O Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais, em parceria com o Observatório de Migrações Internacionais, possibilita aos seus alunos o acesso à informações, pesquisas e estudos estatísticos atuais sobre o tema das Migrações no Brasil.
O Observatório das Migrações Internacionais, denominado de OBMigra, foi instituído a partir de um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho (MTb), por meio do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e a Universidade de Brasília (UnB). Com a extinção do Ministério do Trabalho em 2019, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assumiu as questões de imigração laboral e com isso o observatório passou a cooperar diretamente com o MJSP.
Como objetivo, o OBMigra pretende ampliar o conhecimento sobre os fluxos migratórios internacionais no Brasil e apontar estratégias para a inovação social de políticas públicas dirigidas às migrações internacionais. A fim de desenvolver tais estudos, a instituição analisa três cenários a respeito do tema: a imigração internacional; a emigração brasileira para outros países e os projetos migratórios de retorno dos emigrantes brasileiros.
O Observatório está sob a coordenação científica do Professor Leonardo Cavalcanti, do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA-UnB), e conta com equipe de pesquisadores em diferentes níveis: pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação.
Em relação ao Mestrado, os alunos poderão entrar em contato direto com os estudos estatísticos e análises realizadas pelo Observatório, a fim de entender o contexto das migrações transnacionais no Brasil e, também, complementar suas pesquisas com dados referentes à situação, aprofundando o conhecimento sobre as migrações internacionais nas suas principais vertentes. Além disso, o aluno poderá participar de colóquios, seminários, debates e outras atividades realizadas pela OBMigra, que permitam um maior conhecimento das migrações internacionais, disseminando trabalhos acadêmicos sobre a temática migratória e produzindo publicações específicas sobre o tema.
Para acesso ao site do Observatório, seus relatórios e pesquisas, acessar o link abaixo, clicando em “Dados”: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/observatorio