Cerimônia de abertura dos Jogos Universitários Catarinenses aconteceu nesta quinta-feira na Univali

Competição segue até o dia 16 em Itajaí

por Roberta Ramos | 12/07/2024

​​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou, na noite desta quinta-feira, 11, a cerimônia de abertura da 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs). A instituição é a anfitriã da competição que segue até o dia 16 de julho.

O evento, promovido pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), reúne cerca de 1.300 atletas de 31 instituições de ensino superior comunitárias, públicas e privadas de Santa Catarina.

JUCs Foto Dales Hoeckesfeld (6).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra cinco homens de pé batendo palmas em um ginásio de esportes.

A solenidade de abertura foi marcada por apresentações do Grupo de Dança Univali, do Quinteto de Metais da Banda Filarmônica de Itajaí e pelo desfile das delegações.

A velocista Anny Caroline de Bassi e o jogador de handebol Gustavo Souza da Silva foram responsáveis pelo acendimento da chama olímpica. O juramento foi realizado pela atleta do vôlei de praia Júlia Machado da Costa.

JUCs Foto Dales Hoeckesfeld (3).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma apresentação de dança em um ginásio de esportes. Os dançarinos usam roupas pretas.

JUCs Foto Dales Hoeckesfeld (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra dois atletas correndo e segurando a chama olímpica.

JUCs Foto Dales Hoeckesfeld (1).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma atleta falando ao microfone com a mão levantada fazendo um juramento.

“Esporte universitário é um degrau para a profissionalização dos atletas. Foi uma honra representar o Governo do Estado em uma solenidade tão bonita e ver de perto a alegria desses jovens que tanto se dedicam às suas modalidades. Parabenizamos a Univali pela realização do evento e pela linda cerimônia organizada", declarou Freibergue Rubem do Nascimento, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses faz parte do calendário comemorativo dos 60 anos da Univali e dos 80 anos da FCDU.

JUCs Foto Dales Hoeckesfeld (5).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma delegação de atletas com camisetas azuis desfilando em um ginásio de esportes.

“Foi uma linda cerimônia de abertura que refletiu toda a dedicação do grande grupo envolvido na organização do evento. Em nome da Comissão Central Organizadora agradeço o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fesporte, e do Município de Itajaí, bem como o suporte do Itamirim Clube de Campo, Associação Comunitária Promorar Cidade Nova, Clube Náutico Almirante Barroso​, Clube Atiradores e SEST SENAT que estão nos auxiliando com suas infraestruturas esportivas", afirmou o presidente da CCO, professor Luis Carlos Martins.

As modalidades disputadas nos JUCs são atletismo, badminton, basquetebol, basquete 3x3, beach tennis, futsal, futebol, eSports, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, voleibol, voleibol de praia e xadrez. As provas de atletismo, judô e natação acontecem em datas e locais diferentes.

“Hoje é dia de prestar justos agradecimentos a todos que fazem os JUCs acontecerem. Em nome da FCDU agradeço o Governo do Estado por todo apoio oferecido aos nossos eventos em nível estadual, nacional e mundial. Somos gratos também à Univali por acreditar em nosso trabalho e pelo apoio para que esse evento acontecesse. Enaltecemos ainda as 31 instituições de ensino presentes, as atléticas que fomentam o esporte e, por fim, os atletas que são a principal razão dessa competição", ressaltou o presidente da FCDU, Manoel Obdulio Rebelo.

JUCs Foto Dales Hoeckesfeld (4).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma delegação de atletas com uniformes laranjas desfilando em um ginásio de esportes.

“Muito além das disputadas esportivas, os JUCs​ têm a missão de fortalecer princípios como disciplina, civilidade, coletividade e união. A competição tem também o objetivo de incentivar o esporte universitário catarinense no cenário nacional, investindo em talentos e impulsionando os sonhos dos nossos estudantes. Que possamos sempre acreditar no potencial do esporte e na sua força como ferramenta de proteção social e de contribuição para a formação da cidadania. Agradecemos a FCDU pela confiança na Univali para a realização desta emblemática edição", destacou o vice-presidente da Fundação Univali, professor Rogério Corrêa.