Atividades Complementares
As Atividades Complementares nos currículos dos cursos de graduação tem por finalidade o enriquecimento do processo de aprendizagem e a complementação da formação social e profissional dos acadêmicos. Estas atividades estimulam práticas de estudo independentes e possibilitam o reconhecimento de competências e conhecimentos, adquiridos pelos acadêmicos fora do ambiente escolar.
O curso de Biomedicina apresenta em sua matriz curricular atividades complementares, conforme regulamento próprio. Estas Atividades Complementares – relativas ao ensino, pesquisa, produção bibliográfica, trabalhos técnicos, extensão e cultura – são caracterizadas pela flexibilidade e diversidade de atuação do aluno, admitindo a participação dos estudantes em eventos internos e externos à Univali, como semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais, integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional, atividades de iniciação científica, de monitoria e de estágios, entre outras.
Estágios
Os estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios do curso de Biomedicina permitem que o acadêmico articule os conhecimentos teóricos a prática, possibilitando o desenvolvimento de habilidades técnico-profissionais, pessoais e relacionais nas diferentes áreas e promovendo a interação entre a Universidade e a comunidade.
O estágio obrigatório no curso possui regulamento
próprio e tem como referência o perfil do graduando, com sólida formação na área das análises clínicas e moleculares, citologia oncótica, análises bromatológicas e ambientais, produção e análise de bioderivados, bioengenharia e análise por imagem, reprodução humana, biomedicina estética, acupuntura e perfusão, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio.
O estágio oportuniza ao acadêmico atuar para a transformação da realidade, em benefício da sociedade, e demonstrar comportamento humanista, liderança e espírito empreendedor.