Acadêmicos da ECS iniciam a 20ª edição do projeto Sérgio Arouca

Atividades acontecem até 28 de julho no município de Imaruí

por Roberta Ramos | 22/07/2024

Cerca de 90 preceptores, professores e acadêmicos da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciaram nesta segunda-feira, 22, as atividades da 20ª edição do projeto de extensão Sérgio Arouca. A ação segue até o dia 28 de julho no município de Imaruí.

O projeto Sérgio Arouca visa contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes e permitir que conheçam realidades sociais distintas durante o período de férias. As atividades contemplam consultas individuais, visitas domiciliares, matriciamento para os profissionais de saúde do município, além de ações coletivas nas áreas de saúde da mulher, da pessoa idosa e da criança.

Projeto Sérgio Arouca  (2).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de estudantes no pátio de uma escola.

A ação envolve acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Psicologia e será realizada em seis comunidades rurais do município. Os estudantes são orientados por professores e por profissionais de saúde que atuam como preceptores.

“O projeto tem o objetivo de oportunizar aos acadêmicos vivências de realidades diferentes em municípios que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Santa Catarina. Sob o viés interdisciplinar e interprofissional, visa fomentar mudanças no processo de formação em saúde e desenvolver perfis mais preparados às necessidades da população. A 20ª edição será ainda mais especial, pois estamos homenageando o médico sanitarista e professor Marco Aurélio da Ros, falecido em 2022, e comemorando os 60 anos da Univali", explica a coordenadora do projeto, professora Clarice Munaro.

As atividades do projeto Sérgio Arouca são custeadas pela Universidade e o município oferece o alojamento e o transporte dos alunos até as comunidades onde as ações são desenvolvidas.​

Projeto Sérgio Arouca  (1).jpg
#PraTodosVerem Imagem mostra​ uma jovem de camiseta branca sentada no pátio de uma escola.

“O projeto Sérgio Arouca é uma experiência transformadora, pois permite que os acadêmicos possam vivenciar diferentes realidades e compreender na prática como é um atendimento em saúde coletiva em municípios que possuem menos recursos e acesso a serviços de saúde. É um projeto realizado com grande envolvimento da comunidade acadêmica da ECS e que tem impactos não apenas na formação dos nossos alunos, mas diretamente na saúde da população dos municípios que recebem a ação", destaca a diretora da ECS, professora Priscila de Souza.

O projeto Sérgio Arouca iniciou em 2010 e foi idealizado pelo professor do curso de Medicina Marcos Aurélio Maeyama. A proposta segue os mesmos padrões do projeto Rondon, iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa e que possibilita a participação de universitários voluntários em ações socioeducativas em diferentes regiões do Brasil.

Mais informações: na Direção da Escola de Ciências da Saúde – (47) 3341-7539. ​