Univali faz cadastro de adesão no programa Universidade Gratuita

Resultado das instituições aptas será divulgado pela Secretaria de Estado da Educação no dia 11 de setembro

por Roberta Ramos | 01/09/2023

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou nesta sexta-feira, 1, via sistema informatizado, o cadastro de adesão no programa Universidade Gratuita do Governo do Estado de Santa Catarina. O resultado com as instituições aptas a participar do programa será divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) no dia 11 de setembro.

Para se cadastrar, as instituições precisam estar registradas e credenciadas no Ministério da Educação (MEC) ou no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) com sede e em funcionamento no Estado. As instituições também devem ter sido instituídas até 1988 e não terem fins lucrativos, entre outros requisitos.

Assinatura Universidade Gratuita - 01-09-2023.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Fotografia mostra três homens em uma sala com notebook em cima de uma mesa clara​. A sala tem paredes brancas com a logomarca da Univali e uma televisão ao fundo.

O Universidade Gratuita é um programa de assistência financeira estudantil que oferece 100% de gratuidade em cursos de graduação para estudantes matriculados em fundações e autarquias municipais universitárias e entidades sem fins lucrativos de assistência social.

O programa, sancionado no dia 1º de agosto, irá oferecer mais de 70 mil vagas gratuitas até 2026. Serão mais de 28 mil somente no segundo semestre de 2023, com um investimento de R$ 217 milhões. Em 2026, serão cerca de 1,2 bilhão de investimentos.

Após a finalização do cadastro das instituições de ensino, a Secretaria irá publicar outro edital para o cadastramento dos estudantes. Entretanto, os pagamentos serão retroativos ao início do segundo semestre de 2023.

“O programa Universidade Gratuita é um marco na educação de Santa Catarina e é com muita alegria que a Univali realizou hoje o cadastramento para fazer parte deste grande movimento em prol da democratização do ensino superior no Estado. A instituição é umas das universidades comunitárias mais antigas de Santa Catarina e a expectativa é que os recursos do programa ampliem o acesso ao ensino, bem como a prestação de serviço, a pesquisa e os projetos de extensão que tanto beneficiam a comunidade", destacou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho, ao finalizar o cadastramento na presença do vice-reitor de Graduação, professor José Everton da Silva, e do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.