• Professora e acadêmica da Univali são selecionadas para programa de intercâmbio do Santander

Internacionalização

Curso acontece na Universidade de Salamanca, na Espanha, até 21 de julho

por Roberta Ramos | 10/07/2023

A professora dos cursos de Design da Universidade de Vale do Itajaí (Univali), Alessandra Devitte, e a acadêmica do curso de Fonoaudiologia, Aline Cristina Silva, foram selecionadas para o programa de intercâmbio Top España do Santander Universidades. O curso de língua espanhola acontece na Universidade de Salamanca, na Espanha, até o dia 21 de julho.

O programa é realizado há quase 20 anos e conta com 45 universidades brasileiras conveniadas. Nesta edição, foram mais de 32 mil inscritos e 139 bolsas de estudos concedidas para acadêmicos e professores.

Santander Universidades 10-07-2023 (1)_Easy-Resize.com (1).jpg

Além do curso de três semanas, o programa contempla ainda os custos com passagem aérea, seguro internacional, refeições, hospedagem e um passeio cultural na cidade de Toledo.

“A cidade de Salamanca é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e estar aqui é uma oportunidade incrível de vivenciar a cultura espanhola e estudar em uma das instituições de ensino mais tradicionais do mundo. Está sendo maravilhoso também ter contato professores de outras instituições, compartilhar experiências e ampliar as possibilidades de pesquisas e convênios", afirma a professora Alessandra Devitte.

Santander Universidades 10-07-2023 (2)_Easy-Resize.com.jpg

Para participar do programa não é obrigatório ter conhecimento da língua espanhola, pois a Universidade de Salamanca realiza uma prova de nivelamento antes do início do intercâmbio.

“Por mais que o curso não seja focado na minha área, esta oportunidade tem me ajudado a desenvolver uma série de habilidades que levarei tanto para vida acadêmica, quanto pessoal e profissional. Estou muito feliz em poder representar a Univali entre alunos e professores de diversos estados do Brasil. Tem sido uma verdadeira imersão no idioma, na cultura, na gastronomia e na arte espanhola", destaca a estudante de Fonoaudiologia, Aline Cristina Silva.

Santander Universidades 10-07-2023 (1)_Easy-Resize.com.jpg

A seleção dos estudantes e professores atendeu critérios como: ter mais de 18 anos, estar regularmente matriculado na Univali, ter frequentado pelo menos dois semestres completos até fevereiro de 2023, não ter sido bolsista de programas de mobilidade internacional promovidos e financiados pelo Santander e não possuir débito de qualquer natureza com a Fundação Univali. Para a vaga de professor era preciso ter, no mínimo, dois anos de efetivo exercício de atividades docentes na Univali.