O Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (Sasa) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está completando 18 anos de funcionamento. O local é referência no atendimento especializado e acompanhamento multidisciplinar de pacientes com deficiência auditiva.
O Sasa é credenciado ao Ministério da Saúde e já realizou a adaptação de aparelhos auditivos em mais de 28 mil pacientes de 52 municípios do Vale, Médio Vale e Alto Vale do Itajaí.
Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra homem de camiseta cinza testando aparelho auditivo e uma mulher vestindo jaleco azul ao fundo.
“O Sasa atende pessoas de todas as idades, realizando o diagnóstico, o fornecimento, a adaptação dos aparelhos auditivos e o acompanhamento dos pacientes a fim de minimizar os efeitos causados pela perda da audição", explica a responsável técnica, professora Débora Frizzo Pagnossin.
O atendimento é realizado por meio de parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Itajaí. A equipe é composta por 12 fonoaudiólogas, cinco professoras do curso de Fonoaudiologia, três médicos otorrinolaringologistas, um médico neuropediatra, uma psicóloga, uma assistente social, quatro funcionários técnico-administrativos, além de estagiários dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia.
Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma mulher usando fones e com a mãe levantada dentro de uma cabine de isolamento acústico.
“Os pacientes são acompanhados ao longo de toda a vida e criam fortes laços com a equipe. Alguns meses atrás atendemos uma paciente de 110 anos e é impossível não ficarmos emocionados com um caso como este. A cada aparelho adaptado e a cada pessoa que tem a oportunidade de ouvir pela primeira vez vivemos momentos muitos especiais. Saber que há quase duas décadas prestamos esse serviço tão importante é motivo de muito orgulho para toda a equipe", complementa a professora.
Os pacientes atendidos no Sasa são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos municípios conveniados e o agendamento do primeiro atendimento é realizado por meio de uma fila única estadual regulada por classificação de risco.
Mais informações: no Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva - (47) 3341-7589.