Acadêmica de Psicologia cria jogos terapêuticos

Recursos lançados objetivam auxiliar na identificação de transtornos de autoimagem e na terapia de casais

por Natália Uriarte Vieira | 25/10/2017

Itajaí – Os jogos podem ser um recurso terapêutico que dinamiza e trazem à tona importantes informações do paciente, durante o atendimento psicológico. Foi pensando nisto que a acadêmica do 10º período de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Ariádny Suci de Campos Abbud, criou a Lúdica Recursos Terapêuticos, empresa que desenvolve estes jogos. Os dois produtos já lançados – "Como me Vejo?" e "Lavando Roupa Suja" objetivam auxiliar, respectivamente, na identificação de transtornos de autoimagem e na terapia de casais.

2017-10-25 - Lúdica Recursos Terapêuticos-Ariádny2.png

A ideia dos jogos começou no Estágio em Clínica. Ariádny propôs recursos semelhantes aos pacientes e foi selecionada para apresentar as iniciativas em um congresso. As melhorias vieram com a orientação da professora Camila Volpato Broering, que até hoje supervisiona a acadêmica e assina com ela a autoria dos jogos. "Tive uma recepção muito positiva, por isso resolvi arriscar. Já estamos trabalhando com outras ideias e logo teremos mais novidades", afirma a estudante de Psicologia.

Como me Vejo?

2017-10-25- Jogo Como me Vejo.png

O jogo "Como me Vejo?" verifica como o paciente se enxerga em relação ao seu corpo. A proposta é que o recurso trabalhe os pensamentos e sentimentos associados à autoimagem e possibilite a mudança comportamental por meio de possibilidades de ação. O jogador pode escolher o cabelo, o rosto que caracteriza o sentimento que ela tem em relação a si mesma, o corpo que se enxerga, e por fim, as roupas. Com ele, o psicólogo pode investigar possíveis transtornos relacionados à autoimagem, como o transtorno disfórmico corporal, anorexia e bulimia nervosa, além de aplicar-se a casos de transexualidade e bullying.

Lavando Roupa Suja

2017-10-25 - Lavando Roupa Suja2.png

Já o recurso "Lavando Roupa Suja" é focado no processo psicoterapêutico de casal. As cartas que o compõem apresentam-se em formato de camisetas e algumas possuem manchas sujas, que direcionam conflitos. O jogo permite que o terapeuta conheça a dinâmica do casal, sua história, e as principais dificuldades no relacionamento.

Loja virtual

Os jogos estão disponíveis para compra na loja virtual da Lúdica  www.ludicastore.com. No início de novembro, Ariádny e Camila apresentarão o "Como me Vejo?" e o próximo lançamento da loja - "Trilha das Pipas", em um congresso no Rio de Janeiro.

Mais informações: (47) 3341-7542, na coordenação do curso de Psicologia da Univali.