Ações educativas marcam o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído na Univali

Data visa alertar sobre os riscos da exposição contínua a níveis elevados de ruído

por Roberta Ramos | 18/04/2024

O curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai promover uma série de ações alusivas ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. A data, celebrada em 24 de abril, visa alertar a população sobre os riscos para a saúde da exposição contínua a níveis elevados de ruído.

Conhecida como International Noise Awareness Day (Inad), a data é uma campanha global, voluntária e sem fins lucrativos, criada em 1996. Em 2024, o tema é Ruído no trabalho? Prevenção é a solução!

As atividades educativas serão realizadas na Univali e em escolas e Unidades Básicas de Saúde de Itajaí que recebem acadêmicos do curso para a realização de estágio. As ações serão coordenadas pelas professoras Elisa Distéfano, Graziela Liebel e Raquel Schillo Koehler.

Dia Conscientização Ruído (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ uma mulher de cabelos pretos de costas e uma mulher loira com fones de ouvido e a mão levantada dentro de uma cabine com uma janela de vidro.

Nos dias 23 e 24 os alunos irão realizar oficinas sobre os riscos do ruído na Unidade Básica de Saúde do Rio Bonito. A atividade vai envolver pacientes e profissionais que atuam na UBS.

No dia 24 a ação educativa também será realizada no Grupo Escolar Guilhermina Buchele Müller. A atividade é voltada a todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No local, também haverá a distribuição de material informativo sobre a campanha.

Atividades com os alunos de Educação Física da Univali sobre conservação auditiva nas atividades esportivas também estão programadas para o dia 24.

“A campanha visa trazer consciência à população sobre a importância de preservar a qualidade sonora no ambiente de trabalho, nas cidades e em casa. Também incentiva o uso de equipamentos e tecnologias que reduzam o nível de ruído, bem como promove uma cultura de respeito à saúde auditiva para que possamos ter uma vida mais saudável. Dar pausas sonoras e ajustar os decibels são ações simples, mas muito efetivas", explica a professora Raquel Schillo Koehler.

Dia Conscientização Ruído (1).jpg​Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra um homem de camiseta cinza sentado de lado e com fones de ouvido. Ao fundo aparece uma mulher de jaleco azul e máscara branca mexendo em um aparelho de controle de audição.

O Relatório Mundial sobre Audição, divulgado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), adverte que quase 2,5 bilhões de pessoas, ou uma em cada quatro pessoas, viverão com algum grau de perda auditiva até 2050 em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Otologia estima que cerca de 35% das perdas de audição são consequências da exposição a ruídos comuns do dia a dia.

“Além de prejudicar a saúde auditiva, o ruído pode causar estresse, ansiedade, cefaleia, tontura, irritabilidade e até levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A exposição contínua a níveis elevados de ruído pode acarretar ainda problemas de concentração, dificuldade de aprendizagem, insônia e afetar a saúde mental. Encontrar o equilíbrio perfeito entre o barulho e o silêncio pode ser um desafio, especialmente no trabalho, e é isso que a campanha visa mostrar", acrescenta a professora.

Mais informações: na coordenação do curso de Fonoaudiologia - (47) 3341-7659.​