Professores e acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participaram do 15º Simpósio Nacional de Direito Constitucional entre os dias 30 de maio e 1 de junho, em Curitiba, no Paraná. O tema desta edição foi 200 anos de constitucionalismo brasileiro: pelo fortalecimento das instituições democráticas.
O evento, promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), teve o objetivo de conectar juristas e profissionais de outras áreas, avaliar a teoria e a prática nos 200 anos de constitucionalismo nacional, bem como aprofundar o estudo dos direitos humanos, buscando a verticalização dos mecanismos de proteção tanto no Brasil como em âmbito internacional.
Foto ABDConst #PraTodos Verem Imagem mostra um grande grupo de pessoas sorrindo para a foto. Algumas seguram uma placa onde está escrito: Eu Fui!
O Simpósio aconteceu no Teatro Guaíra e reuniu mais de dois mil participantes de 19 estados brasileiros. O evento abordou assuntos como os novos formatos e relações de trabalho, inteligência artificial e a relação entre judiciário, democracia e garantias constitucionais.
“Esse é um dos principais eventos na área de Direito do Brasil e a Univali compareceu com uma das maiores delegações do país. O Simpósio contou com palestras dos maiores nomes do Direito Constitucional e proporcionou um debate de alta qualidade, permitindo a atualização dos participantes em diversas áreas do conhecimento jurídico. Foram dias muito produtivos de diálogo sobre os desafios para o fortalecimento democrático no Brasil e no mundo", destacou o vice-reitor de Graduação da Univali, professor José Everton da Silva, que presidiu uma das mesas de debate em que participou também o presidente da Câmara dos Deputados entre 2005 e 2007 e ex-ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Esporte e de Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo.
Foto ABDConst #PraTodos Verem Imagem mostra cinco homens com roupas formais posando para a foto em um palco com detalhes vermelhos ao fundo.