Representantes do Ministério da Saúde visitam Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual da Univali

CER II completou 10 anos de atividades em abril

por Roberta Ramos | 05/06/2024

Nesta quarta-feira, 5, o Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual (CER II) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu a visita dos técnicos do Ministério da Saúde, Cícero Kaique Silva e Lucas Alves, e da representante da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, Sabrina Luz.

A vinda dos profissionais faz parte de uma série de visitas aos Centros Especializados em Reabilitação e visa estreitar a comunicação, bem como adequar os fluxos de trabalho em todas as unidades que prestam o serviço no país.

CER II Univali.jpg#PraTodosVerem Imagem mostra duas mulheres e três homens posando para a foto em frente a uma fachada de um prédio com plotagem colorida nas janelas.

O CER II completou 10 anos de atividades no mês de abril e contabiliza mais de 200 mil procedimentos em uma década. No local, são atendidos pacientes com deficiência intelectual (zero a 12 anos), suspeita ou diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e pacientes com deficiência física causadas por politraumatismo e doenças neurológicas.

Os pacientes são atendidos uma vez por semana por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de neurologia, neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, assistência social, enfermagem e nutrição. O processo de reabilitação dura, em média, 12 meses. Desde 2014, mais de 2.800 pacientes foram atendidos na Univali.

“A visita foi muito positiva e abriu a possibilidade de ampliarmos a abrangência do serviço e o número de deficiências atendidas. Nossa estrutura e nossa conduta de trabalho foram muito elogiadas pelos técnicos", destacou o coordenador do Centro, professor Rafael Silva Fontenelle.

O CER II é ligado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite.

O serviço, vinculado à Escola de Ciências da Saúde da Univali, recebe pacientes de todos os municípios da Foz do Rio Itajaí. O atendimento é gratuito e gerenciado via Sistema de Regulação (SisReg) do Ministério da Saúde. O fluxo de acolhimento é determinado em conjunto os municípios e o início do tratamento acontece após o encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde.

Mais informações: no Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual - (47) 3341-7655.​