Udesc é campeã da 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses

Univali conquistou o terceiro lugar geral

por Roberta Ramos | 16/07/2024

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi a campeã da 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), realizados de 10 a 16 de julho na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O segundo lugar ficou com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Univali conquistou o terceiro lugar geral.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira, 16, no Teatro Adelaide Konder, no campus Itajaí. A competição reuniu cerca de 1.500 pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, voluntários e organizadores. Foram 31 delegações de instituições de ensino superior comunitárias, públicas e privadas de Santa Catarina.

JUCs 2024 - Foto Dales Hoeckesfeld  (3).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra pessoas em cima de um palco segurando troféus e bandeiras.

O evento, promovido pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), teve disputas nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, basquete 3x3, beach tennis, futsal, futebol, eSports, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

“A cada ano as instituições anfitriãs nos surpreendem com edições memoráveis. A Univali superou todas as nossas expectativas com uma logística impecável e uma recepção fantástica. Agradeço o apoio da Comissão Central Organizadora e da reitoria que nos permitiram ter uma competição espetacular", salientou o presidente da FCDU, Manoel Obdulio Rebelo.

JUCs 2024 - Foto Dales Hoeckesfeld  (1).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ um homem falando ao microfone com bandeiras ao fundo.

Os primeiros colocados das modalidades coletivas irão disputar a 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem de 8 a 19 de outubro, em Brasília, no Distrito Federal.

“A 67ª edição dos JUCs foi marcada pelo alto nível das competições em diversas modalidades. Muitas equipes que aqui estiveram são destaques no cenário catarinense e despontam no país disputando ligas nacionais e internacionais de handebol, basquete, vôlei e futsal, por exemplo. Ter a presença desses atletas engradeceu a competição e contribuiu para o excelente resultado do evento", afirmou o coordenador executivo dos JUCs, professor Heitor Luiz Furtado.

JUCs 2024 - Foto Dales Hoeckesfeld  (6).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ um jogo de basquete. As equipes usam uniformes pretos e verdes.

“Além das disputas esportivas, outro grande destaque foi a atuação dos voluntários dos cursos da Escola de Ciências da Saúde, que participaram ativamente de todas as atividades. Eles foram fundamentais tanto no atendimento aos atletas durante as competições quanto na logística de organização de um evento desta amplitude. Eles deram um dinamismo fantástico ao evento e um suporte essencial à Comissão Central Organizadora", enfatizou o coordenador técnico da competição, professor Jairo Elísio de Melo.

JUCs 2024 - Foto Dales Hoeckesfeld  (5).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ um jogo de handebol. As equipes usam uniformes pretos e brancos.

A 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses integrou o calendário comemorativo dos 60 anos da Univali e dos 80 anos da FCDU. O evento teve o apoio da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Município de Itajaí, Itamirim Clube de Campo, Associação Comunitária Promorar Cidade Nova, Clube Náutico Almirante Barroso, Clube Náutico Marcílio Dias, Clube Atiradores e SEST SENAT.

JUCs 2024 - Foto Dales Hoeckesfeld  (4).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ um jogo de vôlei de praia.

JUCs 2024 - Foto Dales Hoeckesfeld  (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ três homens usando camisetas laranjas e segurando um troféu de madeira.