Menu do Curso Seta apontando para baixo

Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/Univali

Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) da UNIVALI 

Justificativa

Compreendendo a relevância da consolidação das atividades de internacionalização do PPCJ/UNIVALI e objetivando a produção científica e técnica de impacto internacional, decorrente de projetos de pesquisa institucionalizados e sustentados, bem como a otimização da mobilidade de docentes e discentes e a constituição dos programas de pesquisa internacionais com fomento externo, em consonância com as determinações da UNIVALI e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nivel Superior (CAPES), instituiu-se o Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e a Universidade de Alicante – Espanha.

Objetivo

Sustentar organicamente a produção científica e técnica internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica - PPCJ/UNIVALI, disseminando-a em todas suas áreas de concentração e linhas de Pesquisa, correspondendo os mais elevados níveis de internacionalização e impacto científico, credenciando o PPCJ/UNIVALI como referência da Área, visando os estratos mais elevados de avaliação da CAPES. Todas as atividades realizadas no âmbito do PPCJ/UNIVALI devem ter a internacionalização e a produção científica e técnica dela decorrente como um de seus fundamentos. Para que esse objetivo continue sendo alcançado, será imprescindível que a comunidade acadêmica do PPCJ/UNIVALI, formada por professores, doutorandos, mestrandos, egressos e servidores se comprometam com os melhores níveis internacionais de qualidade da sua produção científica e técnica. 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) da UNIVALI é estruturado em Áreas de Concentração e se subdivide em Linhas de Pesquisa de Mestrado e de Doutorado com vocação transnacional, fomentando parcerias com instituições estrangeiras e Programas de Pesquisa Internacionais Conjuntos.

Linhas de Pesquisa

Mestrado
  • Constitucionalismo e Produção do Direito
  • Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial
  • Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade
Doutorado
  • Constitucionalismo e Produção do Direito
  • Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial
  • Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade

A Internacionalização é um processo estratégico que envolve todas as suas ações e projetos desenvolvidos. O objetivo principal dos Programas de Pesquisa Internacionais Conjuntos é evidenciar a produção científica e técnica contígua do PPCJ/UNIVALI com universidades parceiras, bem como a mobilidade docente e discente. 

Desde a sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) tem mantido constante aperfeiçoamento no estabelecimento de vínculos acadêmicos com instituições do exterior para produção cientifica e técnica. O PPCJ se inseriu no atual contexto de mudanças como um dos programas mais ativos no Brasil, mobilizando recursos materiais e humanos para intensificar a sua internacionalização, balizada por diretrizes que buscam conjugar princípios de excelência acadêmica e científica com compromissos de solidariedade com as entidades envolvidas.  

A interação com outras instituições de ensino superior e pesquisa e entidades da sociedade civil ocorre de diferentes formas, que incluem titulação nos cursos de pós-graduação, programas de mobilidade discente e docente, projetos colaborativos de ensino, pesquisa e extensão, e a transferência de conhecimento aplicado. Essas ações são realizadas por meio de convênios bilaterais, projetos de extensão e de redes colaborativas. 

Em 28 de junho de 2018, pela Instrução Normativa n.º 002/PPCJ/VRPI/2018, foram instituídos os PROGRAMAS DE PESQUISA INTERNACIONAIS CONJUNTOS, integrados ao contexto conjuntural e aos objetivos da internacionalização da UNIVALI internacional.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Registro da presença dos reitores da Universidade de Alicante, Professora Drª. Amparo Navarro Faure e da Vice-Reitora de Internacionalização, Professora Drª Rosa Maria Martinez, do Reitor da Univali, Professor Dr. Valdir Cechinel Filho e o Professor Dr. Paulo Marcio Cruz, Coordenador do PPCJ/UNIVALI, da Delaware Law School/Widener University, Professora Drª. Alicia Kelly e a encarregada de assuntos internacionais Eileen Greena-Piretti e da Universidade de Perugia, Professor Dr. Maurizio Oliviero, acompanhado da Professora Drª. Stefania Stefanelli. 

O grau de internacionalização demonstra o potencial instalado no PPCJ/UNIVALI, para gerar e publicizar a produção acadêmica cientifica e técnica utilizando fontes de pesquisa localizadas nas fronteiras do conhecimento e dessa forma contribuindo para subsidiar transformações na sociedade. É neste contexto que o PPCJ, alinhado às proposições do Guia para Aceleração da Internacionalização Institucional na Pós-graduação Stricto Sensu de 2021, editado e publicado pela CAPES, realiza atividades que o caracterizam como de internacionalização plena. Isto porque o PPCJ já possui consolidado os níveis de Conhecimento e Compromisso, de Implementação e de Consolidação.

A implementação dos Programas de Pesquisa Internacionais Conjuntos está alicerçada em intensa mobilidade docente e discente fomentada por agências nacionais (CAPES, CNPQ, FAPESC entre outras) e internacionais (Cátedra Jean Monnet, Erasmus+ entre outros) bem como, por programas próprios de incentivo à pesquisa. 

Revistas Científicas Indexadas

O PPCJ/UNIVALI mantém dois periódicos científicos, Novos Estudos Jurídicos – Qualis A1 e Scopus - e Direito e Política - Qualis A2.

Estes dois veículos de publicação científica foram fundamentais no percurso da Internacionalização do PPCJ/UNIVALI pois permitiram que muitos artigos produzidos por pesquisadores das Universidades Parceiras pudessem ser publicados nas Revistas Novos Estudos Jurídicos e Direito e Política. 

O PPCJ da UNIVALI mantém um setor exclusivo para a edição das duas revistas e para a manutenção das mídias sociais do Programa. São dignos de nota os Podcasts produzidos sobre os mais diversos assuntos e que podem ser acessados em: 

Desde suas primeiras edições as referidas Revistas científicas têm como Editor Executivo Alexandre Zarske de Melo, auxiliado pelos Assistentes Editoriais, bolsistas doutorandos, Matheus Jose Vequi, Pedro Gabriel Cardoso Passos, Lucas Müller Zaniz e pela bolsista mestranda Luana Abrahão Francisco.  

Editor Executivo Editor Executivo Alexandre Zarske de Melo
M.Sc Pedro Gabriel Cardoso Passos
M.Sc Matheus José Vequi
M.Sc Lucas Müller Zaniz
M.Sc Luana Abrahão Francisco
Indexadores das Revistas
Setor de Internacionalização

O PPCJ/UNIVALI mantém, desde o ano 2000, um setor exclusivo para assuntos de Internacionalização, como será melhor explicitado em item específico abaixo. 

Este setor administra os Programas de Dupla-Titulação e Convênios com Universidades parceiras internacionais comandado pela Professora Dra. Jaqueline Moretti Quintero. 

Para o acompanhamento das atividades de Internacionalização, o Setor conta com o apoio de duas bolsistas CAPES do Curso de Mestrado em Ciência Jurídica: 

  • Mestranda Fernanda Debortoli
  • Mestranda Katiuska Waleska Burgos General
Professora Dra. Jaqueline Moretti Quintero
Mestranda Katiuska Waleska Burgos General
Mestranda Fernanda Debortoli

Os Programas em Dupla Titulação vigentes são os elencados a seguir: 

Curso de Doutorado em Ciência Jurídica – CDCJ:
  1. Università Degli Studi di Perugia – UNIPG/Itália
  2. Universidad de Alicante – UA/Espanha 
  3. Widener University - Delaware Law School – USA
  4. Universidade do Minho – Uminho/Portugal
  5. Universidade de Manizales – Umanizales – Colômbia
Curso de Mestrado em Ciência Jurídica – CMCJ: 
  1. Università Degli Studi di Perugia – UNIPG/Itália 
  2. Universidad de Alicante – UA/Espanha
  3. Widener University - Delaware Law School – USA 
  4. Universidade de Caldas – UCaldas – Colômbia

A Professora Dra. Jaqueline Moretti Quintero iniciou seu trabalho no PPCJ/UNIVALI desempenhando a atividade de Secretária, oportunidade em que passou a frequentar o Curso de Graduação em Direito, realizando em seguida seu Mestrado e seu Doutorado em Ciência Jurídica, este em dupla-titulação com o Dipartimento Di Giurisprudenza - Università Degli Studi Di Perugia, no PPCJ/UNIVALI.  

O setor acompanha deste o ingresso dos alunos em dupla- titulação realizando a orientação e acompanhamento destes em todo o processo de matrícula na Universidade estrangeira, a realização das bancas de conclusão de mestrado e doutorado, além da organização e recepção dos Professores das Universidades conveniadas, quando estes visitam à UNIVALI para desenvolvimento de atividades conjuntas.

Alunos Estrangeiros Titulados pelo PPCJ/Univali

Informe da CAPES/MEC sobre o desenvolvimento do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG): 

Alunos de países sul-americanos concluem doutorado com bolsas da Capes

Ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro as defesas de tese de doutorado dos alunos Diana Magaly Correa Valero e Guido Aguila Grados. Agora doutores, os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) concluíram o curso de doutorado por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação ( PEC-PG ), financiado pela CAPES. 

Provenientes de Peru e Colômbia, os alunos permaneceram os quatro anos estudando no PPCJ/UNIVALI e, as temáticas de suas teses, relacionadas aos seus países de origem, possibilitaram o intercâmbio cultural entre alunos e professores.

Guido Aguila Grados defendeu a tese sob o título "A Proteção dos Direitos Fundamentais dos povos indígenas nômades: analisando o caso dos povos indígenas transfronteiriços da Amazonia peruana-brasileira." Diana Magally Correa Valero defendeu a tese sob o título "Transnacionalidad y mineira en las áreas protegidas de Colombia."

O PEC-PG possibilita a alunos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia visando o aumento de qualificação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Guido e Diana não foram os primeiros alunos do PEC-PG a se formar no programa de pós-graduação da universidade. Em 2007, Ademar Gume Tembe, natural de Moçambique, defendeu sua dissertação com o tema Barragem de Cahora Bassa – Relação Portugal/Moçambique: Implicações Ambientais e Jurídicas. Em 2014, Amadeu Elves Miguel, também natural de Moçambique, concluiu o curso de mestrado em Ciência Jurídica com bolsa PEC-PG e defendeu a dissertação sob o título "Direitos Humanos, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento - Aproximações e Interdependência em face dos Mega-Projetos em Moçambique". 

PEC-PG

O PEC-PG tem mais de 30 anos e é fruto de uma parceria entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).O programa tem como objetivo formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras. 

Os candidatos selecionados recebem bolsa de doutorado, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica e auxílio deslocamento para vinda ao Brasil.

Saiba mais sobre o PEC-PG . (Com informações da Univali)  Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/alunos-de-paises-sul-americanos-concluem-doutorado-com-bolsas-da-capes 

Demonstrativo de publicação cientifica internacional

O Demonstrativo será relacionado da seguinte forma:
  • Artigos publicados em Revistas Estrangeiras;
  • Artigos publicados com Professores Estrangeiros não pertencentes aos Programas de Pesquisa Internacionais Conjuntos;
  • Artigos publicados com Professores Estrangeiros que fazem parte dos Programas de Pesquisa Internacionais Conjuntos com as Universidades Parceiras (Widener University Delaware Law School-Estados Unidos, Universidade de Caldas-Colômbia, Università degli Studi di Perugia-Itália, Universidad de Alicante-Espanha);

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica - PPCJ/UNIVALI, permeando todo o Programa de Pesquisa Internacional Conjunto com a Università degli Studi di Perugia, destaca as principais ações destinadas a atender, principalmente, ao item IMPACTO NA SOCIEDADE constante no documento FICHA DE AVALIAÇÃO – ÁREA DO DIREITO – 2026. 

Por ser um Projeto com caráter inédito e resultante do presente Programa resolveu-se destacar aquele denominado PROJETO DE ACOLHIMENTO AO IMIGRANTE. 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica - PPCJ/UNIVALI foi o núcleo gerador do primeiro Programa de Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais – PPGDMT – UNIVALI e Università degli Studi di Perugia (as duas instituições emitem um único diploma válido no Brasil e na União Europeia). O referido curso funciona desde maio de 2019. 

Os trabalhos normalmente ocorrem em coligação com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica - PPCJ/UNIVALI por ter sido seu núcleo gerador. Isso indica, claramente, a capacidade irradiadora para o atendimento das necessidades da sociedade circundante. 

Vídeo da Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante pode fornecer uma adequada percepção da importância deste trabalho conjunto. 

Tabulação Provisória da Produção Qualificada (A1 + QUALIS/CAPES A2) do Corpo Docente Permanente PPCJ Univali - Quadriênio 2021 - 2024

Fundamental também demonstrar a adequada qualidade da produção científica nacional e internacional dos docentes permanentes do PPCJ/UNIVALI em periódicos com estrato Qualis/Capes A1 e QUALIS/CAPES A2: 

Total da produção qualificada A1 + A2 até 05/08/2024 - 81 (oitenta e um) artigos. 

    Unidades de Fomentação

    Coordenação

    Coordenador(a)
    Secretário(a)
    Local
    Atendimento
    Telefone
    E-mail