Disciplinas obrigatórias
Cases Empresariais: Análise, Discussão e Produção
O Método do caso. Análise e discussão de casos. Produção de novos casos: Técnicas para preparação de casos empresariais. Orientação para preparação de casos empresariais. Análise e discussão dos casos produzidos.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Dissertação de Mestrado
A disciplina não tem um calendário de aulas e sim um agendamento, entre o mestrando e o professor orientador, para o desenvolvimento da pesquisa.
6 Créditos - Carga Horária: 90h
Gestão de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos. Os Processos na Gerência de Projetos - Project Management Body of Knowledge - PMBoK. A estratégia, seleção de projetos e Escritório de Gestão de Projetos. Habilidades, competências e liderança do gerente de projetos. Escopo e prazos são importantes no projeto. Alinhando custos e qualidade no projeto. Lidando com os recursos humanos e partes interessadas no projeto. Gerenciando a comunicação e conflitos no projeto. Gestão da confiança: riscos, contratos e a integração de Projeto. Ferramentas e metodologias de gestão de projetos.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Laboratório de Pesquisa Aplicada
Desenvolvimento dos projetos de trabalho final. Etapas de elaboração e desenvolvimento do projeto. Apresentação e análise crítica dos projetos de trabalho final nos grupos de pesquisa.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Metodologia da Pesquisa Aplicada
Especificidades do conhecimento cientifico. Pesquisa científica e construção do conhecimento em administração. Elementos epistemológicos da investigação: noções de sujeito, relações de objeto e interdisciplinaridade. Os paradigmas em ciências sociais. Estratégias, métodos e técnicas de investigação. Perspectiva e design da pesquisa qualitativa e quantitativa.
3 Créditos - Carga Horária: 45h
Linha: Gestão Empresarial
Estratégias Competitivas Empresariais
Conceito de Estratégia. Contribuições da economia para a pesquisa de estratégia. Objetivos e medidas de performance organizacional (Vantagem Competitiva). Análise industrial e poder de mercado. Resource Based View. Vantagens baseadas em conhecimento: habilidades, rotinas e capacidades. Economia dos Custos de Transação. Teoria da Agência.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Liderança: Perspectivas, Estilos e Tendências
Conceito de líder e liderança. Abordagens clássicas e contemporâneas de liderança. Estilos de liderança. Relação entre liderança e motivação.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Linha: Internacionalização e Logística
Estratégias de Internacionalização
Internacionalização: evolução histórica. Perspectivas teóricas de internacionalização. Teorias gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional. Modo de Entrada no Exterior. A Cultura Nacional, Estratégia e Gestão das Organizações. Pesquisa Intercultural (Cross Cultural) em Gestão Internacional.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Estratégia de Operações e Logística
Posicionamento estratégico em operações. Estratégias de operações. Os elementos do gerenciamento de Operações. Visão baseada em recursos em operações. Escopo, desempenho e trade-offs. O processo de estratégia de operações: alinhamento, formulação e implementação. Os componentes do sistema logístico. Estratégias logísticas. Administração das atividades logísticas. Política de instalações logísticas. Custos logísticos.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Disciplinas Eletivas
Análise de Dados Aplicada aos Negócios
Coleta e acesso a dados. Significância e Inferência Estatística. Tipos de design de pesquisa com dados quantitativos e seus principais constituintes. Teste de hipóteses e modelo teórico. Dados secundários. Big Data. Mensuração de variáveis e escalas de mensuração. Construção de instrumento de coleta de dados. Regressão Linear Multivariada.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Análise Qualitativa de Dados
Pesquisa Qualitativa: conceito, aplicação e resultados esperados; Pergunta de pesquisa e estratégias qualitativas; tipos de pesquisas qualitativas; Coleta de dados primários e secundários; codificando e analisando os dados; Estudo de caso aplicado: único, combinado, multi-casos e aplicado; Resultados em pesquisa qualitativa.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Análise Quantitativa de Dados
Variáveis e planejamento da pesquisa. Confiabilidade e validade. Estatística descritiva. Probabilidade, amostragem e distribuições. Estimações. Teste de hipóteses. Comparação de médias. Análise de variância e covariância. Correlação e regressão. Noções de estatística não paramétrica.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Comunicação Empresarial e Mercadológica
Comunicação Integrada. Comunicação Empresarial e Organizacional. Comunicação Mercadológica. Identidade, Imagem e Reputação.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Desafio PMPGIL
No âmbito de um protocolo de cooperação à ser assinado, entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Empresa Conveniada, será realizado um projeto de parceira, intitulado: “DESAFIO PMPGIL/EMPRESA CONVENIADA – ANO” Este desafio prevê a resolução de um problema de gestão da Empresa Conveniada, focando as linhas de pesquisas do PMPGIL, que será apresentado pela empresa conveniada e, ao final da disciplina, será apresentada as soluções encontradas pelos grupos de mestrandos juntamente com os professores PMPGIL. As soluções serão pesquisadas nas instalações existentes na Empresa Conveniada e na Univali, unindo a realidade empresarial ao mundo acadêmico. Os resultados selecionados terão o acompanhamento de implementação pelos pesquisadores no processo de Gestão da Empresa Conveniada
1 Crédito - Carga Horária: 15h
Empreendedorismo e Sociedade
Empreendedorismo Social. Inovação Social. Investimentos de Impacto. Exemplos de Casos de Empreendimentos Sociais. Planos de Negócios para Empreendimentos Sociais.
1 Crédito - Carga Horária: 15h
Experiência Docente
É uma disciplina prática, onde o mestrando acompanha o professor orientador em aulas na graduação (durante o semestre) ou pós-graduação. Plano de ensino, planejamento das aulas, atividades em sala e outras atribuições.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Gestão da Inovação
Gestão da Inovação Conceitos e Aplicação de Inovação; Estratégia, Modelos de Gestão e Estrutura Organizacional para Inovação; Inovação em mercados emergentes; Inovação e Negócios internacionais; Ecossistemas de Inovação; Inovação e Desempenho. Inovação Aberta/Fechada; Modelos de Sistemas nacionais de inovação (Hélice tripla, quádrupla, quíntupla); Antecedentes e determinantes da Inovação.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Governança Corporativa
Estrutura e funcionamento dos mercados financeiros e de capitais internacionais. Captação de recursos em mercados globais. Teoria da Agência. Fundamentos da Governança Corporativa. Conselhos de Administração. Estrutura de propriedade e Governança. Fusões e aquisições como mecanismos de governança. Casos de Teoria da Agencia e Governança.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Marketing em Mercados Internacionais
O papel do marketing nas organizações e na sociedade. O mercado e o cenário internacional. Mercados globais. As oportunidades de mercado e o comportamento do consumidor. O sistema de informação de marketing como um instrumento de análise e interpretação dos mercados. Estratégias de Marketing. Aplicação do marketing em mercados internacionais.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes
Abordagem sistêmica. Evolução dos sistemas produtivos e logísticos. Sistemas Produtivos e Logísticos na cadeia de suprimentos. Digital Supply Network (DSN). Sistemas ciberfísicos. Controle de processos produtivos, logísticos e de transportes em cadeias de suprimentos. Análise de dados, otimização e simulação de Sistemas Produtivos e Logísticos. Tendências, tecnologias e oportunidades de pesquisa em Sistemas Produtivos e Logísticos.
2 Créditos - Carga Horária: 30h
Tópicos Especiais: Transformação Digital
Transformação digital; modelos de negócios digitais; blockchain; big data; cloud computing; indústria 4.0; inteligência artificial; cibersegurança; internet das coisas; adoção e difusão de inovações tecnológicas; teoria das plataformas.
1 Crédito - Carga Horária: 15h
Tópicos Especiais: Emerging Market and International Business
Globalization and emerging economies: Concept and development. Risk and Uncertainty in a changing world. The role of State, Culture and Institutions in emerging economies. Competing in emerging economies. Foreign Direct Investment and Multinational Companies from emerging economies. IB research in emerging economies.
1 Crédito - Carga Horária: 15h
Tópicos Especiais: Oficinas PMPGIL
1 Crédito - Carga Horária: 15h
Tópicos Especiais: Finanças
1 Crédito - Carga Horária: 15h
Tópicos Especiais: Pesquisa
1 Crédito - Carga Horária: 15h
Tópicos Especiais: Logística Internacional Aplicada
1 Crédito - Carga Horária: 15h