• Univali recebe estudantes do Mestrado em Mudanças Climáticas da Universidade Científica del Sur do Peru

Internacionalização

Atividades do intercâmbio serão realizadas até sexta-feira, 22

por Roberta Ramos | 18/09/2023

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe a partir desta segunda-feira, 18, um grupo formado por cerca de 20 estudantes do Mestrado em Mudanças Climáticas da Universidade Científica del Sur do Peru. As Atividades do intercâmbio com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Univali serão realizadas até sexta-feira, 22.

Visita estudantes Peru  18-09-2023 (3).jpgFotos: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Fotografia mostra grupo de pessoas pousando para foto em frente ao prédio da reitoria da Univali.

O objetivo da visita é compartilhar experiências e estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas, bem como alternativas para minimizar os impactos nos mais diversos segmentos. A programação prevê palestras e visitas de campo a órgãos como a Defesa Civil de Itajaí e Florianópolis.

Visita estudantes Peru  18-09-2023 (2).jpgFotos: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Fotografia mostra grupo de pessoas andando pelos corredores da Univali.

“Teremos uma semana de muita troca de conhecimento e integração para debater um tema extremamente relevante e no qual a Univali vem se consolidando como um expoente em investigação científica. Será muito proveitoso poder dividir as pesquisas que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e aprender com a realidade de um país com ecossistemas especialmente vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas e onde os eventos naturais e a mobilidade humana têm uma forte correlação", destaca o coordenador do PPGCTA, professor Marcus Polette.

Visita estudantes Peru  18-09-2023 (4).jpgFotos: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Fotografia mostra grupo de pessoas em uma sala de reuniões com um mesa de madeira ao centro. Ao fundo aparece um painel com a logomarca da Univali.

Na manhã desta segunda-feira, os alunos foram recebidos pelo reitor, professor Valdir Cechinel Filho, que ressaltou a satisfação da Univali em receber os estudantes. “É sempre com muita alegria que a Univali abre suas portas para compartilhar os resultados de pesquisas e estudos e, assim, fortalecer nossa relação com instituições parceiras como a Universidade Científica del Sur do Peru. Além da dupla titulação, a Univali tem mais de 130 acordos de cooperação para atividades de ensino, pesquisa e mobilidade em 25 países. A vinda dos estudantes peruanos reforça nossas ações de internacionalização e amplia as discussões sobre um tema que precisa, permanentemente, da atenção da academia", ressaltou.

Ainda nesta segunda-feira, os estudantes participaram de palestras com os professores ​José Angel Alvarez Perez e André Silva Barreto.

Visita estudantes Peru  18-09-2023 (5).jpgFotos: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Fotografia mostra um homem de camisa branca falando para o público em um auditório. Ao fundo aparacem bandeiras coloridas.

Visita estudantes Peru  18-09-2023 (1).jpgFotos: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Fotografia mostra plateia de costas em um auditório e homem de camisa branca ao fundo falando com o público .