Curso de Medicina da Univali recebe renovação de certificado de qualidade internacional

Certificação concedida pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas é válida até 2030

por Roberta Ramos | 03/07/2024

O curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu a renovação do certificado de Curso Acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme - CFM).

A certificação de qualidade internacional tem validade até 2030. Esta é a segunda vez que o curso de Medicina da Univali recebe o reconhecimento.

Foto Dales Hoeckesfeld.jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma estudante usando jaleco branco usando um microscópio.

A análise leva em conta critérios como gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. O instrumento desenvolvido para analisar​ os cursos de medicina no Brasil avalia indicadores de qualidade, independência, transparência, ética e responsabilidade.

“É com muita alegria que a Escola de Ciências da Saúde recebe novamente esta importante certificação que atesta a qualidade do ensino ofertado no curso de Medicina. Estamos muito orgulhosos por essa conquista de todo o corpo docente, discente e técnico administrativo. Fomos o primeiro curso de Medicina acreditado em Santa Catarina e, agora, conquistamos novamente este reconhecimento. É importante também que a sociedade saiba reconhecer que as instituições acreditadas são as que estão alinhadas aos parâmetros essenciais para a formação médica", afirma a diretora da Escola de Ciências da Saúde, professora Priscila de Souza.

A entrega do certificado será realizada no dia 10 de julho no 1º Encontro das Escolas Médicas Acreditadas do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas. O evento acontece na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, no Distrito Federal. Atualmente, cerca de 50 instituições são acreditadas no Brasil.

“Essa é uma conquista coletiva que representa muito mais do que um certificado de qualidade. O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas promove a troca de experiências e o estabelecimento de uma rede colaborativa entre as instituições de ensino médico, o que representa um grande ganho para a nossa comunidade acadêmica. É uma excelente oportunidade para compartilharmos conhecimentos, discutirmos desafios comuns e buscarmos soluções inovadoras para aprimorar a qualidade do ensino", destaca o coordenador do curso, professor Pablo Sebastian Velho.

O Saeme - CFM é o único sistema brasileiro reconhecido pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG), comissão norte-americana responsável pelo exame de licença médica United States Medical Licensing Examination (USMLE).

Mais informações: na coordenação do curso de Medicina (47) 3341-7865. ​