Univali promove 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Evento acontece entre os dias 24 e 27 de junho

por Roberta Ramos | 18/06/2024

​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove, entre os dias 24 e 27 de junho, a 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade, Inovação e Sociedade (ICSIS)​​.

Com o tema Catalisando Transições para Sustentabilidade: Explorando a Interseção entre Inovação Social, Transformação Digital e Sistemas Sociotécnicos, o evento vai reunir pesquisadores nacionais e internacionais, acadêmicos, gestores públicos e empresários ligados aos ecossistemas de inovação e sustentabilidade no campus Itajaí.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, Cristóbal Miralles Insa. O evento terá ainda a participação de pesquisadores da Itália, México, Holanda, Colômbia e Estados Unidos.

1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade, Inovação e Sociedade.jpg#PraTodosVerem Imagem mostra uma tela de computador com ícones relacionados à sustentabilidade.

A programação contempla palestras e debates sobre temas como o papel da Organização das Nações Unidas e a implementação da Agenda 2030 no Brasil, cidades inteligentes, justas e sustentáveis, mecanismos informais de governança corporativa no desenvolvimento sustentável, laboratórios vivos urbanos e o futuro da inovação local e da sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), transformação digital, inteligência artificial e sociedade, inovação inclusiva, transições para sustentabilidade e criação de valor, sistemas agroalimentares, transições energéticas na América Latina, compostagem para a indústria, sistemas financeiros e cooperativismo, emergência climática e sustentabilidade em portos.

Além das palestras, casos e mesas-redondas, também estão previstas sessões paralelas de apresentação de trabalhos científicos, encontro de egressos dos Programas de Pós-Graduação da Univali, visita ao Centro Regional de Inovação (Elume) e um evento aberto ao público sobre mobilidade urbana e resiliência às inundações, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC).

“A 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade, Inovação e Sociedade conta com o apoio de diversas entidades e universidades parcerias e visa promover um ambiente de reflexão teórico-aplicada no enfrentamento de problemas complexos e de mudanças sociotécnicas e sistêmicas. Os temas centrais da conferência serão abordados por meio das perspectivas de empresas, governo e universidades, criando um ambiente propício para colaboração, reflexão e proposição de ações práticas e de pesquisa que podem evoluir para formas mais sustentáveis e socialmente justas de produção e consumo", explica a coordenadora geral do evento, professora Anete Alberton.

O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Prefeitura de Balneário Camboriú, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Credifoz, Allog, Nauterra, Sicoob e Porto de Itapoá.  A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis aqui.

Mais informações: com os professores Anete Alberton e André Moraes dos Santos - (47) 3341-7614.