Os encontros promovidos pelos grupos de pesquisa têm como objetivo acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos alunos, discutir metodologias e analisar processos empresariais, compartilhando experiências entre alunos e professores.
O PMPGIL conta hoje com um total de 10 grupos de pesquisa. São eles:
Comunicação, Cultura e Conhecimento (CCCON)
Líder do grupo: Prof. Dr. Hans Peder Behling
O grupo foi criado em 2004. Os trabalhos do grupo são produzidos nas seguintes instâncias: (1) derivações dos respectivos trabalhos de mestrado e doutorado dos integrantes do grupo; (2) orientações de trabalhos de iniciação científica em TCCs de graduação e em editais internos); (3) protagonismo na rede de pesquisa "Identidade e Imagem das Universidades Comunitárias" em parceria com pesquisadores da UNESC, UCS e UPF; (4) submissão de projetos em editais externos. Abrange três linhas de pesquisa: Arte, cultura e sociedade; Criatividade e tecnologia; Gestão e inovação.
Grupo de Estudos sobre Estratégia e Performance (GEEP)
Líderes do grupo: Profa. Dra. Rosilene Marcon / Prof. Dr. Jeferson Lana
Criado em 2006, o grupo GEEP busca reunir as pesquisas desenvolvidas no Programa de PósGraduação em Administração que enfoca os determinantes estratégicos da performance: RBV, Stakeholders, Teoria da Agência, Estratégias de Não Mercado, Conexões Políticas bem como os Indicadores de Performance.
Grupo de Estudos em Marketing (GEMARK)
Líderes do grupo: Prof. Dr. Carlos Marcelo Ardigó e Profa. Dra. Luciana Merlin Bervian.
Criado em 2013, O GEMARK tem desenvolvido e apoiado estudos em temáticas da área do marketing nos contextos das organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Os temas de pesquisa têm se concentrado em estudos do campo do comportamento do consumidor e do marketing estratégico, em canais off e online, em mercados B2Ce B2B.
Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão (GESEG)
Líderes do grupo: Profa. Dra. Anete Alberton / Paulo Rogerio Melo de Oliveira
O GESEG foi criado em 2014. O grupo direciona esforços a compreender a necessidade de transição para uma sociedade sustentável e os impactos para empresas, governos, organizações da sociedade civil e indivíduos é foco deste grupo de pesquisa, que se direciona a estudar o cenário atual e tendências no campo da gestão da sustentabilidade e as metodologias e processos que contribuam para a sustentabilidade e competitividade. As linhas que norteiam o grupo de pesquisa são: Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Stakeholders; Cadeias Produtivas Sustentáveis; Inovação e Competitividade para a Sustentabilidade; Educação para a Sustentabilidade e para a Gestão, todas em consonância com a Agenda 2030 e os ODS.
Núcleo de Estudos em Internacionalização e Estratégia (NEINTE)
Líderes do grupo: Profa. Dra. Dinorá Floriani e Prof. Dr. Mohamed Amal
Tem como objetivo o desenvolvimento de estudos em Internacionalização e estratégias de Multinacionais. Criado em 2002, desenvolve projetos sobre os Determinantes de Investimento Estrangeiro Direto, Empreendorismo Internacional, Estratégias de Internacionalização de Empresas Brasileiras e Multinacionais estrangeiras, Estratégias de Internacionalização de PME, Internacionalização da Educação, Internacionalização das Empresas Catarinenses. Entre os diversos trabalhos do NEINTE podemos ressaltar: Projeto Prefeitura de São José para desenvolvimento de Políticas Públicas para a Internacionalização das empresas do Município, financiado pelo SEBRAE e Prefeitura no Município de São José; Publicação de Artigos Internacionais; Prêmios em diversos Congressos e Revistas Internacionais
Núcleo de Pesquisa em Liderança, Empreendedorismo e Inovação (NUPLEI)
Líderes do grupo: Profa. Dra. Suzete Lizote e Profa. Dra. Tatiana Ghedine
Criado em 2017, o grupo NUPLEI busca reunir as pesquisas desenvolvidas nos Programa de Pós-Graduação em Administração que enfocam os temas: liderança, empreendedorismo e inovação, com foco na gestão e desenvolvimento de pessoas. O objetivo é desenvolver pesquisas que contribuam para a construção de conhecimento e ensino das ciências sociais aplicadas, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas aplicadas nas organizações.
Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NUTEG)
Líder do grupo: Prof. Dr. Sidnei Marinho
Criado em 2002, o grupo NuTeG tem por objetivo desenvolver pesquisas em tecnologias de gestão para colaborar com o avanço do conhecimento em questões relacionadas à formulação e implementação de estratégias e sistemas de medição de desempenho organizacionais. Principais áreas de estudo: Estratégia e Desempenho Organizacional; Estratégia como Prática Social; Gestão de Operações Logísticas; Supply Chain Management, Lean Manufacturing; Operações de Serviços; Gestão de Custos; Métodos de Prospecção em Ciência, Tecnologia e Inovação
Núcleo de Pesquisa em Produção, Logística e Inovação (NPPLOGI)
Líder do grupo: Prof. Dr. Luiz Eduardo Simão e Prof. Dr. André Morais dos Santos
O grupo foi criado em 2016. O NPPLOG atua nas pesquisas no âmbito prático e teórico a fim de gerar conhecimento científico e agregar valor para as empresas brasileiras na gestão da manufatura, da logística e cadeia de suprimentos. As linhas de pesquisa do grupo são: Avaliação de Desempenho da Cadeia de Suprimentos; Gestão da Inovação na Cadeia de Suprimento; Projeto e Gestão de Cadeias de Suprimentos.
Grupo de Processo e Formação de Estratégia (PROFORME)
Líder do grupo: Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto e Prof. Dr. Fernando César Lenzi.
O grupo PROFORME foi criado em 2003 e tem por objetivo estudar como as organizações, inseridas em vários setores da economia brasileira, percebem o ambiente na qual estão inseridas, como formulam suas estratégias e que desempenho alcançam. Os objetivos dos projetos e orientações que servem de apoio ao grupo estão focalizados, prioritariamente nos temas sobre ambientes (teoria institucional, adaptação e mudança estratégica), estratégia comportamental, empreendedorismo, capacidades e recursos (RBV, capacidades dinâmicas, capacidade absortiva, capacidade inovativa e capacidade adaptativa), conhecimento e desempenho.