Dois eventos marcam Semana Nacional da Adoção na Univali

Programação gratuita e aberta à comunidade acontece nos campi Itajaí e Balneário Camboriú

por Carina Carboni | 09/05/2024

​Em alusão à Semana Nacional da Adoção, que acontece de 20 a 24 de maio, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) terá dois eventos gratuitos e abertos à comunidade. O primeiro deles é o painel “Laços de Amor: a entrega legal para a adoção e o direito fundamental à vida" e ocorre dia 22, no campus Itajaí. Já nos dias 23 e 24 acontece o “Encontro Estadual da Adoção: Adoção e garantia de direitos", no campus Balneário Camboriú.

Dois eventos marcam Semana Nacional da Adoção na Univali_9.5.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra a mão de uma criança segurando a mão de uma pessoa adulta. O fundo da imagem é verde e está desfocado.

No campus Itajaí

O painel do dia 22 é realizado em parceria com o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Itajaí Laços Encontrados. A programação tem início às 19h30 e vai abordar temas que refletem a realidade da adoção no Brasil e na região de Itajaí.

“Os painéis serão ministrados por membros do judiciário, profissionais que lidam com a entrega legal e pessoas que fizeram a escolha pela adoção. O objetivo é contribuir para a mudança na cultura da adoção em nosso município valorizando e fomentando as adoções legais, seguras e para sempre.", ressalta a coordenadora do Grupo, a psicóloga Carla Giugno Pires.

Semana da Adoção terá dois eventos na Univali_9.5.2024_.jpg
#ParaTodosVerem: Imagem colorida mostra arte gráfica com informações do evento Laços de Amor. Peça apresenta um QR Code e ilustração de uma família.

O coordenador do curso de Direito no campus Itajaí, professor Roberto Epifanio Tomaz, ressalta que na comarca de Itajaí, a Vara da Infância e da Juventude possui programa específico de conscientização, orientação e encaminhamento à entrega legal. “Esta iniciativa, que defende a vida e torna real o sonho da maternidade e paternidade à muitas famílias, tem a coordenação do Dr. Fernando Machado Carboni que, inclusive, é um dos palestrantes confirmados para o evento.", acrescenta.

No campus Balneário Camboriú

O evento realizado nos dias 23 e 24, no campus Balneário Camboriú, reúne juízes, promotores de justiça, advogados e diversos profissionais ligados ao sistema judicial e à área da assistência social para discutir estratégias eficazes para a implementação de políticas públicas voltadas à adoção, adoção tardia e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo o coordenador do curso de Direito da Univali campus Balneário Camboriú, professor Newton Cesar Pilau, a intenção do Encontro Estadual da Adoção é criar um espaço de reflexão e ação, nos qual os participantes possam contribuir com a construção de políticas e práticas que garantam o direito fundamental de todas as crianças e adolescentes de pertencerem a uma família amorosa e um ambiente seguro para crescer e se desenvolver.

“Esta atividade foi idealizada pelo Escritório Modelo de Advocacia, o EMA, por intermédio da professora Flávia Cristina Oliveira Santos. Queremos fomentar o diálogo e fortalecimento da rede de atores que compõem a adoção e demonstrar à comunidade discente a prática dos aspectos jurídicos referentes à adoção.", afirma Pilau.

Como participar

Os detalhes sobre as programações de ambos os eventos já podem ser conferidos em www.univali.br/eventos. Quem tiver interesse em obter o certificado de participação, precisa realizar inscrição no link disponível na página do evento de interesse. O documento também serve para a validação de horas complementares aos acadêmicos da Univali.

SERVIÇO 1
O quê: Painel “Laços de Amor: a entrega legal para a adoção e o direito fundamental à vida"
Quando: 22 de maio, das 19h30 às 21h
Onde: Univali, campus Itajaí, Bloco D1 (2º piso) - Auditório Professor Nestor César de Carvalho