O Aconselhamento de Carreira (AC) teve início no PMPGIL em 2018 com o objetivo de favorecer o autoconhecimento e o desenvolvimento de carreira dos mestrandos, com vistas a tomadas de decisão assertivas, satisfação pessoal e profissional, bem como melhoria da qualidade de vida dos acadêmicos. O AC é fundamentado na teoria de construção de carreira e este serviço é ofertado pelo estágio específico do curso de graduação em Psicologia da UNIVALI, em parceria com o PMPGIL.
Vagas abertas
Para participar basta se inscrever
clicando aqui.
Para quem se destina?
Podem participar do Aconselhamento de Carreira os mestres egressos e mestrandos do PMPGIL.
Como funciona?
Cada participante é atendido individualmente, em três encontros, com duração média de uma hora e 30 minutos, objetivando compreender sua trajetória de carreira e experiências vivenciadas, com vista a desenvolver competências que auxiliem nas tomadas de decisões assertivas. Os atendimentos são realizados por acadêmicos do 9º e 10º período de psicologia da Univali, sob a supervisão da professora Rosana Marques S. Rampazzo.
Depoimentos dos participantes do Programa de Aconselhamento de Carreira
Seguem alguns depoimentos de alunos e egressos do PMPGIL sobre o Programa de Aconselhamento de Carreira.
* Os depoimentos não são identificados para manter o anonimato do participante.
“O processo de aconselhamento foi bastante relevante nesse momento da minha vida, pois sinto que tenho decisões importantes para serem tomadas e isso fez com que eu pudesse refletir melhor as oportunidades que estão ao meu alcance" (sic).
“... A principal vantagem do aconselhamento de carreira parte de uma autorreflexão e traz o entendimento de que tudo aquilo que é marcante na sua vida afeta nas suas escolhas... Me fez entender diversos aspectos do meu posicionamento atual, e com isso, novas definições e decisões profissionais foram tomadas. Me sinto muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido" (sic).
“Estou muito feliz pelo meu desempenho... A questão da insegurança, depois que eu comecei a refletir mais quem sou eu, o quanto posso estar evoluindo nesse mundão, eu fiquei muito feliz... O fato de pensar mais em mim, ponderar algumas coisas, isso vem me ajudando muito... ...Pensar em quem sou eu, a história de minha vida lá atrás, isso me fez acreditar muito mais em mim e essa insegurança dá impressão que ela está escorrendo, saindo fora, e isso não tem preço. ... Estou muito feliz, muito convicta de que realmente eu entrei no caminho certo no mestrado" (sic).
“A questão de a gente olhar um pouquinho mais para como é que eu sou como pessoa e como minha cabeça funciona. ...Fazer uma reflexão e olhar assim, tem que continuar certas coisas, mudar outras, então isso foi bem legal. Mas acho que essa parte de realmente mudar isso, de tirar do papel e buscar alternativas para fazer a coisa acontecer, eu acho que foi o principal ponto assim, foi o que mais me chamou atenção" (sic).
Quais os resultados já obtidos?
Como resultado percebeu-se, entre os participantes, um menor índice de desistência e trancamentos no mestrado e um melhor aproveitamento das disciplinas. Observou-se, ainda, o aprofundamento do autoconhecimento, por meio da identificação de potencialidades e fragilidades, objetos profissionais e definição de planos de ação em relação à carreira
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre os estudos que envolveram esse projeto e os mestrandos do PMPGIL, seguem os links dos artigos publicados sobre este programa: