. Os acadêmicos interessados devem se inscrever no link disponível aqui.

“Além de acolher, o projeto também promove o engajamento dos estudantes com a comunidade universitária, incentivando a participação em atividades acadêmicas e extracurriculares, bem como desenvolve habilidades de liderança, preparando os estudantes para serem agentes de mudança positiva dentro e fora do ambiente universitário", complementa Silvano.

Mais informações: com o professor Jackson Silvano - (47) 3341-7543.