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Atividades Inovadoras

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Cultura PMPGIL

Desafio PMPGIL

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Parcerias Empresas e Governo

PMPGIL nas Redes

Projetos de Extensão

Rankings

Principais Rankings Institucionais

Os rankings obtidos pela Univali contribuem para refletir a qualidade e a relevância das pesquisas realizadas no mestrado e doutorado em Administração, a excelência na formação de profissionais altamente capacitados e a contribuição significativa para a solução de problemas reais da sociedade. Esses reconhecimentos também aumentam a visibilidade e a credibilidade da instituição, atraindo talentos e parcerias estratégicas e qualificadas para o Programa, ampliando ainda mais o alcance e a profundidade de seu impacto positivo na sociedade.

Atualmente, a Univali destaca os seguintes reconhecimentos:

Rankings Nacionais

  • Nota Máxima (5) na Avaliação de Reconhecimento pelo MEC

  • Conceito do Índice Geral de Cursos (IGC) pelo Inep/MEC: coloca a Univali entre as melhores universidades não públicas do Estado.

Rankings Internacionais

  • THE – Times Higher Education

  • QS University

  • Webometrics

Pesquisadores Bolsistas

A Univali está posicionada entre as instituições de ensino superior com mais pesquisadores bolsistas de produtividade no estado de Santa Catarina, contando com:

  • 20 professores com bolsa de produtividade em pesquisa (Bolsa PQ) do CNPq

  • 4 professores com bolsa de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (Bolsa DT) do CNPq

Pós-Doutorado em Administração

O pós-doutorado no âmbito do PPGA Univali permite que alunos com título de doutor obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC, ou obtidos em instituições estrangeiras e analisados pelo Programa, realizem seus estudos pós-doutorais em Administração na Univali.

Desse modo, o pós-doutorado em Administração da Univali se consolida como importante oportunidade para contribuir com o avanço da academia e da sociedade, por meio da produção de conhecimento avançado, da transferência de conhecimento, da formação de novos pesquisadores, do impacto na prática empresarial e da participação em projetos colaborativos.

Principais contribuiçõe​​​s acadêmicas e sociais

Produção de Conhecimento Avançado: O pós-doutorando em Administração está em uma posição privilegiada para realizar pesquisas avançadas e inovadoras em sua área de especialização, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento teórico e prático da disciplina.

Publicações de Alto Impacto: As pesquisas realizadas durante o pós-doutorado têm o potencial de serem publicadas em revistas científicas de alto impacto, aumentando a visibilidade e a reputação tanto do pós-doutorando quanto do PPGA e da Univali.

Transferência de Conhecimento: O pós-doutorando atua como um agente de transferência de conhecimento, compartilhando os resultados de suas pesquisas com colegas de trabalho, estudantes, e outros membros da comunidade acadêmica, estimulando a reflexão e o debate sobre temas relevantes em Administração.

Formação de Novos Pesquisadores: Ao colaborar com orientadores de pesquisa e supervisionar estudantes de graduação e pós-graduação, o pós-doutorando contribui para a formação de uma nova geração de pesquisadores em Administração, compartilhando sua experiência e conhecimento.

Impacto à Prática Empresarial: As pesquisas realizadas durante o pós-doutorado podem ter implicações práticas para o mundo dos negócios, fornecendo insights e recomendações que podem ser aplicadas por empresas e organizações para melhorar sua eficiência, competitividade e sustentabilidade, além da possibilidade de resultar em publicações de artigos tecnológicos em periódicos de alto impacto.

Participação em Projetos Colaborativos: O pós-doutorando pode se envolver em projetos colaborativos com instituições de pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil, ampliando o alcance e o impacto de suas pesquisas e promovendo a cooperação interdisciplinar.



PPGA nas Redes

Focado em promover o engajamento da comunidade acadêmica, divulgar pesquisas e interagir com a sociedade em geral, disponibilizamos perfis nas redes sociais Instagram e LinkedIn, utilizando essas plataformas para compartilhar informações sobre eventos acadêmicos, oportunidades de bolsas, publicações de pesquisa e atividades dos alunos e professores do Programa. Também a Revista Alcance promove a interlocução com seus públicos por meio de um perfil próprio mantido no LinkedIn​​

Essas interações contribuem para aumentar a visibilidade e o alcance do PPGA, fortalecendo nossa reputação e atraindo potenciais candidatos, colaboradores e parceiros. Além disso, as redes sociais permitem nos envolvermos em diálogos abertos com a sociedade, compartilhando conhecimento e respondendo a perguntas e preocupações do público sobre questões acadêmicas e científicas.

Dessa forma, impactamos o universo acadêmico ao ampliar a comunicação e colaboração entre instituições e pesquisadores, facilitando a troca de ideias e o desenvolvimento de parcerias multidisciplinares. Já no âmbito da sociedade, as redes sociais proporcionam acesso a informações e recursos educacionais, promovem a conscientização sobre temas relevantes e contribuem para a valorização da ciência e da educação superior.​


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Projetos de Cooperação entre Instituições - PCIs

O que são Projetos de Cooperação entre Instituições?

Também chamados de PCI, são projetos com foco na Qualificação de Profissionais de Nível Superior, e consistem em iniciativas voltadas para a capacitação e formação avançada de professores, pesquisadores e profissionais de nível superior em parceria entre diferentes instituições de ensino superior e/ou pesquisa.

Principais Objetivos

  • Capacitar professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, especialmente aquelas localizadas em regiões com menor oferta de programas de pós-graduação.

  • ​Fortalecer a capacidade acadêmica e de pesquisa das instituições receptoras, ajudando-as a desenvolver e consolidar seus próprios programas de pós-graduação.

  • Promover a descentralização do ensino de pós-graduação de qualidade, levando cursos de mestrado e doutorado para regiões onde esses programas são escassos.

  • Contribuir para o desenvolvimento acadêmico e científico de diferentes regiões do país, estimulando a pesquisa e a inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.

  • Fomentar a cooperação e a integração entre diferentes instituições de ensino superior e pesquisa, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas.

  • Incentivar a produção científica e o desenvolvimento tecnológico, fortalecendo a base de pesquisa nas instituições receptoras e promovendo a realização de projetos conjuntos de pesquisa.

  • Formar profissionais altamente qualificados que possam contribuir para a excelência acadêmica e para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação.

  • Melhorar a qualidade do ensino superior no país, garantindo que um maior número de instituições tenha acesso a programas de pós-graduação de alto nível.

Portanto, por meio dos PCIs, o PPGA Univali contribui para ampliar o acesso à educação superior de qualidade, fomentando o desenvolvimento regional e nacional por meio da formação de um corpo docente e de pesquisa mais qualificado e preparado para enfrentar os desafios acadêmicos e científicos contemporâneos.

Projetos de Cooperação já desenvolvidos

Acre

Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração oferecido pela Univali em parceria com a Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO, de Rio Branco (AC), atualmente denominada Centro Universitário U:VERSE

  • 13 disciplinas ofertadas nas dependências da FAAO, além de atividades de grupos de pesquisa, seminários, banc​as e orientações realizadas
  • Visita dos estudantes do Minter à Univali, com atividades realizadas junto aos alunos regulares do PPGA/Univali
  • Início das atividades: 2019
  • Encerramento das atividades: 2020
  • Alunos atendidos: 15 alunos

Ceará

Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração oferecido pela Univali em parceria com a Faculdade Luciano Feijão - FLF, de Sobral (CE)

  • 11 disciplinas ofertadas nas dependências da FLF, além de atividades de grupos de pesquisa, seminários, bancas e orientações realizadas
  • Visita dos estudantes do Minter à Univali, com atividades realizadas junto aos alunos regulares do PPGA/Univali
  • Início das atividades: 2015
  • Encerramento das atividades: 2018
  • Alunos atendidos: 25 alunos

Maranhão

Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Administração oferecido pela Univali em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, em São Luís (MA)

  • 09 disciplinas obrigatórias e eletivas ofertadas nas dependências da UEMA, além de atividades de grupos de pesquisa, seminários, bancas e orientações realizadas
  • Visita dos estudantes do Minter à Univali, com atividades realizadas junto aos alunos regulares do PPGA/Univali
  • Início das atividades: 2019
  • Encerramento das atividades: 2023
  • Alunos atendidos: 10 alunos

Bolsas Sanduíche

PDSE/CAPES (Sanduíche)

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 4 na última Avaliação Quadrienal da CAPES.

Por meio dele, são concedidas cotas de bolsas às instituições de ensino superior para estágio de doutorando no exterior. A bolsa do estágio é composta por: Mensalidade; Auxílio Deslocamento; Auxílio Instalação; Auxílio Seguro-Saúde; e, quando for o caso, Adicional Localidade. A bolsa de estudos e os benefícios correspondentes serão concedidos nos termos da Portaria Capes nº 01, de 03 de janeiro de 2020; Portaria Capes nº 202, de 16 de outubro de 2017; da Portaria Capes nº 187 de 28 de setembro de 2023; do Regulamento de Bolsas Internacionais no Exterior da Capes (Portaria Capes nº 289/2018), Portaria nº 133, DE 10 DE JULHO DE 2023 e suas atualizações. Os benefícios são outorgados exclusivamente para os candidatos contemplados com a bolsa e independem de sua condição familiar e salarial.

A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por divulgar o PDSE, homologar as candidaturas aprovadas pelos programas de pós-graduação elegíveis, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

Editais

​Fique atento a outras oportunidades de bolsas sanduíche, lançadas por outros órgãos de fomento: CNPq | FAPESC

Desde 2010 o PPGA estimula seus alunos de Doutorado a realizarem estudos sanduíche em Instituições de Ensino no exterior, que sejam reconhecidas por seus pares. Confira a relação de estudantes do PPGA que já aproveitaram essa oportunidade (com ou sem bolsa):

UniversidadeEstudantePrograma
Glasgow Caledonian University (UK) - EscóciaAdriano StadlerSEM BOLSA
Instituto Politécnico de Setúbal - PortugalAlessandra Yula TutidaPDSE/CAPES
Universidad Complutense de Madrid (UCM) - EspanhaAna Lúcia de Araújo Lima CoelhoSEM BOLSA
Università degli Studi di Padova – FISPPA - ItáliaAntonio Giovanni Figliuolo UchôaPDSE/CAPES
Università Degli Studi Di Padova - UNIPDBárbara Ivy Crema de VasconcelosPDSE/CAPES
Università Degli Studi di Pavia/ItáliaBeatrice Maria Zanellato Fonseca MayerBolsa Projeto FAPESC
University of Manchester – Reino UnidoDaiane Aparecida de Melo HeinzenPDSE/CAPES
University of Saskatchewan - CanadáEstela Maria HoffmannPDSE/CAPES
Universidade de Lisboa - PortugalFernando Eduardo CardosoPDSE/CAPES
Drexel University - EUAFranciane Reinert LyraPDSE/CAPES
University Madrid - EspanhaGiovana BuenoPDSE/CAPES
Universidad de León - EspanhaGisele MazonPDSE/CAPES
Universidade de Pavia (Itália)Glaucia GrellmannCNPQ – Bolsas no Exterior – Apoio Pesquisa
College of Business da Florida International University - EUAJaison Caetano da SilvaSEM BOLSA
Universitá Degli Sudi di Padova - ItáliaKarolina Crespi GomesBolsa Projeto FAPESC
Universidad Politécnica de Valencia - EspanhaMarco Aurélio ButzkePDSE/CAPES
Universidad de Alicante - EspanhaMônica Cristina Rovaris MachadoSEM BOLSA
HEC Montréal, escola de negócios vinculada à Université de Montréal - CanadáPaulo Roberto Vieira de OliveiraSEM BOLSA
Universidad Politécnica de Valencia - EspanhaRafael Pereira Ocampo MoréPDSE/CAPES
Universidad de Alicante - EspanhaSusana GauchePDSE/CAPES
Universidad de Alicante - EspanhaTarcita Cabral Ghizoni de SousaPDSE/CAPES
Sol C. Snider Entrepreneurial Research Center da Wharton School of the University of Pennsylvania - EUAWlamir Gonçalves XavierSEM BOLSA

Disciplinas em Outro Idioma

DISCIPLINAS EM OUTROS IDIOMAS

Buscando ampliar a perspectiva global dos estudantes, promover a troca de conhecimento internacional e preparar líderes capazes de atuar em um ambiente corporativo multicultural, o PPGA oferta disciplinas em outros idiomas. Confira disciplinas já ofertadas:​

EMERGING MARKET AND INTERNATIONAL BUSINESS – 02 créditos

Profa. Dra. Dinorá Eliete Floriani e Prof. Dr. Mohamed Amal / UNIVALI
Idioma: Inglês

TÓPICO ESPECIAL: BUSINESS AND GOVERNMENT RELATIONSHIP – 01 crédito

Prof. Dr. Rodrio-Bandeira-de-Mello / Merimack College (Boston, EUA)
Idioma: Inglês

TÓPICO ESPECIAL: CLUSTER E A INDÚSTRIA CRIATIVA NA TOSCANA – 01 crédito

Profa. Luciana Lazzeretti / Università degli Studi di Firenze
Idioma: Espanhol

TÓPICO ESPECIAL: MULTINATIONAL COMPANIES IN THE POST PANDEMIC ERA: NEW TRENDS & METHODOLOGIES – 01 crédito

Prof. Dr. Roger Strange / Universidade de Sussex – Brighton-UK
Idioma: Inglês

TÓPICO ESPECIAL: NEW PRODUCT DEVELOPMENT AND BUSINESS MODELS – 01 crédito

Profa. Dra. MAYA HOVESKOG / Universidade de Halmstad - Suécia
Idioma: Inglês

TÓPICO ESPECIAL: TECHNOLOGY MANAGEMENT – 01 crédito

Prof. Dr. FABIO VIANA GAMA/Universidade de Halmstad - Suécia
Idioma: Inglês

SCIENTIFIC WRITING – 04 créditos

Disciplina ofertada pela universidade
Idioma: Inglês

Fora as disciplinas mencionadas, a universidade possui o International Program, um conjunto de disciplinas optativas, lecionadas em língua estrangeira e disponíveis também aos estudantes do PPGA.

Dupla Titulação

Dupla Titulação com a Universidade de Alicante

O PPGA possui dupla titulação para os cursos de Mestrado e de Doutorado com a Universidade de Alicante, na Espanha. Isso significa que o estudante cursará disciplinas no Brasil e na Espanha e, ao concluir o curso, receberá diplomas de ambas as instituições, experiência que oferece uma formação ainda mais abrangente e diversificada, proporcionando vivência internacional e aumentando as oportunidades de networking e carreira para o aluno.

Os estudantes do Mestrado desenvolverão suas atividades acadêmico-científicas no âmbito do Curso de Post-grado Máster em Dirección Y Gestión de Empresas – MDGE da Universidade de Alicante/UA. 

Já os estudantes do Doutorado desenvolverão suas atividades no âmbito da Universidade de Alicante de acordo com regras e termos específicos para cada aluno.

O PPGA também possui dupla titulação para o curso de Mestrado com a Universidade de Pavia, na Itália. O estudante cursará disciplinas no Brasil e na Itália. Serão desenvolvidas atividades acadêmico-científicas no Curso Mestrado em Negócios Internacionais e Empreendedorismo para o currículo de Gestão Internacional.​

Processo de Seleção

O processo de seleção para a dupla titulação tem como principais premissas:

  • Capacidade profissional com uma visão crítica acerca dos principais desafios da atualidade envolvendo os principais desafios na gestão, sob a perspectiva espanhola;

  • Facilidade na exposição escrita e oral do tema a ser pesquisado;

  • Discernimento para refletir sobre a intenção de pesquisa e a sua relação com a linha de pesquisa escolhida;

  • Permitir aos discentes do Curso de Mestrado do PPGA/UNIVALI a dupla diplomação com a Universidade de Alicante, por meio de disciplinas cursadas no Máster em Dirección Y Gestión de Empresas – MDGE/UA, sob a coorientação de professor daquela instituição;

  • Permitir aos discentes do Curso de Doutorado em Administração do PPGA/UNIVALI a dupla diplomação com a Universidade de Alicante, sob a orientação de professor brasileiro e daquela instituição.

Documentos

Mestrado

​​UNIVALI REV CEFUA (firmado).pdf

Doutorado

20211106 UNIVALI COTUT. INTERN.[44].pdf

Intercâmbio

Projeto Linnaeus-Palme de Intercâmbio docente com a Universidade de Halmstad (Suécia)

A Universidade do Vale do Itajaí aprovou, por meio do Programa Linnaeus-Palme, um intercâmbio sueco, para professores e alunos do ensino superior em nível de graduação e mestrado, que visa reforçar a cooperação entre instituições de ensino superior na Suécia e os países em desenvolvimento e, assim, aumentar contatos globais no meio acadêmico. O Brasil é um dos países da América Latina que cumpre os critérios para participar do programa e o tema de estudo é Marketing Internacional.

São ofertadas bolsas de estudo para alunos do Curso de Mestrado do PPGA para estudar na Universidade de Halmstad, em Halmstad/Suécia, no período de seis meses a um ano.

Os mestrandos cursarão disciplinas e participarão de workshops e grupos de estudos, acompanhados de um professor sueco. O tema prioritário de estudos na Suécia será "Business". O valor da bolsa é de 56.500 SEK (moeda sueca). O acordo prevê a mobilidade de professores da Univali para a Suécia e para professores da universidade sueca à Univali. Os mestrandos que optam por ficar pelo período de 01 ano e cumprem todas as exigências dos dois programas, poderão receber diploma de Master in International Marketing and Entrepreneurship, da Universidade de Halmstad. O projeto iniciou em 2017 com duração prevista até 2025.

De 2017 a 2023 participaram do intercâmbio os seguintes alunos e professores do PPGA:

Alunos - Mestrado em Administração:

  • Jean Kayser
  • Raul Beal Partyka
  • Karoline Nascimento
  • Narayana de Oliveira
  • Davi Rogério Waltrick
  • Isadora Siqueira Mafra

Professores do PPGA:

  • Dinorá Eliete Floriani
  • Cláudio Reis Gonçalo
  • Jeferson Lana
  • Mohamed Amal
  • André Moraes dos Santos

No mesmo período, foram recebidos os seguintes alunos e professores da Universidade de Halmstad:

Alunos - Universidade de Halmstad (Suécia):

  • Felix Ahlström Jönsson
  • Maj-Britt Voldby

Professores da Universidade de Halmstad no PPGA:

  • Thomas Helgesson
  • Venilton Reinert
  • Ulf Aagerup
  • Fábio Gama
  • Maya Hoveskog

Outras Atividades

Atividades Internacionais dos Professores e Alunos do PPGA

O corpo docente e discente do PPGA desenvolve importantes atividades internacionais que demonstram o compromisso dos professores e alunos do programa em ampliar horizontes acadêmicos e profissionais, promovendo a troca de conhecimento e experiência em um cenário global.

Participações Destacadas

Prof. André Moraes dos Santos

Participou de uma missão na China, por convite do Professor Chen, da School of Economics and Management, Beihang University. Essa participação foi apoiada pelo projeto “Comparative Study on Science Parks and Emerging Technologies between China and Brazil”, financiado pelo Bureau of Foreign Experts Affairs, do Ministério da Ciência e Tecnologia da China. Também participou de atividades na Universidade de Halmstad (Suécia), como professor visitante.

Prof. Carlos Ricardo Rossetto

É professor convidado da Universidade Nacional de San Agustin (UNSA) em Arequipa, Peru, na categoria de professor visitante. Desde 1997, ministra aulas na Maestria em Ingeniería Industrial e no Doutorado em Engenharia Industrial, nas disciplinas de Dirección Estrategica e Operaciones & Logistica. Também atua como professor e investigador visitante no ISEG, Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa (Portugal), e como professor visitante do Instituto Politécnico de Setúbal-IPS (Portugal).

Profa. Dinorá Eliete Floriani

Participa da Diretoria AIB Annual Meeting e do AIB-LAC Chapter, tendo exercido a função de Communication Officer e atualmente sendo a Country Representative Brazil. Sua função é alinhar a comunicação da entidade com os participantes dos eventos anuais. Como parte da Diretoria do AIB-LAC, coordenou o AIB-LAC 2019 em Cochabamba (Bolívia), AIB-LAC 2020 Online (liderou o track “Innovation and Digitalization” no AIB-LAC 2020) e AIB-LAC 2021 Online. Em 2023, o evento foi realizado em São Paulo. Ela também assumiu a posição de Board Country Representative – Brazil no EIBA, de 2023 a 2026, com o evento em dezembro de 2023 em Lisboa. Ministrou aulas na PUC/Lima - Peru e palestras em Cusco, e é professora visitante da Universidade de Halmstad (Suécia) desde 2017 e da Universidade de Firenze (Itália) desde 2016. Acompanhou alunos do mestrado em atividades acadêmicas durante o período de dupla titulação na Universidade de Alicante.

Prof. Jeferson Lana

Atuou como professor visitante na Universidade de Halmstad (Suécia) e na Universidade de Sannio (Itália), onde lecionou o curso “Nonmarket Strategy”. Participou do Comitê Científico do evento internacional “International Conference on Applied Research in Management and Economics” (ICARME), com o tema “Rethinking Management and Economics in the (New) 20’s”, organizado e realizado pelo Politécnico de Leiria – Portugal.

Prof. Mohamed Amal

Na Universidade de Firenze (Itália), o professor Mohamed Amal realizou várias atividades: seminário aberto para os professores do Departamento de Economia e Administração, aulas no mestrado e organização de sessões do workshop internacional "Rethinking Clusters: Critical Issues and New Trajectories of Cluster Research". Na Universidade de Bournemouth, na Inglaterra, participou de um projeto de pesquisa financiado pela British Academy sobre direitos de propriedade intelectual, acordos regionais de comércio e investimentos estrangeiros diretos na América Latina. Atuou como professor visitante na Universidade de Halmstad (Suécia), participando de aulas e palestras.

Profa. Tatiana Ghedine

Atuou como professora convidada no Programa de Colaboração Internacional na Euromed Ecole de Management em Marselha, França, lecionando a disciplina Organizational Behaviour. Acompanhou os alunos do mestrado em atividades acadêmicas durante o período de dupla titulação na Universidade de Alicante.

Participações em Programas Internacionais

Em 2022, os professores André Moraes dos Santos e Jeferson Lana foram aprovados e convidados a participar do Wharton Global Faculty Development Program 2022. Esse programa, parte das iniciativas globais da Wharton, Universidade da Pensilvânia, visa auxiliar no desenvolvimento de jovens acadêmicos fora dos EUA, com foco em aprender a publicar nas principais revistas acadêmicas em Administração e áreas afins.

Cooperações Acadêmicas Internacionais

Em 2024, as professoras Dinorá Eliete Floriani e Rosilene Marcon estiveram na Università Degli Studi di Pavia (Itália) para formalizar o convênio de dupla titulação e participaram do 10th “ENTERYNG” Workshop – Entrepreneurship Research Workshop for Young Scholars. Também se reuniram com representantes da Università Degli Studi di Padova para tratativas de convênio.

Discussões de Convênios e Cooperação

Em 2024, os professores Carlos Ricardo Rossetto e Sidnei Vieira Marinho estiveram no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em Portugal, para discutir a operacionalização do Convênio de Cooperação Acadêmica, visando a mobilidade internacional de professores e alunos do PPGA e do PMPGIL. Discutiram o desenvolvimento de projetos de pesquisa, publicações e coorientações, e a participação de professores em disciplinas dos mestrados e doutorados. Também ministraram o workshop “Utilização e Construção de Casos para Ensino” no âmbito da Unidade Curricular Política de Produto e Branding do mestrado em Gestão de Marketing e da licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Setúbal.

Transparência

Objetivo

Perfil do Egresso

Mestrado

Áreas de Concentração

    Linhas de Pesquisa

      Doutorado

      Áreas de Concentração

        Linhas de Pesquisa

          Dados Gerais do

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Bolsas, Oportunidades e Valores

          ​​​​​​​Investimento – Bolsa PG SS UNIVALI (50%)

          Mestrado

          A partir de R$1.395,33 mensais* (30 parcelas)
          * valor reajustado anualmente com base na inflação.

          Seguro Educacional

          A Univali oferece gratuitamente a todos os seus alunos, o seguro educacional, garantindo a continuidade dos estudos mesmo diante de imprevistos financeiros. Ao estar matriculado você já garante acesso ao benefício, que proporciona segurança financeira aos mestrandos e doutorandos. Para acionar o seguro, é necessário estar com as mensalidades em dia e cumprir os requisitos estabelecidos pela seguradora, como ter até 70 anos.

          O seguro cobre situações como perda de renda por desemprego, acidente ou doença, e invalidez ou óbito do responsável financeiro, assegurando o pagamento de até cinco mensalidades. Além disso, a Univali oferece um seguro de acidentes pessoais, que inclui cobertura para despesas médico-hospitalares e odontológicas, reembolso de medicamentos e outras despesas médicas relacionadas a acidentes ocorridos dentro ou fora do campus, durante atividades supervisionadas.

          Venha estudar na Univali e tenha a tranquilidade de contar com uma rede de apoio para qualquer eventualidade. Saiba mais em: www.univali.br/seguro-educacional

          Principais Bolsas

          Bolsa​

          BenefícioCondição
          Capes


          100% Estar regularmente matriculado(a) no Programa e não possuir nenhuma outra bolsa ou auxílio de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento pública estadual, nacional ou internacional.
          Capes100% + Auxílio Financeiro Estar regularmente matriculado(a) no Programa e não possuir nenhuma outra bolsa ou auxílio de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento pública estadual, nacional ou internacional.
          CNPq100% Estar regularmente matriculado(a) no Programa e não possuir nenhuma outra bolsa ou auxílio (exceto crédito educacional ou bolsas da própria Univali).
          Convênio CorporativoConforme convênio firmado (até 30%) Estar vinculado a uma organização que tenha convênio corporativo firmado com a Univali.
          Fapesc100% Estar regularmente matriculado no PPGA, ter publicação indexada com fator de impacto no JCR ou SciELO, currículo atualizado na Plataforma Lattes com registro ORCID, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, ter disponibilidade presencial para as atividades do projeto, não ter pendências com a FAPESC, não acumular a bolsa com outras financiadas por recursos públicos, é permitido vínculo remunerado com anuência do colegiado e orientador, e residir em Santa Catarina durante a vigência da bolsa.
          Mérito EstudantilAté 75%
          Ter recebido mérito estudantil na Graduação Univali (50%) ou ter recebido mérito estudantil na Graduação Univali e no Colégio de Aplicação Univali (75%).
          Sanduíche (PDSE)Custeio de despesas no exterior Conforme editais específicos lançados pela Capes, que permitem o desenvolvimento de pesquisas científicas no exterior com subsídio financeiro.
          Stricto Sensu Univali50% Participar do processo seletivo conforme o edital do programa, não ter outra bolsa ou auxílio financeiro, exceto crédito educacional, não ter débito com a Fundação Univali, e preencher e entregar o Requerimento para a Bolsa conforme indicado no edital.

          Possibilidade de Financiamento

          Por meio do crédito educacional CredIES Univali, você paga 50% da mensalidade durante o curso e 50% somente após a data prevista para a sua conclusão. No CredIES Univali não há cobrança de juros remuneratórios e a taxa administrativa é a menor do país.

          Consulte mais informações em: https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-e-financiamentos/credies/Paginas/default.aspx



          ​​​​​​Investimento – Bolsa PG SS UNIVALI (50%)

          ​​​​Doutorado

          A partir de R$2.096,64 mensais* (48 parcelas)
          * valor reajustado anualmente com base na inflação.

          Seguro Educacional

          A Univali oferece gratuitamente a todos os seus alunos, o seguro educacional, garantindo a continuidade dos estudos mesmo diante de imprevistos financeiros. Ao estar matriculado você já garante acesso ao benefício, que proporciona segurança financeira aos mestrandos e doutorandos. Para acionar o seguro, é necessário estar com as mensalidades em dia e cumprir os requisitos estabelecidos pela seguradora, como ter até 70 anos.

          O seguro cobre situações como perda de renda por desemprego, acidente ou doença, e invalidez ou óbito do responsável financeiro, assegurando o pagamento de até cinco mensalidades. Além disso, a Univali oferece um seguro de acidentes pessoais, que inclui cobertura para despesas médico-hospitalares e odontológicas, reembolso de medicamentos e outras despesas médicas relacionadas a acidentes ocorridos dentro ou fora do campus, durante atividades supervisionadas.

          Venha estudar na Univali e tenha a tranquilidade de contar com uma rede de apoio para qualquer eventualidade. Saiba mais em: www.univali.br/seguro-educacional

          Principais Bolsas

          Bolsa​

          BenefícioCondição
          Capes


          100% Estar regularmente matriculado(a) no Programa e não possuir nenhuma outra bolsa ou auxílio de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento pública estadual, nacional ou internacional.
          Capes100% + Auxílio Financeiro Estar regularmente matriculado(a) no Programa e não possuir nenhuma outra bolsa ou auxílio de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento pública estadual, nacional ou internacional.
          CNPq100% Estar regularmente matriculado(a) no Programa e não possuir nenhuma outra bolsa ou auxílio (exceto crédito educacional ou bolsas da própria Univali).
          Convênio CorporativoConforme convênio firmado (até 30%) Estar vinculado a uma organização que tenha convênio corporativo firmado com a Univali.
          Fapesc100% Estar regularmente matriculado no PPGA, ter publicação indexada com fator de impacto no JCR ou SciELO, currículo atualizado na Plataforma Lattes com registro ORCID, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, ter disponibilidade presencial para as atividades do projeto, não ter pendências com a FAPESC, não acumular a bolsa com outras financiadas por recursos públicos, é permitido vínculo remunerado com anuência do colegiado e orientador, e residir em Santa Catarina durante a vigência da bolsa.
          Mérito EstudantilAté 75%
          Ter recebido mérito estudantil na Graduação Univali (50%) ou ter recebido mérito estudantil na Graduação Univali e no Colégio de Aplicação Univali (75%).
          Sanduíche (PDSE)Custeio de despesas no exterior Conforme editais específicos lançados pela Capes, que permitem o desenvolvimento de pesquisas científicas no exterior com subsídio financeiro.
          Stricto Sensu Univali50% Participar do processo seletivo conforme o edital do programa, não ter outra bolsa ou auxílio financeiro, exceto crédito educacional, não ter débito com a Fundação Univali, e preencher e entregar o Requerimento para a Bolsa conforme indicado no edital.

          Possibilidade de Financiamento

          Por meio do crédito educacional CredIES Univali, você paga 50% da mensalidade durante o curso e 50% somente após a data prevista para a sua conclusão. No CredIES Univali não há cobrança de juros remuneratórios e a taxa administrativa é a menor do país.

          Consulte mais informações em: https://www.univali.br/vida-no-campus/bolsas-e-financiamentos/credies/Paginas/default.aspx




          Banco de Teses e Dissertações

          Dupla Titulação
          Busca:
          Ordenar por:

          Calendário e Cronograma

          Defesas Agendadas

          Dissertações

          Teses

          Nenhuma defesa agendada no momento.

          Disciplinas Isoladas

          As matrículas para cursar disciplinas isoladas nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração da Univali ocorrem semestralmente, nos meses de fevereiro e julho. É possível cursar disciplinas isoladas por meio de matrícula (sem processo seletivo), pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar. As disciplinas disponíveis variam de acordo com o semestre e com o número de vagas disponíveis.

          Para saber mais, contate-nos aqui​.

          Documentos

          ​Principais benefícios

          As disciplinas cursadas (com aprovação) como aluno especial podem ser revalidadas caso ele ingresse como aluno regular. Isso reduz o número de disciplinas que ele deverá cursar, o que lhe possibilitará concluir o curso em um menor prazo ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa. Além disso, o valor pago pelas disciplinas revalidadas é descontado do valor total a ser pago pelo curso.​

          A matrícula em disciplinas isoladas isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?

          Não. O interessado em ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas isoladas.

          Todas as disciplinas isoladas cursadas são revalidadas com o ingresso no curso como aluno regular?

          ​As disciplinas possuem um prazo de validade compatível com a dinâmica de programas de Pós-graduação Stricto Sensu. O aluno estará sujeito ao regimento vigente no momento que ingressar no curso e pleitear a revalidação dos créditos já cursados.

          Quem pode se matricular em Disciplinas Isoladas?

          Externos: portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento.

          Internos: alunos matriculados em outros Programas Stricto Sensu da Univali. É necessário apresentar a anuência do Coordenador ou Orientador do programa de origem.

          Outras informações

          Número de parcelas: 06

          Para alunos de disciplinas isoladas é concedido 80% de desconto, conforme Resolução nº 017/CAS/2023.

          Art. 1º - Aos alunos especiais dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação “Stricto Sensu" da Univali será concedido um desconto de 80% (oitenta por cento) no valor do contrato;

          Documentos para matrícula a distância​
          •  Ficha cadastral devidamente preenchida e assinada;
          • Formulário de programação acadêmica preenchido e assinado;
          • Cópia autenticada do Diploma de graduação (os candidatos que irão colar grau até a data da matrícula deverão apresentar declaração da Instituição de Ensino, informando a data da colação);
          • Cópia autenticada do Histórico escolar de graduação;
          • Cópia autenticada da Certidão de nascimento ou casamento;
          • Cópia da Carteira de identidade e do CPF;
          • Currículo comprovado e preenchido no Formulário Lattes – CNPq (www.cnpq.br); 

          OBS: Solicitamos que o aluno entregue uma cópia autenticada dos documentos (diplomas, históricos e certidão) na Secretaria do PPGA ou encaminhe pelos correios.


          Docentes

          Docentes Permanentes

            Estrutura Curricular

            Disciplinas obrigatórias

              Disciplinas eletivas

                Disciplinas obrigatórias

                  Disciplinas eletivas

                    Impacto Acadêmico e Social

                    Pós-Doutorado em Administração

                    O pós-doutorado no âmbito do PPGA Univali permite que alunos com título de doutor obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC, ou obtidos em instituições estrangeiras e analisados pelo Programa, realizem seus estudos pós-doutorais em Administração na Univali.

                    Desse modo, o pós-doutorado em Administração da Univali se consolida como importante oportunidade para contribuir com o avanço da academia e da sociedade, por meio da produção de conhecimento avançado, da transferência de conhecimento, da formação de novos pesquisadores, do impacto na prática empresarial e da participação em projetos colaborativos.

                    Principais contribuições acadêmicas e sociais

                    Produção de Conhecimento Avançado: ​​O pós-doutorando em Administração está em uma posição privilegiada para realizar pesquisas avançadas e inovadoras em sua área de especialização, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento teórico e prático da disciplina.

                    Publicações de Alto Impacto: As pesquisas realizadas durante o pós-doutorado têm o potencial de serem publicadas em revistas científicas de alto impacto, aumentando a visibilidade e a reputação tanto do pós-doutorando quanto do PPGA e da Univali.

                    Transferência de Conhecimento: O pós-doutorando atua como um agente de transferência de conhecimento, compartilhando os resultados de suas pesquisas com colegas de trabalho, estudantes, e outros membros da comunidade acadêmica, estimulando a reflexão e o debate sobre temas relevantes em Administração.

                    Formação de Novos Pesquisadores: Ao colaborar com orientadores de pesquisa e supervisionar estudantes de graduação e pós-graduação, o pós-doutorando contribui para a formação de uma nova geração de pesquisadores em Administração, compartilhando sua experiência e conhecimento.

                    Impacto à Prática Empresarial: As pesquisas realizadas durante o pós-doutorado podem ter implicações práticas para o mundo dos negócios, fornecendo insights e recomendações que podem ser aplicadas por empresas e organizações para melhorar sua eficiência, competitividade e sustentabilidade, além da possibilidade de resultar em publicações de artigos tecnológicos em periódicos de alto impacto.

                    Participação em Projetos Colaborativos: O pós-doutorando pode se envolver em projetos colaborativos com instituições de pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil, ampliando o alcance e o impacto de suas pesquisas e promovendo a cooperação interdisciplinar.

                    O que são Projetos de Cooperação entre Instituições?

                    Também chamados de PCI, são projetos com foco na Qualificação de Profissionais de Nível Superior, e consistem em iniciativas voltadas para a capacitação e formação avançada de professores, pesquisadores e profissionais de nível superior em parceria entre diferentes instituições de ensino superior e/ou pesquisa.

                    Principais Objetivos

                    • Capacitar professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, especialmente aquelas localizadas em regiões com menor oferta de programas de pós-graduação.

                    • Fortalecer a capacidade acadêmica e de pesquisa das instituições receptoras, ajudando-as a desenvolver e consolidar seus próprios programas de pós-graduação.

                    • Promover a descentralização do ensino de pós-graduação de qualidade, levando cursos de mestrado e doutorado para regiões onde esses programas são escassos.

                    • Contribuir para o desenvolvimento acadêmico e científico de diferentes regiões do país, estimulando a pesquisa e a inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.

                    • Fomentar a cooperação e a integração entre diferentes instituições de ensino superior e pesquisa, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas.

                    • Incentivar a produção científica e o desenvolvimento tecnológico, fortalecendo a base de pesquisa nas instituições receptoras e promovendo a realização de projetos conjuntos de pesquisa.

                    • Formar profissionais altamente qualificados que possam contribuir para a excelência acadêmica e para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação.

                    • Melhorar a qualidade do ensino superior no país, garantindo que um maior número de instituições tenha acesso a programas de pós-graduação de alto nível.

                    Portanto, por meio dos PCIs, o PPGA Univali contribui para ampliar o acesso à educação superior de qualidade, fomentando o desenvolvimento regional e nacional por meio da formação de um corpo docente e de pesquisa mais qualificado e preparado para enfrentar os desafios acadêmicos e científicos contemporâneos.

                    Projetos de Coope​ração já desenvolvidos

                    Acre acre.png

                    • Projeto: Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração oferecido pela Univali em parceria com a Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO, atualmente denominada Centro Universitário U:VERSE.

                    • Disciplinas ofertadas: 13 disciplinas nas dependências da FAAO, além de atividades de grupos de pesquisa, seminários, bancas e orientações realizadas.

                    • Visita: Visita dos estudantes do Minter à Univali, com atividades realizadas junto aos alunos regulares do PPGA/Univali.

                    • Início das atividades: 2019.

                    • Encerramento das atividades: 2020.

                    • Alunos atendidos: 15 alunos.

                    Ceará ceará.png

                    • Projeto: Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração oferecido pela Univali em parceria com a Faculdade Luciano Feijão - FLF, de Sobral (CE).

                    • Disciplinas ofertadas: 11 disciplinas nas dependências da FLF, além de atividades de grupos de pesquisa, seminários, bancas e orientações realizadas.

                    • Visita: Visita dos estudantes do Minter à Univali, com atividades realizadas junto aos alunos regulares do PPGA/Univali.

                    • Início das atividades: 2015.

                    • Encerramento das atividades: 2018.

                    • Alunos atendidos: 25 alunos.

                    Maranhão maranhão.png

                    • Projeto: Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Administração oferecido pela Univali em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, em São Luís (MA).

                    • Disciplinas ofertadas: 09 disciplinas obrigatórias e eletivas nas dependências da UEMA, além de atividades de grupos de pesquisa, seminários, bancas e orientações realizadas.

                    • Visita: Visita dos estudantes do Dinter à Univali, com atividades realizadas junto aos alunos regulares do PPGA/Univali.

                    • Início das atividades: 2019.

                    • Encerramento das atividades: 2023.

                    • Alunos atendidos: 10 alunos.​​

                    PPGA nas Redes

                    Focado em promover o engajamento da comunidade acadêmica, divulgar pesquisas e interagir com a sociedade em geral, disponibilizamos perfis nas redes sociais Instagram e LinkedIn, utilizando essas plataformas para compartilhar informações sobre eventos acadêmicos, oportunidades de bolsas, publicações de pesquisa e atividades dos alunos e professores do Programa. Também a Revista Alcance promove a interlocução com seus públicos por meio de um perfil próprio mantido no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/alcance-univali-425650293/​).

                    Essas interações contribuem para aumentar a visibilidade e o alcance do PPGA, fortalecendo nossa reputação e atraindo potenciais candidatos, colaboradores e parceiros. Além disso, as redes sociais permitem nos envolvermos em diálogos abertos com a sociedade, compartilhando conhecimento e respondendo a perguntas e preocupações do público sobre questões acadêmicas e científicas.

                    Dessa forma, impactamos o universo acadêmico ao ampliar a comunicação e colaboração entre instituições e pesquisadores, facilitando a troca de ideias e o desenvolvimento de parcerias multidisciplinares. Já no âmbito da sociedade, as redes sociais proporcionam acesso a informações e recursos educacionais, promovem a conscientização sobre temas relevantes e contribuem para a valorização da ciência e da educação superior.


                    Formulários e Modelos

                    Internacionalização

                    ​​A internacionalização do PPGA Univali, assim como as experiências internacionais oferecidas aos alunos e docentes do Programa são vitais para a expansão de horizontes, pois oferece uma perspectiva global essencial no mundo dos negócios. A interação com culturas diversas enriquece a formação acadêmica e profissional, promovendo inovação e adaptabilidade.

                    Além disso, parcerias internacionais aumentam a qualidade e a visibilidade do programa, atraindo talentos e oportunidades de pesquisa global. As experiências internacionais fortalecem a rede de contatos dos alunos, essenciais para carreiras de sucesso em um mercado cada vez mais globalizado.

                    A internacionalização no âmbito do PPGA não só eleva a qualidade do ensino e da pesquisa, mas também prepara líderes com visão global, prontos para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades em qualquer parte do mundo.

                    PDSE/CAPES (Sanduíche)

                    O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 4 na última Avaliação Quadrienal da CAPES.

                    Por meio dele, são concedidas cotas de bolsas às instituições de ensino superior para estágio de doutorando no exterior. A bolsa do estágio é composta por: Mensalidade; Auxílio Deslocamento; Auxílio Instalação; Auxílio Seguro-Saúde; e, quando for o caso, Adicional Localidade.

                    A bolsa de estudos e os benefícios correspondentes serão concedidos nos termos da Portaria Capes nº 01, de 03 de janeiro de 2020; Portaria Capes nº 202, de 16 de outubro de 2017; da Portaria Capes nº 187 de 28 de setembro de 2023; do Regulamento de Bolsas Internacionais no Exterior da Capes (Portaria Capes nº 289/2018), Portaria nº 133, DE 10 DE JULHO DE 2023 e suas atualizações. Os benefícios são outorgados exclusivamente para os candidatos contemplados com a bolsa e independem de sua condição familiar e salarial.

                    A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por divulgar o PDSE, homologar as candidaturas aprovadas pelos programas de pós-graduação elegíveis, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

                    Editais

                    • Nenhum edital disponível no momento

                    Fique atento a outras oportunidades de bolsas sanduíche, lançadas por outros órgãos de fomento: CNPq (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/copy_of_modalidades) | FAPESC (https://fapesc.sc.gov.br/)​​

                    Desde 2010, o PPGA estimula seus alunos de Doutorado a realizarem estudos sanduíche em Instituições de Ensino no exterior, que sejam reconhecidas por seus pares. Confira a relação de estudantes do PPGA que já aproveitaram essa oportunidade (com ou sem bolsa):

                    UNIVERSIDADE | ESTUDANTE | PROGRAMA

                    Universida​de
                    EstudanteBolsa
                    Glasgow Caledonian University (UK) - EscóciaAdriano Sta​dlerSEM BOLSA
                    Instituto Politécnico de Setúbal - PortugalAlessandra Yula TutidaPDSE/CAPES
                    Universidad Complutense de Madrid (UCM) - EspanhaAna Lúcia de Araújo Lima CoelhoSEM BOLSA
                    Università degli Studi di Padova – FISPPA - ItáliaAntonio Giovanni Figliuolo UchôaPDSE/CAPES
                    Università Degli Studi Di Padova - UNIPDBárbara Ivy Crema de VasconcelosPDSE/CAPES
                    Università Degli Studi di Pavia/ItáliaBeatrice Maria Zanellato Fonseca MayerBolsa Projeto FAPESC
                    University of Manchester – Reino UnidoDaiane Aparecida de Melo HeinzenPDSE/CAPES
                    University of Saskatchewan - CanadáEstela Maria HoffmannPDSE/CAPES
                    Universidade de Lisboa - PortugalFernando Eduardo CardosoPDSE/CAPES
                    Drexel University - EUAFranciane Reinert LyraPDES/CAPES
                    University Madrid - EspanhaGiovana BuenoPDSE/CAPES
                    Universidad de León - EspanhaGisele MazonPDSE/CAPES
                    Universidade de Pavia (Itália)Glaucia GrellmannCNPQ – Bolsas no Exterior – Apoio Pesquisa
                    College of Business da Florida International University - EUAJaison Caetano da SilvaSEM BOLSA
                    Universitá Degli Sudi di Padova - ItáliaKarolina Crespi GomesBolsa Projeto FAPESC
                    Universidad Politécnica de Valencia - EspanhaMarco Aurélio ButzkePDSE/CAPES
                    Universidad de Alicante - EspanhaMônica Cristina Rovaris MachadoSEM BOLSA
                    HEC Montréal, escola de negócios vinculada à Université de Montréal - CanadáPaulo Roberto Vieira de OliveiraSEM BOLSA
                    Universidad Politécnica de Valencia - EspanhaRafael Pereira Ocampo MoréPDSE/CAPES
                    Universidad de Alicante - EspanhaSusana GauchePDSE/CAPES
                    Universidad de Alicante - EspanhaTarcita Cabral Ghizoni de SousaPDSE/CAPES
                    Sol C. Snider Entrepreneurial Research Center da Wharton School of the University of Pennsylvania - EUAWlamir Gonçalves Xavier
                    SEM BOLSA

                    Disciplinas em outros idiomas

                    Buscando ampliar a perspectiva global dos estudantes, promover a troca de conhecimento internacional e preparar líderes capazes de atuar em um ambiente corporativo multicultural, o PPGA oferta, periodicamente, as seguintes disciplinas em outros idiomas:

                    DisciplinaProfessor(es)IdiomaCréditos
                    EMERGING MARKET AND INTERNATIONAL BUSINESSProfa. Dra. Dinorá Eliete Floriani e Prof. Dr. Mohamed Amal / UNIVALIInglês02
                    TÓPICO ESPECIAL: BUSINESS AND GOVERNMENT RELATIONSHIPProf. Dr. Rodrigo Bandeira-de-Mello / Merrimack College (Boston, EUA)Inglês01
                    TÓPICO ESPECIAL: CLUSTER E A INDÚSTRIA CRIATIVA NA TOSCANAProfa. Luciana Lazzeretti / Università degli Studi di Firenze??​​​
                    01
                    TÓPICO ESPECIAL: MULTINATIONAL COMPANIES IN THE POST PANDEMIC ERA: NEW TRENDS & METHODOLOGIESProf. Dr. Roger Strange / Universidade de Sussex – Brighton-UKInglês01
                    TÓPICO ESPECIAL: NEW PRODUCT DEVELOPMENT AND BUSINESS MODELSProfa. Dra. MAYA HOVESKOG / Universidade de Halmstad - SuéciaInglês01
                    TÓPICO ESPECIAL: TECHNOLOGY MANAGEMENTProf. Dr. FABIO VIANA GAMA / Universidade de Halmstad - SuéciaInglês01
                    SCIENTIFIC WRITINGDisciplina ofertada pela universidadeInglês04


                    Fora as disciplinas mencionadas, a universidade possui o International Program, um conjunto de disciplinas optativas, lecionadas em língua estrangeira e disponíveis também aos estudantes do PPGA. Saiba mais sobre o International Program.


                    O PPGA possui dupla titulação para os cursos de Mestrado e de Doutorado com a Universidade de Alicante, na Espanha. Isso significa que o estudante cursará disciplinas no Brasil e na Espanha e, ao concluir o curso, receberá diplomas de ambas as instituições, experiência que oferece uma formação ainda mais abrangente e diversificada, proporcionando vivência internacional e aumentando as oportunidades de networking e carreira para o aluno.

                    Os estudantes do Mestrado desenvolverão suas atividades acadêmico-científicas no âmbito do Curso de Post-grado Máster em Dirección Y Gestión de Empresas – MDGE da Universidade de Alicante/UA. Já os estudantes do Doutorado desenvolverão suas atividades no âmbito do... seria em outro curso as atividades dos doutorandos?

                    Processo de Seleção

                    O processo de seleção para a dupla titulação tem como principais premissas:

                    • Capacidade profissional com uma visão crítica acerca dos principais desafios da atualidade envolvendo os principais desafios na gestão, sob a perspectiva espanhola;

                    • Facilidade na exposição escrita e oral do tema a ser pesquisado;

                    • Discernimento para refletir sobre a intenção de pesquisa e a sua relação com a linha de pesquisa escolhida;

                    • Permitir aos discentes do Curso de Mestrado do PPGA/UNIVALI a dupla diplomação com a Universidade de Alicante, por meio de disciplinas cursadas no Máster em Dirección Y Gestión de Empresas – MDGE/UA, sob a coorientação de professor daquela instituição;

                    • Permitir aos discentes do Curso de Doutorado em Administração do PPGA/UNIVALI a dupla diplomação com a Universidade de Alicante, sob a orientação de professor brasileiro e daquela instituição.

                    Projeto Linnaeus-Palme de Intercâmbio Docente com a Universidade de Halmstad (Suécia)

                    A Universidade do Vale do Itajaí aprovou, por meio do Programa Linnaeus-Palme, um intercâmbio sueco para professores e alunos do ensino superior em nível de graduação e mestrado, que visa reforçar a cooperação entre instituições de ensino superior na Suécia e os países em desenvolvimento e, assim, aumentar contatos globais no meio acadêmico. O Brasil é um dos países da América Latina que cumpre os critérios para participar do programa, e o tema de estudo é Marketing Internacional.

                    São ofertadas bolsas de estudo para alunos do Curso de Mestrado do PPGA para estudar na Universidade de Halmstad, em Halmstad/Suécia, no período de seis meses a um ano.

                    Os mestrandos cursarão disciplinas e participarão de workshops e grupos de estudos, acompanhados de um professor sueco. O tema prioritário de estudos na Suécia será "Business". O valor da bolsa é de 56.500 SEK (moeda sueca). O acordo prevê a mobilidade de professores da Univali para a Suécia e para professores da universidade sueca à Univali. Os mestrandos que optam por ficar pelo período de 01 ano e cumprem todas as exigências dos dois programas, poderão receber diploma de Master in International Marketing and Entrepreneurship, da Universidade de Halmstad. O projeto iniciou em 2017 com duração prevista até 2025.

                    De 2017 a 2023 participaram do intercâmbio os seguintes alunos e professores do PPGA:

                    Alunos - Mestrado em Administração:

                    • Jean Kayser

                    • Raul Beal Partyka

                    • Karoline Nascimento

                    • Narayana de Oliveira

                    • Davi Rogério Waltrick

                    • Isadora Siqueira Mafra

                    Professores do PPGA:

                    • Dinorá Eliete Floriani

                    • Cláudio Reis Gonçalo

                    • Jeferson Lana

                    • Mohamed Amal

                    • André Moraes dos Santos

                    No mesmo período, foram recebidos os seguintes alunos e professores da Universidade de Halmstad:

                    Alunos - Universidade de Halmstad (Suécia):

                    • Felix Ahlström Jönsson

                    • Maj-Britt Voldby

                    Professores da Universidade de Halmstad no PPGA:

                    • Thomas Helgesson

                    • Venilton Reinert

                    • Ulf Aagerup

                    • Fábio Gama

                    • Maya Hoveskog

                    Atividades Internacionais dos Professores e Alunos do PPGA

                    O corpo docente e discente do PPGA desenvolve importantes atividades internacionais que demonstram o compromisso dos professores e alunos do programa em ampliar horizontes acadêmicos e profissionais, promovendo a troca de conhecimento e experiência em um cenário global.

                    Participações Destacadas

                    • Prof. André Moraes dos Santos:
                      Participou de uma missão na China, por convite do Professor Chen, da School of Economics and Management, Beihang University. Essa participação foi apoiada pelo projeto “Comparative Study on Science Parks and Emerging Technologies between China and Brazil”, financiado pelo Bureau of Foreign Experts Affairs, do Ministério da Ciência e Tecnologia da China. Também participou de atividades na Universidade de Halmstad (Suécia), como professor visitante.

                    • Prof. Carlos Ricardo Rossetto:
                      É professor convidado da Universidade Nacional de San Agustin (UNSA) em Arequipa, Peru, na categoria de professor visitante. Desde 1997, ministra aulas na Maestria em Ingeniería Industrial e no Doutorado em Engenharia Industrial, nas disciplinas de Dirección Estrategica e Operaciones & Logistica. Também atua como professor e investigador visitante no ISEG, Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa (Portugal), e como professor visitante do Instituto Politécnico de Setúbal-IPS (Portugal).

                    • Profa. Dinorá Eliete Floriani:
                      Participa da Diretoria AIB Annual Meeting e do AIB-LAC Chapter, tendo exercido a função de Communication Officer e atualmente sendo a Country Representative Brazil. Coordenou eventos do AIB-LAC em diferentes anos e, em 2023, assumiu a posição de Board Country Representative – Brazil no EIBA, com o evento em Lisboa. Ministrou aulas na PUC/Lima - Peru e palestras em Cusco, além de ser professora visitante da Universidade de Halmstad (Suécia) e da Universidade de Firenze (Itália). Também acompanhou alunos do mestrado em atividades acadêmicas durante a dupla titulação na Universidade de Alicante.

                    • Prof. Jeferson Lana:
                      Atuou como professor visitante na Universidade de Halmstad (Suécia) e na Universidade de Sannio (Itália), onde lecionou o curso “Nonmarket Strategy”. Participou do Comitê Científico do “International Conference on Applied Research in Management and Economics” (ICARME), organizado pelo Politécnico de Leiria – Portugal.

                    • Prof. Mohamed Amal:
                      Realizou diversas atividades na Universidade de Firenze (Itália), incluindo seminários e organização de workshops. Também participou de um projeto de pesquisa na Universidade de Bournemouth, Inglaterra, financiado pela British Academy. Foi professor visitante na Universidade de Halmstad (Suécia), onde lecionou e realizou palestras.

                    • Profa. Tatiana Ghedine:
                      Atuou como professora convidada no Programa de Colaboração Internacional na Euromed Ecole de Management em Marselha, França, lecionando a disciplina Organizational Behaviour. Acompanhou alunos do mestrado em atividades acadêmicas na dupla titulação na Universidade de Alicante.

                    Participações em Programas Internacionais

                    Em 2022, os professores André Moraes dos Santos e Jeferson Lana participaram do Wharton Global Faculty Development Program 2022, uma iniciativa da Wharton, Universidade da Pensilvânia. O programa ajuda acadêmicos fora dos EUA a publicar nas principais revistas acadêmicas em Administração e áreas afins.

                    Cooperações Acadêmicas Internacionais

                    Em 2024, as professoras Dinorá Eliete Floriani e Rosilene Marcon estiveram na Università Degli Studi di Pavia (Itália) para formalizar o convênio de dupla titulação e participaram do 10th “ENTERYNG” Workshop – Entrepreneurship Research Workshop for Young Scholars. Também se reuniram com representantes da Università Degli Studi di Padova para tratativas de convênio.

                    Discussões de Convênios e Cooperação

                    Em 2024, os professores Carlos Ricardo Rossetto e Sidnei Vieira Marinho estiveram no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em Portugal, para discutir a operacionalização do Convênio de Cooperação Acadêmica, visando a mobilidade internacional de professores e alunos do PPGA e do PMPGIL. Discutiram o desenvolvimento de projetos de pesquisa, publicações e coorientações, e a participação de professores em disciplinas dos mestrados e doutorados. Também ministraram o workshop “Utilização e Construção de Casos para Ensino” no âmbito da Unidade Curricular Política de Produto e Branding do mestrado em Gestão de Marketing e da licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Setúbal.

                    Estágios Pós-Doutorais no Exterior

                    ​INSERIR CONTEÚDO​​

                    Processo Seletivo

                    ​​

                    Orientação para elaboração da INTENÇÃO DE PESQUISA.pdf
                    Edital de Seleção CMA 2025-1 (1).pdf
                    Requerimento de Inscrição Seletivo 2025-1.doc
                    Edital de homologação das inscrições - seletivo CMA 2025-1 (1).pdf

                    Cronograma

                    ​Etapas Datas Horários
                    1. Processo de inscrição16/12/2024 a 31/01/2025On-line
                    2. Homologação das inscrições por Edital05/02/2025À partir das 15h
                    3. Entrevista11/02/2025Horário a ser agendado
                    4. Divulgação dos resultados13/02/2025À partir das 15h
                    5. Matrícula14 a 21/02/2025On-line

                    Temas de pesquisa para elaboração da intenção de pesquisa

                    Linha 1 Linha 2 Linha 3
                    Alinhamento EstratégicoAnálise de Sistemas Integrados de GestãoAgenda 2030-ODS
                    Capacidade Absortiva, Inovativa e AdaptativaBrandingAgendas para o DS
                    Capacidades dinâmicas e inovaçãoComportamento do consumidorAnálise Macro-organizacional
                    Cenários ProspectivosComportamento e cognição empreendedoraAprendizagem Organizacional
                    Competências OrganizacionaisComposto MercadológicoCadeias produtivas sustentáveis
                    Comportamento EstratégicoEmpreendedorismoCases Empresariais
                    Conteúdo da Estratégia e o Processo de Formulação da EstratégiaEmpreendedorismo corporativo (Intraempreendedorismo)Competitividade para a sustentabilidade
                    Cross-Cultural ResearchEmpreendedorismo InternacionalCompetências para sustentabilidade
                    Desempenho Exportador/PerformanceEstratégia para a Transformação DigitalConsumo Consciente
                    Ecossistema e Internacionalização de empresas em economias emergentesEstratégias de Comunicação MercadológicaEducação para sustentabilidade
                    Estratégias de InternacionalizaçãoFinanças Corporativas e AvaliaçãoÉtica nas organizações
                    Estratégias de Não-mercadoGestão de CustosEnsino e Aprendizagem em Administração
                    Estratégias Políticas e SociaisGestão de operações industriais e de serviçosEstratégias Ativas de Ensino
                    Estratégia InternacionalGestão do conhecimentoGênero e diversidade nas organizações
                    Execução da EstratégiaGestão PúblicaGestão de resíduos
                    ExpatriaçãoGlobal Value Chain/Regional Value ChainGestão de riscos ambientais
                    Formulação de estratégias em denominações e indicações de origemGreen Supply Chain ManagementIndicadores de Desempenho Sócio-Ambiental
                    Microfundamentos da EstratégiaIndustria Criativa e a InternacionalizaçãoInovação Social
                    Mudança EstratégicaInovação FrugalLiderança
                    MultinacionalidadeInovatividadeLiderança Pro-Social
                    Orientação estratégicaLogística do transporte internacionalMarketing Societal
                    Pandemia e estratégias de Empresas Multinacionais em economias emergentesMarketing de ServiçosNegócios sociais
                    Processo de Adaptação OrganizacionalMarketing de RelacionamentoPlanejamento e Gestão Ambiental
                    Processo de tomada de decisão gerencialMarketing DigitalResponsabilidade social corporativa
                    Teoria da Agencia e Governança CorporativaStartups; International New Ventures, Born GlobalSustentabilidade e Meio Ambiente

                    Requerimento de Inscrição Seletivo 2025-1 (1).doc
                    Edital Doutorado Administração 2025-1.pdf
                    Edital de homologação seletivo CDA 2025-1 (1).pdf

                    Docum​entos

                    Cronograma

                    ​Etapas Datas Horários
                    1. Processo de inscrição16/12/2024 a 31/01/2025On-line
                    2. Homologação das inscrições por Edital05/02/2025À partir das 15h
                    3. Entrevista11/02/2025Horário a ser agendado
                    4. Divulgação dos resultados13/02/2025À partir das 15h
                    5. Matrícula14 a 21/02/2025On-line

                    Temas de pesquisa para elaboração da intenção de pesquisa

                    Linha 1 Linha 2 Linha 3
                    Alinhamento EstratégicoAnálise de Sistemas Integrados de GestãoAgenda 2030-ODS
                    Capacidade Absortiva, Inovativa e AdaptativaBrandingAgendas para o DS
                    Capacidades dinâmicas e inovaçãoComportamento do consumidorAnálise Macro-organizacional
                    Cenários ProspectivosComportamento e cognição empreendedoraAprendizagem Organizacional
                    Competências OrganizacionaisComposto MercadológicoCadeias produtivas sustentáveis
                    Comportamento EstratégicoEmpreendedorismoCases Empresariais
                    Conteúdo da Estratégia e o Processo de Formulação da EstratégiaEmpreendedorismo corporativo (Intraempreendedorismo)Competitividade para a sustentabilidade
                    Cross-Cultural ResearchEmpreendedorismo InternacionalCompetências para sustentabilidade
                    Desempenho Exportador/PerformanceEstratégia para a Transformação DigitalConsumo Consciente
                    Ecossistema e Internacionalização de empresas em economias emergentesEstratégias de Comunicação MercadológicaEducação para sustentabilidade
                    Estratégias de InternacionalizaçãoFinanças Corporativas e AvaliaçãoÉtica nas organizações
                    Estratégias de Não-mercadoGestão de CustosEnsino e Aprendizagem em Administração
                    Estratégias Políticas e SociaisGestão de operações industriais e de serviçosEstratégias Ativas de Ensino
                    Estratégia InternacionalGestão do conhecimentoGênero e diversidade nas organizações
                    Execução da EstratégiaGestão PúblicaGestão de resíduos
                    ExpatriaçãoGlobal Value Chain/Regional Value ChainGestão de riscos ambientais
                    Formulação de estratégias em denominações e indicações de origemGreen Supply Chain ManagementIndicadores de Desempenho Sócio-Ambiental
                    Microfundamentos da EstratégiaIndustria Criativa e a InternacionalizaçãoInovação Social
                    Mudança EstratégicaInovação FrugalLiderança
                    MultinacionalidadeInovatividadeLiderança Pro-Social
                    Orientação estratégicaLogística do transporte internacionalMarketing Societal
                    Pandemia e estratégias de Empresas Multinacionais em economias emergentesMarketing de ServiçosNegócios sociais
                    Processo de Adaptação OrganizacionalMarketing de RelacionamentoPlanejamento e Gestão Ambiental
                    Processo de tomada de decisão gerencialMarketing DigitalResponsabilidade social corporativa
                    Teoria da Agencia e Governança CorporativaStartups; International New Ventures, Born GlobalSustentabilidade e Meio Ambiente


                    Autoavaliação

                    ​​A autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Univali começou em 2021 e foi implementada em 2022. A Comissão de Avaliação Institucional da Pós-Graduação, junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, elaborou os questionários baseando-se em documentos específicos como relatórios de grupos de trabalho da CAPES, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univali e o planejamento estratégico da instituição e dos programas de pós-graduação.

                    O processo de autoavaliação possui abordagem multidimensional e está focado nas áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento, estrutura curricular e infraestrutura dos PPGs. Este processo ocorre por meio de três formulários online direcionados, semestralmente, a docentes, discentes e egressos, cujos resultados são analisados e discutidos junto aos PPGs, objetivando melhorar a gestão, qualidade e divulgação dos cursos.

                    Este processo rigoroso assegura que estamos alinhados com as melhores práticas e padrões internacionais, mantendo nosso compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados e a produção de conhecimento que interfere positivamente na sociedade.

                    ​Perfil do Eg​​resso

                    Os egressos do PPGA desenvolvem competências essenciais para:

                    • Planejar e conduzir pesquisas avançadas, gerenciando equipes e recursos de projetos. ​

                    • Dominar teorias, conhecimentos e metodologias específicas do campo de organizações e da sociedade.

                    • Adotar uma visão transdisciplinar, realizando dissertações, teses e pesquisas profundas e inovadoras.

                    • Contribuir para o desenvolvimento científico da Administração no Brasil, atuando como pesquisadores, docentes e orientadores em suas instituições de origem.

                    • Promover uma formação científica pautada pela ética no ensino e na pesquisa.

                    O PPGA Univali, além de contribuir fundamentalmente para a qualificação de gestores organizacionais de diferentes segmentos, também qualifica o ensino regional, estadual, nacional e até internacional, com egressos atuando como professores e coordenadores em cursos de graduação e pós-graduação.

                    Acompanhamento do Egres​so

                    O acompanhamento de egressos no PPGA é realizado de forma próxima e intensiva, com pesquisas anuais conduzidas pela Univali para avaliação institucional e um acompanhamento específico pelo programa, utilizando mídias sociais como Instagram e Linkedin, além dos canais de comunicação disponíveis com a secretaria, coordenação e professores.

                    O Linkedin é especialmente utilizado para manter contato com os egressos, permitindo acesso aos currículos online e o estabelecimento de conexões profissionais. Além disso, a Univali oferece serviços como o Univali Carreiras, voltado para fortalecer a empregabilidade e conexões com o mercado de trabalho, facilitando o acesso dos alunos e egressos a oportunidades de estágio e emprego em empresas parceiras.

                    A Comunidade Alumni integra os egressos de toda a rede Univali, incluindo os do PPGA, promovendo interação, colaboração e participação em atividades sociais, culturais e acadêmicas, além de fornecer conteúdo exclusivo, notícias e vantagens para os ex-alunos. Os egressos também continuam envolvidos com as atividades do PPGA, compartilhando experiências, participando de grupos de pesquisa e mantendo parcerias com seus orientadores mesmo após a conclusão do curso.

                    Depoimentos de Alunos e Egressos

                    Confira o que alunos e egressos do Programa falam sobre a experiência no PPGA.

                    Beatrice Mayer - Acesse o conteúdo

                    Lucas Varela - Acesse o conteúdo

                    Isadora e Roberto - Acesse o conteúdo

                    Emanuelle Ardigó - Acesse o conteúdo

                    Glaucia Grellmann - Acesse o conteúdo

                    Marcela Pardo -  Acesse o conteúdo

                    Tatiani Schmitt - Acesse o conteúdo

                    Kelly Mara Seronato - Acesse o conteúdo

                    Grasiele Cabral - Acesse o conteúdo

                    Luiza Reichert - Acesse o conteúdo

                    Christiane M. Drozdek Pereira - Acesse o conteúdo

                    Jorge Cunha - Acesse o conteúdo

                    Ana Paula Pereira dos Passos - Acesse o conteúdo

                    Mayara Ferreira Simões - Acesse o conteúdo


                    Infraestrutura

                    O PPGA está localizando na sala 101 do Bloco B7 do campus Itajaí e na sala 408 do Bloco 1 do campus Biguaçu e buscando proporcionar um ambiente ideal para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos, oferece uma infraestrutura moderna e completa:​

                    Salas de aula: Espaços adequados para a realização de aulas teóricas, seminários e defesas de dissertações e teses.

                    Salas parceiras: Espaços que recebem apoio financeiro de empresas ou organizações para sua manutenção e aprimoramento. São destinados ao estudo, pesquisas, realização de aulas diferenciadas, seminários, bancas ou outras atividades de ensino e pesquisa.

                    Espaços de estudo e convivência: Áreas destinadas ao estudo individual ou em grupo, bem como espaços de convivência espalhados pelos campi da universidade e destinados à interação entre alunos e professores.

                    Laboratórios: Equipamentos e instalações específicas para realização de pesquisas experimentais ou análises técnicas.

                    Sistema Integrado de Bibliotecas: Sete bibliotecas físicas distribuídas nos campi da universidade com acervo atualizado de livros e revistas relacionados à área de estudo do programa.

                    Biblioteca Virtual: Acesso gratuito à pesquisa digital e simultânea que permite pesquisar o acervo Univali, Portal CAPES, EBSCO, Biblioteca A, Saraiva, Vlex, Biblioteca Digital do Senac, Biblioteca Catalogus, Portal de Periódicos Univali, Scielo Livros, Scielo Periódicos, Diretórios de Acesso Aberto e Repositórios Internacionais de Teses e Dissertações.

                    Periódicos Capes/CAFe: Acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos CAPES disponível para os alunos do PPGA por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

                    Tecnologia da Informação: Infraestrutura de TI, incluindo acesso à internet, softwares especializados e plataformas online para gestão acadêmica.

                    Recursos audiovisuais: Equipamentos e instalações para a realização de apresentações, palestras e eventos acadêmicos. Secretaria e Recepção: Local que acomoda a equipe administrativa e permite recepcionar alunos, interessados e visitantes do Programa.

                    Offices para Docentes: Espaços dedicados aos docentes do programa, mobiliados com mesa, armário, cadeiras, wi-fi e impressora, permitindo a realização de estudos, pesquisas e orientações.

                    Teatro e Auditórios: A instituição disponibiliza espaços como um teatro e 08 auditórios no campus Itajaí e 01 auditório no campus Biguaçu que comportam diferentes quantidades de público para a realização dos eventos e atividades do PPGA.

                    Recursos financeiros: Bolsa Stricto Sensu Univali, que concede 50% de desconto para estudantes regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado da universidade.

                    Parcerias institucionais: Convênios com outras instituições de ensino e pesquisa, empresas e órgãos governamentais para colaboração em projetos acadêmicos e científicos.

                    Núcleo de Acessibilidade: Equipe especializada que acolhe e oferece apoio e recursos de acessibilidade, assim como acompanhamento das atividades relativas ao processo de ensino e aprendizagem no ambiente acadêmico.​

                    Normas e Regimentos

                    Planejamento Estratégico

                    Conteúdo de Planejamento Estratégico

                    Prêmios e Reconhecimentos

                    Conheça os prêmios e reconhecimentos q​​​ue destacam a excelência do nosso Programa de Pós-Graduação em Administração.​

                    2024

                    AIB – LAC 2024 - Academy of International Business Latin America and the Caribbean Chapter

                    Melhor trabalho:

                    • “Contributions of Citizen Innovation Experiments to Sustainability transitions: Labic Novale Kitchen Community Project”
                      Diego Hernando Florez Ayala (egresso doutorado) e Profa. Anete Alberton
                    2023

                    EURAM 2023 - European Academy of Management

                    Indicação: “Zero Waste Consumption Behavior: Pratices and Products”
                    Karolina Crespi Gomes (egressa doutorado), Profa. Anete Alberton e Prof. Franciane Reinert Cé

                    34º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

                    Melhores Trabalhos:

                    • “Flexibilidade Cognitiva: uma análise da percepção dos discentes sobre sua relação com a inteligência emocional”
                      Profa. Suzete Antonieta Lizote, Sayonara de Fátima Teston (egressa doutorado), Patrick Zawadzki, Ana Paula dos Santos (egressa mestrado)
                    2022

                    12ª edição do Prêmio SER HUMANO SC (ABRH)

                    Categoria Gestão de Pessoas – Acadêmico:

                    • “Liderança pró-social e capacidade de inovação em empresas familiares”
                      Claudia Silva Ribeiro Alves (egressa Doutorado) e Profa. Suzete Antonieta Lizote

                    Prêmio de Revisores Excepcionais 2022 – RAC (Anpad)

                    Os Editores da revista reconheceram os revisores que contribuíram ativamente na avaliação das submissões de artigos ao RAC, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, atendendo aos critérios previamente definidos para a premiação.
                    Premiado: Prof. Jeferson Lana

                    2021

                    XIII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação

                    Trabalhos premiados:

                    • Área: Administração Estratégica
                      “Medidas de avaliação de desempenho de negócios sociais: uma revisão sistemática”
                      Tatiani Schmitt (doutoranda do PPGA) e Profa. Anete Alberton
                    • Área: Economia das Organizações e Sustentabilidade
                      “Valores éticos de consumo e roupas ecológicas: um estudo no Brasil”
                      Gabriela Almeida Marcon Nora (doutoranda do PPGA) e Daiane Johann (doutoranda do PPGA)
                    • Área: Comportamento Humano
                      “Gestão da diversidade e práticas de recursos humanos nas organizações para a inserção de pessoas com deficiência”
                      Jaqueline Werner Olm e Profa. Suzete Antonieta Lizote

                    Prêmio Menção Honrosa no VII Encontro Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI)

                    "Patentes, serendipidade e inovação frugal: desenvolvimento de um oscilador de alta frequência para tratamento pós covid-19"
                    Prof. André Moraes dos Santos e bolsista Isadora Fritsche.

                    XVIII SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

                    Menção Honrosa:

                    • “Percepção de Gestores de Hotéis de diferentes países sobre Custos, Riscos e sua Relação com o Desempenho Organizacional”
                      Profa. Suzete Antonieta Lizote, Marisa Luciane Schvabe de Morais (doutoranda), Charlize de Morais Noval.

                    1º Lugar:

                    • “Associações entre o Estilo de Liderança dos Professores e a Avaliação Docente segundo a visão dos discentes de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil”
                      Profa. Suzete Antonieta Lizote, Cláudia Silva Ribeiro Alves (egressa), Marisa Luciane Schvabe de Morais (doutoranda), Charlize de Morais Noval. ​​

                    Perguntas Frequentes

                    Grupos de Pesquisa

                    ​Grupo de Estudos sobre Estratégia e Performance - GEEP

                    CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5056040660096764

                    Este grupo está vinculado à área de concentração Organizações e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí. Tem como objetivo promover e reunir pesquisas, sob o prisma de diversas teorias e abordagens, que enfoquem os determinantes estratégicos da performance no ambiente de mercado e de não mercado, como: Recursos e Capacidades Internas (RBV - Resource-Based View), Teoria dos Custos de Transação, Ambiente Institucional, Stakeholders, Teoria da Agência, Governança Corporativa, entre outros. Bem como, pesquisas que se concentram em indicadores de performance, sejam eles: Financeiros, Operacionais, de mercado, sociais ou Ambientais, para proporcionar uma visão abrangente e interdisciplinar sobre as organizações. Participam do grupo alunos de graduação e pós-graduação, além de professores pesquisadores.

                    O GEEP se estrutura em duas principais linhas de pesquisa: a) Determinantes Estratégicos da Performance, investigando os fatores estratégicos que influenciam o desempenho das organizações; e b) Indicadores de Performance, estudando e desenvolvendo métricas para avaliar a eficácia e eficiência organizacional. Nosso grupo é composto por alunos de graduação, pós-graduação e professores pesquisadores dedicados a avançar o conhecimento na área de administração e gestão. Juntos, buscamos contribuir para o desenvolvimento de práticas e teorias que possam melhorar a performance das organizações em diversos contextos.

                    Líderes do grupo: Prof. Dr. Jeferson Lana e Profa. Dra. Rosilene Marcon

                    Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZItApV1tFL8​​


                    Grupo de Estudos em Marketing – GEMARK

                    ​​CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9696643656957393

                    O GEMARK, vinculado aos Programas de Pós-graduação PPGA e PMPGIL, tem se dedicado ao desenvolvimento e apoio de estudos relacionados à área de marketing em diversos contextos, abrangendo organizações privadas, públicas e do terceiro setor. As pesquisas se concentram nas linhas do Comportamento do Consumidor e do Marketing Estratégico, em canais off-line e on-line, em mercados B2C e B2B domésticos e globais. As atividades do grupo têm contribuído para o aumento do conhecimento científico da área e a melhoria da gestão das organizações, por meio das dissertações e teses defendidas, dos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como dos trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Conta com a colaboração de professores pesquisadores de outras universidades nacionais (UFSC e UFRGS) e estrangeira (University of Wisconsin, USA).

                    Líderes do grupo: Prof. Dr. Carlos Marcelo Ardigó e Profª. Drª. Luciana Merlin Bervian.


                    Grupo de Estudos em S​ustentabilidade e Gestão - GESeG

                    CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9633889940545193​

                    Num mercado globalizado, sujeito às restrições de ordem social, econômica e ambiental, além de um diferencial competitivo para os negócios, a gestão sustentável das empresas, somada aos esforços de governos e da sociedade civil se faz necessária para viabilizar um modelo de desenvolvimento sustentável. A gestão da sustentabilidade em prol de um desenvolvimento sustentável é um desafio para vários segmentos; aplica-se a empreendimentos, comunidade ou ao planeta como um todo, onde o ecologicamente correto, o economicamente viável, o socialmente justo e o culturalmente diverso se fazem presentes. Compreender a necessidade de transição para uma sociedade sustentável e os impactos para empresas, governos, organizações da sociedade civil e indivíduos é foco deste grupo de pesquisa, que estuda o cenário atual e tendências no campo da gestão da sustentabilidade e as metodologias e processos que contribuam para a sustentabilidade e competitividade.

                    Líder do grupo: Profa. Dra. Anete Alberton​

                    Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=GhyAGyKL2v4


                    Grupo de Estratégia em Serviços, Inovação e​ Conhecimento – GESICON

                    CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1158951944020735

                    A pesquisa vem sendo realizada com foco em Inovação, Estratégias em Inovação, Gestão do conhecimento e Tecnologia da Informação. Os campos empíricos investigados são: -relações sociotécnicas da TI em organizações; -polos tecnológicos; - modelos institucionais -startups; -cidades criativas e inteligentes; Tecnologias de BigData e Inteligência Artificial aplicadas aos negócios; Inovações em ambientes de escassez; inovação frugal em contextos nacionais e internacionais.

                    Líder do Grupo: Prof. Dr. André Morais dos Santos




                    Núcleo de Estudos em Internacionali​​zação e Estratégia - NEINTE

                    CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9021209692539775

                    Este grupo tem o objetivo de realizar pesquisas destinadas a discutir, propor e desenvolver projetos acadêmicos e aplicados nas áreas de competitividade de indústrias brasileiras no exterior, gestão de subsidiárias de empresas multinacionais, estratégias de internacionalização, determinantes de Investimentos Externos Diretos (IED).

                    Este grupo possui as seguintes linhas de pesquisa:

                    1. Competitividade de indústrias Brasileiras no Exterior

                    2. Estratégias de Internacionalização das Empresas

                    3. Internacionalização de PMEs

                    4. Análise dos Investimentos Diretos Internacionais e as Multinacionais

                    5. Inovação, Internacionalização e a Sustentabilidade ao longo do tempo

                    Líder do grupo: Profa. Dra. Dinorá Eliete Floriani

                    Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1B5pnv1FGFg​​​


                    Núcleo de Estudos em Lid​erança, Empreendedorismo e RH - NUCLERH

                    CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5911123178079042

                    O Núcleo de Estudos em Liderança, Empreendedorismo e RH tem como linha de pesquisas:

                    • Liderança: estilos de liderança e autoliderança;

                    • Empreendedorismo: empreendedorismo social e intraempreendedorismo;

                    • Recursos Humanos: treinamento e desenvolvimento; aspectos comportamentais, gestão por competências.

                    Núcleo de estudos multidisciplinar, constituído por professores e estudantes de programas de graduação e pós-graduação com foco nos temas: liderança, empreendedorismo e recursos humanos. O objetivo é contribuir significativamente para o avanço dos temas pesquisados, tanto de forma teórica quanto aplicada, e para o crescimento individual e coletivo dos seus participantes.

                    Líderes do grupo: Profa. Dra. Suzete Antonieta Lizote e Profa. Dra. Tatiana Ghedine

                    Assista no YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=ajzV4R9WXP8


                    Núcleo de​​ Pesquisa em Tecnologias de Gestão - NuTeG

                    CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4438195381855015​

                    Com uma abordagem multidisciplinar e focada nas práticas de gestão das organizações, o NuTeG busca contribuir para o desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: Formulação da Estratégia; Métodos de Prospecção em Ciência, Tecnologia e Inovação; Implementação da Estratégia; Alinhamento Estratégico; Estratégia como Prática; Sistemas de Medição de Desempenho; Gestão de Custos; Gestão de Operações Logísticas e Lean Manufacturing.

                    Líder do grupo: Prof. Dr. Sidnei Vieira Marinho


                    Grupo de Processo Forma​​ção de Estratégias e Empreendedorismo – PROFORMEE

                    CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2209528287830835

                    O Grupo de pesquisa PROFORME tem como foco pesquisas sobre estratégia e empreendedorismo com tópicos relacionados à criação, crescimento e sustentabilidade de novos negócios, bem como às estratégias utilizadas por empresas estabelecidas para inovar e se adaptar ao ambiente competitivo. Estas pesquisas são dirigidas por seus professores pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Este foco visa olhar organizações inseridas em vários setores da economia brasileira. Os objetivos dos projetos que servem de apoio ao grupo estão focalizados, prioritariamente, nos temas associados ao processo empreendedor; empreendedorismo corporativo; modelos mentais na criação de novos negócios; criatividade; capacidades dinâmicas, capacidade absortiva e inovativa; ecossistemas de inovação; transformação digital e inovação. São nestes temas que perpassam todas as pesquisas desenvolvidas no grupo. Os setores de estudo do grupo são empresas tradicionais e de base tecnológica, setor de turismo, arranjos produtivos locais (APLs/Clusters), além de ecossistemas de Inovação e empreendedores. O grupo conta com pesquisadores de vários programas de pós-graduação do país, mas também mantém colaboração com pesquisadores da França, Portugal e Itália, onde mantêm projetos em andamento. O grupo PROFORME mantém duas linhas de pesquisa: Estudo do Processo de Absorção de Conhecimento e Inovação e Processo de Formulação de Estratégia e Empreendedorismo.

                    Líderes do grupo: Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto e Prof. Dr. Gustavo Behling

                    Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=95xG3g0EHk4​

                    Projetos de Pesquisa

                    TítuloFinanciador
                    A influência das metodologias ativas na interação e no desen​volvimento de competências metacognitivasUniversidade Politécnica de Valência – UPV - (Projetos de Inovação e Melhoria Educativa em Grupos de Pesquisa Consolidados)
                    A Interação entre o Tempo, Contextos de incerteza e a Sustentabilidade na Internacionalização das EmpresasCNPq - (Chamada CNPq Nº 26/2021 Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior)
                    A Interação entre o Tempo, Sustentabilidade e a imagem do país de origem na Internacionalização das EmpresasCAPES - (Capes/Cofecub (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil))
                    A Pressão do Tempo e do Contexto de Alta Incerteza como Condutores para a Permanência das Empresas no ExteriorCNPq - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
                    A Procura de Conhecimento para proporcionar Inovação em novos ou desenvolvidos Habitats para Micro e Pequenas Empresas: a contribuição da Capacidade Absortiva.CNPq - (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes)
                    Alinhamento Estratégico em Instituições de Ensino Superior mediante o uso de Cenários ProspectivosCNPq - (Bolsista Produtividade PQ 2)
                    Ativismo sociopolítico nas empresasCNPQ - (Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados)
                    Capacidade absortiva, atributos da rede e desempenho de empresas em redes de cooperação empresarialCNPq - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
                    Capital baseado no conhecimento, capacidade absortiva e a capacidade inovativa em ecossistemas de inovação de Santa CatarinaFAPESC - (Edital de Chamada Pública FAPESC/CNPq nº 38/2022 – Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada para Fixação de Jovens Doutores em Santa Catarina)
                    Cognição empreendedora: aspectos cognitivos que moldam o desenvolvimento de oportunidades internacionaisCNPq - (Bolsa de Pós-Doutorado)
                    Estratégias políticas corporativas, teoria da agência e governança corporativaCNPq - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
                    Futuros de energia sustentável: impacto das partes interessadas no setor de energiaCNPq - (Edital Universal CNPq)
                    Inovação e Sustentabilidade: Contribuição da pesquisa para a implementação da Agenda 2030CNPq - (bolsista mestrado - GM programa de pós-graduação)
                    Inovação e Sustentabilidade: Contribuição da pesquisa para a implementação da Agenda 2030CNPQ - (apoio a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação - bolsas de doutorado)
                    Internacionalização dos ecossistemas regionais de inovação e parques tecnológicosFAPESC - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE)
                    Mapeamento do processo de desenvolvimento das incubadoras do estado de Santa CatarinaFAPESC - (Edital de Chamada Pública FAPESC nº 24/2021 – Mapeamento do Processo de Desenvolvimento do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina)
                    Sistemática para Alinhamento Estratégico nas Universidades Catarinenses mediante o uso de Cenários ProspectivosFAPESC - (Chamada Pública FAPESC nº 54/2022 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE)
                    Stakeholders, Orientação Empreendedora Social e Desempenho de Negócios Sociais: Um olhar para a Agenda 2030CNPq - (Bolsista Produtividade PQ 2)

                    Publicações

                    Revista A​lcance

                    A Revista Alcance é mais uma das iniciativas do PPGA que visa contribuir com o universo acadêmico e com a sociedade ao disseminar conhecimento, influenciar políticas públicas, impulsionar o avanço tecnológico e científico, melhorar práticas profissionais e educacionais, e combater a desinformação.

                    A revista é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Univali. Trata-se de uma revista científica que permite livre acesso ao seu conteúdo e que mantém u​ma periodicidade quadrimestral, publicando artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são aceitas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área.

                    Missão

                    Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na área da Administração de Empresas, mediante a divulgação de trabalhos teórico-empíricos e tecnológicos.

                    Público-alvo

                    Professores, alunos de pós-graduação, pesquisadores, bem como consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas da área de Administração e áreas afins.

                    Por meio da Revista Alcance, o PPGA contribui para registrar formalmente os avanços científicos e inovações desenvolvidas na área em âmbito nacional e internacional, influenciando políticas públicas e práticas profissionais. Isso fortalece a relevância e a aplicabilidade das pesquisas, incentivando a interdisciplinaridade e mostrando o impacto social e tecnológico das descobertas acadêmicas.

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                    Coordenação

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