• Univali
  • Notícias
  • Professora da Univali participa do Seminário Marco Zero do Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva

Professora da Univali participa do Seminário Marco Zero do Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva

Evento promove a integração dos 28 projetos aprovados em chamada da Finep


por Roberta Ramos | 10/07/2024

A professora do curso de Ciência da Computação​ e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Adriana Gomes Alves, está participando do Seminário Marco Zero do Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva – SisAssistiva.

O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acontece nos dias 10 e 11 de julho, em Brasília, no Distrito Federal. O objetivo é promover o alinhamento inicial e a integração dos 28 projetos aprovados e contratados pela chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - SisAssistiva 2022.

Seminário Finep  (2).jpgFoto Luara Baggi #PraTodosVerem Imagem mostra um grande grupo de pessoas posando para a foto.

Os projetos são divididos nas áreas de tecnologias digitais, tecnologias educacionais, tecnologia em órteses e próteses, tecnologia em saúde e reabilitação física e tecnologias em esporte, vida diária, mobilidade e lazer. 

A iniciativa vai investir mais de 72 milhões de reais na implantação de um sistema de laboratórios que irá permitir o compartilhamento de informações, metodologias e estratégias para o desenvolvimento e a implementação de iniciativas assistivas.

Seminário Finep  (1).jpgFoto Luara Baggi #PraTodosVerem Imagem mostra a plateia de costas em um auditório e um grupo de pessoas sentadas ao fundo. 

O projeto Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional, coordenado pela professora Adriana Gomes Alves, irá desenvolver jogos digitais na perspectiva do desenho universal e da criação colaborativa, para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes com deficiência (intelectual, mental, autismo e múltipla). A intenção é garantir autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

“A proposta é a criação e o compartilhamento de cinco espaços m​ultiusuários, de acesso aberto a esse público e suas famílias, assim como aos profissionais da educação e saúde, com nove metas direcionadas à pesquisa e criação de jogos, à formação de capital humano, à prestação de serviços tecnológicos e à inovação em tecnologia assistiva. O desafio não é só produzir novas tecnologias, mas assegurar que as inovações sejam fonte de protagonismo desse público na relação com o universo digital, por meio de experiências compartilhadas de criação de jogos", explica a pesquisadora.

​O projeto foi desenvolvido em parceria com as pesquisadoras Regina Célia Linhares Hostins, Juliana Vieira de Araújo Sandri, Juliana Vieira Almeida Silva, Carina Nunes Bossardi e Fabíola Hermes Chesani.

A partir do seminário os 28 projetos selecionados pela chamada pública darão início à​s pesquisas e deverão assinar um termo de adesão ao SisAssistiva, que será coordenado pelo MCTI.


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade