Curso de Patologia das Edificações
Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia, geólogos e técnicos de edificação participaram na última segunda-feira (29/10/2024), do curso de Patologia das Edificações, oferecido pela Univali em Itajaí.
O curso foi ministrado pelo professor Eng. Civil Dickran Berberian, da Universidade de Brasília, que abordou temas da engenharia diagnóstica com ênfase na criação de laudos técnicos precisos e estratégias de otimização de custos de ensaios.
Dickran é autor de três livros e fundador da Infrasolo Engenharia, além de responsável técnico em mais de oito mil atividades técnicas, dos quais 600 na área de engenharia diagnóstica. Durante o curso também foram apresentados temas como análise de recalque distorcional, provas de carga em estruturas e a regra da mediatriz.
O evento foi coordenado pelo Eng. Civil Nei Locateli com o apoio da Univali, CREA-SC, IBAPE-SC, Sinduscon Itajaí, Infrasolo e Vielo. A formação reuniu 74 profissionais com as presenças do Prof. Eng. André Sagave; da diretora do IBAPE-SC, Eng. Sandra Machado; e do conselheiro do CREA-SC, Eng. Luís Carlos Ribeiro.
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra um grupo de pessoas posando para a foto em uma sala de aula onde ocorreu o curso. #PraTodosVerem Imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em uma sala de aula, a plateia de costas. Ao fundo aparece um quadro branco e o banner do curso de Engenharia Civil.
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra um grupo de pessoas posando para a foto em uma sala de aula onde ocorreu o curso.
Segurança de Barragens: um Desafio para Engenharia
Em 11 de março de 2019 houve ocorreu na Univali, promovido pelo Curso de Engenharia Civil, uma palestra sobre os aspectos técnicos relacionados a Segurança de Barragens.
Um tema bastante atual, e em destaque na mídia, em virtude das catástrofes de Mariana e Brumadinho, que desperta o interesse e a preocupação dos estudantes quanto ao cumprimento da legislação vigente e as boas práticas de engenharia.
Foram abordados os seguintes temas:
- Segurança das Barragens em Santa Catarina (Eng. Jaqueline Antunes Ferreira - Gerente de Acompanhamento de Obras da Defesa Civil).
- Tecnologias de monitoramento para Segurança de Barragens (Prof. Júlio César Leão – Eng. Agronomo, Mestre em Eng. Ambiental)
- Os Impactos Ambientais decorrentes do Rompimento de Barragens (Prof. Antônio Carlos Beaumord – Oceanógrafo, Doutor em Biologia)
- Estabilidade das Barragens de Terra Prof. Luis Fernando Sales – Mestre em Eng. Civil com ênfase em Geotecnia)
Estiveram presentes representantes da Defesa Civil de vários municípios, estudantes e docentes dos cursos da EMCT.
Para exaltar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, foi promovido pelo curso de Eng. Civil, em 29 de abril, uma discussão referente as Normas Regulamentadoras (NR 7, 9, 18 e 34) e sua aplicação nos ambientes de trabalho.
Para tanto, houve a participação dos seguintes ministrantes:
Arquiteto e Urbanista e Engenheiro de Segurança Francisco José Serran, Coordenador da Pós Graduação para Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Docente da EMCT da UNIVALI.
Engenheiro Civil e de Segurança Carlos Alberto Kita Xavier, Ex Presidente do CREA/SC.
Engenheiro Ambiental e de Segurança Sandro Rogério Urban, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ambiental do Estaleiro Navship e Docente da UNIVALI.
Engenheiro Civil Ricardo Bessa Albuquerque, Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho.
O evento visava também conscientizar os estudantes e a comunidade sobre a importância do cumprimento das Normas regulamentadoras.
O Instituto Brasileiro de Impermeabilização – IBI realizou na Univali o 7º Seminário Regional de Impermeabilização.
Enchentes e Alagamentos em 2019
Em parceria entre a Defesa Civil e o curso de Engenharia Civil foi realizado o evento Enchentes e Alagamentos em 2019. Participaram do evento o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Itajaí Sr. José do Carmo Dias de Oliveira, o Ex-Coordenador Regional da Defesa Civil o Sr. Eliezer Cardoso, o Professor Júlio Leão, o Professor Luís Fernando Sales.
O intuito da atividade foi fomentar a discussão referente aos aspectos técnicos relacionados as enchentes e alagamentos no Estado de Santa Catarina. Um tema sempre atual, e em destaque na mídia, em virtude dos eventos que ocorrem periodicamente na região e que desperta o interesse e a preocupação quanto à necessidade de alteração de políticas públicas e ações de engenharia para o adequado atendimento das necessidades da sociedade por meio das boas práticas de engenharia.