O que é?
É o principal instrumento de concepção do curso e de sua estrutura de ensino e aprendizagem, facilitando também o planejamento e gestão acadêmico-administrativa, para a promoção do ensino de qualidade, com vistas ao profissional que se pretende formar.
Neste documento define-se o posicionamento estratégico do curso na região na qual está inserido; são determinados os padrões de qualidade e sustentabilidade do curso, tendo em vista demandas sociais, mercadológicas e legais; são traçadas as estratégias de integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão; e definidos os perfis discentes desejados e os instrumentos de avaliação.
Assim estão descritas as atividades que caracterizam o curso Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico que o tornam diferente dos demais.
O que compõe o PP?
O Projeto Pedagógico é composto (1) da concepção do curso e estrutura curricular, (2) de informações acerca da estrutura do curso – currículo, infraestrutura, material humano, entre outros, (3) dos procedimentos de avaliação, (4) da definição de outros instrumentos de apoio, tais como Centros Acadêmicos, Colegiados, Núcleo Docente Estruturante, normas e regulamentos para estágios, trabalhos finais de graduação, atividades complementares, entre outros.
Deste modo, serão encontradas no PP, informações sobre as disciplinas, ementas e seus respectivos planos de ensino, estratégias de ensino, práticas pedagógicas diferenciadas, Trabalhos Finais de Graduação, atividades de pesquisa e extensão, perfil do corpo docente e discente e todas as demais atividades desenvolvidas para atender ao objetivo do curso e perfil profissiográfico.
Quando é feito e de quem é a responsabilidade?
A cada dois anos, é de responsabilidade da Coordenação do Curso e do Apoio Pedagógico do Centro, com a colaboração do Colegiado do Curso e Núcleo Docente Estruturante, atualizar o Projeto Pedagógico de seu curso.