Alfredo Pedro Pinto Junior – Mestrando da turma 2017/2
Nossas carreiras profissionais seguem um caminho delineado por nossas ações, escolhas e também por eventos externos totalmente alheios ao nosso controle. Fazem parte dessa trajetória vitórias e derrotas, ambas muito saudáveis no desenvolvimento de gestores competentes.
O mestrado foi minha opção para dar esse salto qualitativo em minha trajetória profissional. E a mudança tem sido realmente profunda, tanto na vida profissional como na pessoal. Profissionalmente tenho constatado a importância da aliança Academia-Empresa. O conteúdo do programa tem esclarecido alguns sucessos e fracassos de minha carreira, criando assim consciência e maior acertividade para a prática gerencial futura. Da mesma forma que a bagagem profissional dá sentido e facilita o entendimento de novos conceitos que tem sido oferecidos nas disciplinas. Essa dialética me faz questionar a razão de ser da clássica dicotomia "teoria-prática".
A facilidade de ter um mestrado com viés prático (profissional), geograficamente acessível, evitando longos e custosos deslocamentos foi um fator importante na decisão final pelo curso. Gratas surpresas foram somando-se no decorrer do projeto: professores de alto nível, relação com os programas de mestrado e doutorado acadêmicos, intercambio com outras universidades, coaching de carreira, ambiente positivo. Surpresas essas que dão força para encarar os ENORMES desafios que vêm com o título.
Intensidade talvez seja a característica mais marcante de um mestrado. Encontrei o que buscava e muito mais. Sobre o futuro, ainda não tive tempo para analisar as opções que se abrem, o exercício do foco no presente tem sido uma constante, mas tampouco isto é uma fonte de inquietude. O profissional que sairá desse processo estará certamente com uma trajetória alinhada com o sucesso.
Vinícius Castanho Kleinert – Mestrando da turma 2017/2
Depois da graduação me deparei com diversas alternativas de especialização, tanto stricto como lato sensu. Como estava em uma fase inicial na minha carreira na advocacia, buscava algo que me trouxesse uma maior multidisciplinariedade, que me separasse do velho direito litigioso. Quando fiquei sabendo do PMPGIL resolvi realizar algumas cadeiras como aluno especial. Assim, pude ter certeza que o curso ofereceria tudo que eu almejava: contato com exímio corpo docente, multidisciplinariedade e maturação profissional.
A principal mudança, sem dúvida, foi o aumento do senso crítico. Uma frase de uma docente do programa me marcou muito: “estamos nos tornando um oceano de um palmo”. Ou seja, sabemos muito pouco de muita coisa. Isso me auxiliou a compreender que para eu realmente fazer a diferença é importante que eu detenha um profundo conhecimento sobre um determinado aspecto. O mestrado me fez aceitar com humildade minhas limitações, mas, também, a utilizar de todos os meus esforços para conseguir realizar algo que realmente impacte a vida das pessoas.
A presença do PMPGIL na nossa região demonstra que não há a necessidade de buscar pós-graduações em outras cidades. O excelente corpo decente, a dinâmica das disciplinas e a constante interação com diversas empresas permite um conhecimento que extrapola os bancos da universidade, fazendo valer a pena o investimento, tanto de tempo como financeiro.
O conhecimento adquirido através do programa engrandece as perspectivas futuras, tanto para vida profissional como acadêmica.