Biguaçu - O curso Pedagogia Intercultural Indígena – Guarani, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), formação inédita neste formato, está realizando, no Campus da Instituição, em Biguaçu, até o dia 15 de fevereiro, aulas intensivas sobre infância indígena e de práticas corporais.
Foto: Dales Hoeckesfeld/Arquivo Univali
Durante todo o período das aulas os alunos do curso passam os dias na Universidade e as noites na aldeia M'Biguaçu, onde recebem abrigo e alimentação. Voluntários da Universidade também atuam no local auxiliando nas atividades necessárias.
Formar para exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, e também para atuar na gestão educacional de escolas indígenas, é o foco do curso que é oferecido na Univali desde 2018.
Ele é financiado pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). A formação atende o que preconiza a meta 15 do Plano Estadual de Educação (2015) e foi aprovado pela comissão Ad Hoc, nomeada pela portaria nº1942/2016.
Outras informações: (48) 99988-1451, com Edgar Antônio Piva, responsável pelo curso Pedagogia Intercultural Indígena Guarani em Biguaçu.