A Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) integra o Sistema Federal de Educação, sendo considerada uma das maiores e mais importantes instituições de ensino superior brasileiras. No Estado de Santa Catarina, ela se destaca como a melhor universidade não pública; é também uma universidade comunitária, o que significa que ela assume o compromisso de devolver seus resultados para a população que a acolhe, pois está voltada para o coletivo e a comunidade. Conta atualmente com mais de 25 mil alunos, em mais de 70 cursos superiores – se somados os cursos de graduação e os cursos sequenciais de formação específica. Possui ainda 50 cursos de especialização/aperfeiçoamento, doze mestrados e seis doutorados, todos recomendados pela CAPES/MEC.
Além disso, dedica-se à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Básica com três Colégios de Aplicação. O corpo docente é composto por 1.200 professores, dos quais 23% doutores e 54 % mestres (dados de 2017/1). A Instituição mantém cerca de 1.700 alunos na pós-graduação lato sensu, e cerca de 630 no stricto sensu em doze cursos de Mestrado (três com conceito três, quatro com conceito quatro, quatro com conceito cinco, um com conceito 6) e seis de doutorado (dois com conceito quatro, três com conceito cinco e um com conceito 6) recomendados pela Capes. A instituição tem envidado esforços no sentido de consolidar os Programas de Pós-graduação existentes, através da definição de carga horária, qualificação dos docentes, inclusive com apoio para a realização de pós-doutoramento, participação em eventos e contínua melhoria da infraestrutura com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP).
Reconhecendo a importância da pesquisa para o seu posicionamento como instituição de ensino superior de qualidade, a UNIVALI tem parcerias com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), governo do Estado de Santa Catarina, estadual, prefeituras municipais e empresas privadas, incentivando a iniciação científica de seus acadêmicos por meio de programas de Bolsas de Pesquisa: Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM); Art. 170 e Art. 172; Prêmio Mérito Universitário Catarinense (PMUC); Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes); Programa de Pesquisa Voluntária (PPV); Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Proinova); e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O corpo docente da UNIVALI tem sido estimulado a buscar sua capacitação docente permanente através de distintas atividades como é o caso do já consolidado Programa de Formação Continuada de Docentes (Pró-Trilhas Formativas), realizado duas vezes ao ano, durante os períodos de recesso escolar, que oferece aos professores a oportunidade de participação em diversos cursos de atualização e aperfeiçoamento didático-pedagógico, que visam apoiar e motivar o corpo docente em seu compromisso com as práticas acadêmicas de excelência.
Visando atender à comunidade em toda a sua área de abrangência (o litoral Centro-Norte de Santa Catarina) e contribuir para o crescimento local e global através da produção e socialização do conhecimento, a Instituição apresenta uma estrutura multi-campi formada pelos campi de: Balneário Piçarras; Itajaí; Balneário Camboriú; Tijucas; Biguaçu (Jardim Carandaí e Sertão do Maruim); São José (Kobrasol); São José e Florianópolis. Por fim, cabe destacar que a fundação mantém o Hospital Infantil Pequeno Anjo, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.
PPGTH-UNIVALI
Na década de 70, o município de Balneário Camboriú instava esforços para instalação de uma Faculdade de Turismo tendo, neste sentido, o Prefeito Armando César Ghislandi sancionado a Lei Municipal nº 168/71 de 28/12/1971, que criava a Faculdade de Turismo de Balneário Camboriú. A idéia desta criação teve por base o reconhecido potencial turístico do município e o contato com a primeira turma de acadêmicos da Faculdade de Turismo da então Faculdade de Turismo Anhembi Morumbi da cidade de São Paulo – SP. Após um longo período de estudos, vários projetos, buscas de convênios, negociação com o trade turístico e, após o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina ter desaconselhado a criação de uma outra Instituição de Ensino Superior na região de Itajaí e municípios próximos, direcionaram os esforços para uma aliança com a recém (1988) reconhecida Universidade do Vale do Itajaí. Partindo desta aliança e, por designação do Prof. Edson Villela, ainda Diretor Geral das Faculdades Integradas do Litoral Catarinense, a Profa. Marlene Buratto começou a prospecção dos anseios da microrregião, todos de vocação turística, para a efetivação de um curso na área do Turismo. Ainda com base no mesmo relato, o então prefeito de Balneário Camboriú, Sr. Leonel Arcângelo Pavan oferece as condições para implantação de um Campus Universitário com o compromisso de nele ser instalado um centro de estudos turísticos iniciando-se com a implantação do curso de Turismo e Hotelaria. No ano de 1990, no mês de março, a Universidade do Vale do Itajaí, dava início à implantação de um projeto de um centro de excelência na área de estudos no segmento do Turismo, tendo como base o curso de Turismo e Hotelaria com a denominação de Faculdade de Turismo e Hotelaria do Vale do Itajaí – FATUHVI, sito no Centro de Educação Superior II (CES II), já indicando uma expansão pretendida no Campus II. O projeto pedagógico do CES II tem um perfil singular; implantado em 1990, revela, na sua estrutura dinâmica de atuação, uma sintonia com as exigências da sociedade atual que aponta para o surgimento das novas profissões e de profissionais com capacidade de adaptação às novas situações. Em face desse pressuposto, os cursos implantados nesse Centro, norteiam-se pela transdisciplinaridade, estando voltados para uma área comum de formação, o Turismo, fonte de geração de trabalho e ocupação no Brasil e na região do Vale do Itajaí e litoral catarinense. Todos os cursos criados, conforme linha do tempo, possuíam em seus currículos, como fora previsto no projeto de Centro de Excelência em Estudos do Turismo, uma ênfase na área do Turismo e da Hotelaria.
A experiência da UNIVALI na formação de recursos humanos para a área do Turismo teve início em março de 1990, com a implantação do curso de Turismo e Hotelaria, em nível de graduação, na cidade de Balneário Camboriú (SC).
Em 1992 essa experiência foi ampliada com o oferecimento do primeiro curso de especialização lato sensu em Turismo e Hotelaria, destinado a empresários e profissionais do turismo das regiões turísticas do estado de Santa Catarina, graduados em cursos superiores. Os cursos neste nível de formação continuam sendo oferecidos até os dias atuais.
No que se refere ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria - Mestrado Acadêmico, sua criação ocorreu em 1997 e representou o desdobramento da experiência acumulada até então através das atividades de formação de recursos humanos na área do turismo.
A coordenação teve como respaldo para sua criação os dados de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, em 1995, a qual constatou que, no país, os cursos de graduação em turismo, embora apresentassem um crescimento quantitativo, ressentiam-se da reduzida formação de quadros técnicos necessários ao seu desenvolvimento qualitativo. Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria – Mestrado Acadêmico, da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, primeiro da Região Sul do país, propõe-se a atender as necessidades decorrentes da tendência de crescimento do setor turístico.
Em 2002, com a 5ª turma de Mestrado em andamento e a significativa absorção dos mestres das classes anteriores pelo mercado educacional da maioria dos Estados do País, implantou-se o Programa de Doutorado em Turismo e Hotelaria, este reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. No ano de 2007 aconteceram as últimas defesas deste Doutorado, sendo concluintes um total de 8 alunos.
No ano de 2007, foi aprovado o Curso de Doutorado em Administração e Turismo, este recomendado pela CAPES, oferecido no Campus Biguaçu.
No mês de setembro de 2010, o Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria da UNIVALI Balneário Camboriú alcançou o conceito 5 (cinco), atribuído pela CAPES, e logo depois, em 2012, foi criado o Doutorado em Turismo e Hotelaria no Campus de Balneário Camboriú (conceito 5). O PPGTH ofertou o MINTER com o Centro Universitário do Norte (UNINORTE/AM), o MINTER com Instituto Federal do Maranhão (IFMA), além de realização do DINTER com a Universidade Estadual do Maranhão (UEA).
Com as rotinas de trabalho afetadas por condições de impacto da pandemia COVID-19, o impacto é evidente: dificuldades em cumprir tarefas, preocupações e, especialmente, o sentimento de que cuidar da vida é essencial neste momento. O atendimento às demandas cotidianas administrativas, de pesquisas de campo, de pesquisas em laboratórios passou a impor desafios para muitos programas de pós-graduação e suas instituições, no momento em que a defesa da vida passa a ser tarefa prioritária dos acadêmicos e pesquisadores brasileiros.
Depoimentos vários são concernentes ao aumento da carga de trabalho em função de uma rápida adaptação nas mudanças de modelos presenciais para modelos remotos e on-line de ensino.
Diante deste cenário, é possível então observar o receio de potenciais alunos de pós-graduação em efetivar seus estudos; aliado ao fato de insegurança econômica, sobretudo em universidades não públicas ou em ter que arcar com despesas de deslocamentos de estadas.
Esta situação não é diferente em cursos de graduação, o que impactou na diminuição do número de matrículas e, consequentemente, na diminuição da receita para manutenção de infraestrutura e recursos humanos de universidades não públicas. Vale lembrar que a receita oriunda de cursos de graduação é, muitas vezes, a que mantém os programas de pós-graduação da universidade onde se encontram.
A crise econômica ocasionada pela pandemia COVID-19, somada à insegurança em se investir em estudos de pós-graduação também se relaciona com a inviabilidade de manutenção de alunos de outras regiões brasileiras no programa de pós-graduação pretendente. Neste sentido, as aulas remotas e as orientações remotas facilitaram o acesso de alunos de pós-graduação. Vários depoimentos de alunos do PPGTH-UNIVALI aferiram que há uma considerável economia quando se têm aulas e orientações à distância, uma vez que estes alunos não precisam se deslocar até o Campus da UNIVALI de Balneário Camboriú e pernoitar na cidade de Balneário Camboriú (SC), onde se encontra o PPGTH-UNIVALI.
Também em depoimentos dos discentes do PPGTH-UNIVALI, houve impacto negativo em instrumentos e ferramentas para levantamento de dados de suas pesquisas de mestrado e de doutorado; uma vez que muitos dos objetos de pesquisa foram fechados na pandemia COVID-19, tais como hotéis, restaurantes, terminais de transportes, portos, aeroportos, espaço públicos, praias, etc.
A participação em eventos remotos e on-line por um lado demonstrou possibilidades de adesão sem a necessidade de deslocamento até as cidades que sediavam os eventos científicos; no entanto, por outro lado, o prejuízo de deslocamentos sobretudo internacionais afetou formas de conexões entre pesquisadores que incentivam a internacionalização do programa de pós-graduação em parcerias internacionais.
Porém, com todos esses impactos acontecendo, deve-se notar que o PPGTH-UNIVALI está conseguindo manter estável os devidos encaminhamentos de ensino, pesquisa e extensão.
A pesquisa é considerada como um processo mediador no desenvolvimento de aprendizagens e de conhecimentos científicos. Ela é desenvolvida a partir da articulação da investigação científica com o ensino e com a extensão, na busca de soluções para o contexto local e regional; do fortalecimento da pesquisa como princípio educativo, articulando formas de divulgação e comunicação da produção acadêmica institucional; do estímulo ao aperfeiçoamento constante de docentes-pesquisadores, viabilizando o acesso às fontes financiadoras de pesquisa; do incentivo à organização de grupos de pesquisa, em áreas de conhecimento afins, por meio de programas institucionais; do fomento aos grupos de pesquisa, a partir das linhas básicas de pesquisa na graduação, articuladas à extensão e pós-graduação e da viabilização de intercâmbio de pesquisadores, em nível nacional e internacional, para ampliar a disseminação da produção científica da instituição e seu uso nos diversos setores da vida social.
A extensão desenvolve-se pautada nas seguintes diretrizes: estímulo à participação da comunidade acadêmica na problemática social, evidenciada por um posicionamento técnico-político de ação-reflexão-intervenção, na produção de serviços e conhecimentos à população; acesso de informações e conhecimento à comunidade, necessários para a melhoria da sua qualidade de vida; implementação da educação permanente, de forma integrada; apoio às iniciativas de atividades curriculares, relacionadas ao ensino e à pesquisa, que favoreçam a inserção da Universidade na comunidade; viabilização de formas de divulgação e socialização de projetos, programas de extensão e cultura e fontes financiadoras; promoção do diálogo com o setor produtivo e comunitário, no levantamento das reais condições e necessidades das comunidades; implementação de educação continuada que fortaleça a consciência crítica, criadora, técnica e ética, gerando conhecimentos; apoio à criação e à produção cultural, integrando-a à ação educativa e aos diferentes contextos sociais. Com uma concepção pluralista e multidisciplinar, a UNIVALI possui uma política que busca promover a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, tripé sobre o qual se assenta o trabalho da Universidade.
O curso de Gastronomia tem seu início em 1999 como uma área complementar ao curso de Turismo e de Hotelaria. O bacharelado de Gastronomia foi o pioneiro no Brasil, tendo seu início em 02 de agosto de 1999. Uma das maiores dificuldades na implantação do curso foi quanto à formação do corpo docente. Não existiam professores com domínio das técnicas de produção culinária e a titulação necessária para atender os requisitos legais. A UNIVALI criou então a figura do professor organizador para que se contornasse este problema. Por essa razão, propôs-se a sistemática do ensino mediado, que seria viabilizado pela presença de dois profissionais em interação com os alunos, cada qual com atribuições diferenciadas nesse processo. Um professor denominado organizador, com visão pedagógica e titulação adequada, para acompanhar e orientar o processo pedagógico e o outro, denominado instrutor, com expressivo conhecimento no setor da Gastronomia, convidado para atuar temporariamente no curso, para ensinar a diversidade de técnicas de produção e as diferentes abordagens do conteúdo, oportunizando ao aluno a imediata interação com as atividades práticas de uma cozinha comercial. A oferta do mestrado a partir de 1997 e, posteriormente do doutorado do PPGTH-UNIVALI, foram planejados como forma de suprir a formação necessária de um corpo docente altamente qualificado e que desse base ao pretendido centro de excelência em estudos na área do Turismo e também da Gastronomia. Nesta evolução na implantação deste Centro de excelência, podem-se fazer dois destaques de grande importância na consolidação do ensino e da pesquisa, a criação do Mestrado em Turismo e Hotelaria, no ano de 1997, e em 2012, a criação do Doutorado em Turismo e Hotelaria, constituindo-se o Programa de Pós Graduação em Turismo e Hotelaria – PPGTH-UNIVALI, tendo atualmente nota 5 na CAPES. Neste contexto, no transcorrer de todos estes anos, foi sendo consolidado um corpo docente com desenvolvimento de pesquisas e produções na área. A transdisciplinaridade também ficou evidenciada nesta composição, tendo docentes de diversas áreas do conhecimento, atuando no Programa de Pós Graduação em Turismo e Hotelaria. Dissertações, teses e pesquisas têm sido desenvolvidas em conjunto com áreas como Administração, Arquitetura, Nutrição e Gastronomia. Esta última área tem tido um grande volume de estudos, pesquisas e desenvolvimento de dissertações e teses. A demanda também merece uma reflexão, tendo inicialmente como principais discentes os alunos oriundos dos cursos de Turismo e Turismo e Hotelaria, foram diversificando para áreas como Administração, Nutrição, Arquitetura e, como já citado, nos últimos anos com bastante ênfase em Gastronomia. Diante do exposto, a inserção da Gastronomia no PPGTH-UNIVALI parece ser natural e em consonância com a forma como já é percebido por docentes e discentes que tem contato com o programa. Cabe ainda destacar que o PPGTH-UNIVALI já implementou Minter (com UNINORTE – Amazonas e IFMA – Maranhão) e Dinter; e se encontra no momento com o desenvolvimento do Dinter com a Universidade Estadual do Amazonas.
A integração interinstitucional com outras universidades do Estado de Santa Catarina e com outras universidades em várias regiões do país e do exterior tem sido assegurada pela participação, sobretudo, em bancas, projetos de pesquisa, seminários, palestras em eventos nacionais e internacionais e em aulas inaugurais. Os convites regulares aos membros do corpo docente do PPGTH-UNIVALI para participação de bancas de defesa de mestrado e doutorado, assim como nas palestras/painéis em eventos científicos promovidos por universidades brasileiras e estrangeiras, demonstram o reconhecimento da qualificação e competência técnico científica do corpo docente e de pesquisadores do PPGTH-UNIVALI. Por outro lado, o programa também conta com a participação regular de docentes de outras IES do país e também estrangeiras, em bancas de mestrado e de doutorado, otimizando assim a exposição dos estudos que são desenvolvidos no âmbito do PPGTH-UNIVALI. Estas movimentações produtivas, além de enriquecer currículos, são valiosas oportunidades para desenvolvimento de parcerias em pesquisas.
Os contatos institucionais do PPGTH-UNIVALI no Brasil continuam privilegiando a relação com os programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes. Muitos desses contatos são mediados pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR durante a sua reunião anual e, também, através da participação dos docentes como consultores ou autores na revista científica da mesma associação (RBTur), que possui uma das melhores avaliações do Qualis-Periódicos entre as revistas nacionais da área no país. Outros encontros e articulações acadêmicas e científicas também são realizados através de eventos acadêmicos qualificados da área e/ou de áreas afins. No período de 2016 a 2018 a Editoria Geral da revista RBTur foi exercida por uma professora permanente do PPGTH-UNIVALI.
São três grupos de pesquisa do PPGTH-UNIVALI registrados no CNPq: PLAGET- Planejamento e Gestão do Espaço Turístico; HGTUR - Hotelaria, Gastronomia e Serviços Turísticos; e THG - Grupo de Turismo Hospitalidade e Gastronomia. Já o Grupo TES-Turismo, Espaço e Sociedade que foi desvinculado do Programa continua ativo na IES, sobretudo nos cursos de graduação em Turismo e Gastronomia. Os três grupos referidos do PPGTH-UNIVALI concentram as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estes grupos, por meio de seus respectivos docentes e discentes pesquisadores, promovem a aproximação com outros programas e instituições públicas e privadas; um exemplo disto é a participação da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Márcia Maria Capellano dos Santos no grupo de pesquisa THG - Grupo de Turismo Hospitalidade e Gastronomia do PPGTH-UNIVALI.
O PPGTH também estabelece ação conjunta com a Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo - ABBTUR/SC por intercâmbio dos professores Carlos Alberto Tomelin, e Marcos Arnhold. Também, neste sentido de abrangência nacional, cabe destacar que o professor Francisco Antônio dos Anjos coordenada o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu; o professor Luciano Torres Tricárico aprovou recursos financeiros para o ENCAC (Encontro Nacional de Conforto Ambiental) e o professor Luciano Torres Tricárico atua como Diretor Institucional da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo).
Pesquisadores do PPGTH-UNIVALI participam de projetos de outras IES e, de forma recíproca, pesquisadores destas IES atuam em projetos do PPGTH-UNIVALI. Todos os três grupos de pesquisa desenvolvem atividades visando à integração interinstitucional com outras universidades. O PLAGET, através de seu líder, coordena dois projetos em conjunto com outras universidades nacionais; um deles, financiado pelo CNPq, com a participação de pesquisadoras do Programa Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul/UCS e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará/UECE; e o outro projeto financiado pela Capes, por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), com a participação de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul (RS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Paraná. O líder do PLAGET também integra a Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias da Argentina, Brasil e Chile ReCiMe, com projeto da fase II em andamento.
Em reconhecimento da projeção e excelência do PPGTH-UNIVALI, a organização do Festival de Turismo das Cataratas do Iguassu, delegou a coordenação científica do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (Foz do Iguaçu), a pesquisadores dos Grupos PLAGET e HGTUR que assim vem atuando e contribuindo para um dos principais eventos técnico-científicos em turismo do Brasil. Uma pesquisadora do Grupo HGTUR é Vice Presidente Regional do South America International Tourism Studies Association.
Quanto à formação de docentes para outras IES ao longo do último quadriênio, o PPGTH-UNIVALI recebeu doutores de três Programas de Pós Graduação e de um Instituto Federal do país para a realização de seus estágios pós-doutorais, sendo eles: Thays Cristina Domareski Ruiz da UFPR; Edar da Silva Añanã da UFPel (RS) e também colaborador da FURG (RS); Kerlei Sonaglio da UFRN e Marinês da Conceição Walkowski do Instituto Federal de Santa Catarina (IFC, Florianópolis).
Outra ação de integração teve início no quadriênio passado e continua no atual com o desenvolvimento do projeto de pesquisa em cooperação com a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade Estadual do Ceará. O projeto com cronograma de cinco anos teve aprovação em dezembro de 2013 e está sob a liderança da UNIVALI, através do PPGTH-UNIVALI; recebe recursos da CAPES numa parceria com o Ministério de Integração Nacional, através do Edital 55/2013/CAPES/Pró-Integração.
Em 2014, ocorreu reforço desta integração com a aprovação de um projeto no programa PROCAD/71/2013 da CAPES. Este projeto permite que alunos da graduação, da pós-graduação e professores-pesquisadores vinculados participem de atividades de ensino e pesquisa entre as universidades parceiras. Neste caso, o programa líder da proposta, o PPGTH-UNIVALI e os dos programas parceiros, PPGTUR-UFRN e PPGTURH-UCS desenvolverão atividades de ensino e pesquisa de forma cooperada. Tal aproximação também permitiu o convite para seminários e palestra de professores do programa para a Universidade Federal do Rio Grande Norte e Universidade de Caxias do Sul, com destaque para Missão de Docência da professora Sara Joana Gadotti dos Anjos na UFRN e a Missão de Docência do professor Luiz Mendes Filho na UNIVALI.
No quadriênio 2017-2020, professores, alunos e egressos do PPGTH-UNIVALI tiveram uma participação ativa em eventos nacionais de referência (seminário ANPTUR, fórum FCGTurH, seminário SEMEAD, Fórum de Turismo do Iguassu, fórum ABRATUR, entre outros) para área do Turismo, nos papéis de apresentadores de trabalhos científicos, avaliadores de artigos, moderadores e integrantes do conselho científico.
Destaca-se também a participação dos professores do PPGTH-UNIVALI como membros dos conselhos científicos de periódicos científicos nacionais, associados à ANPTUR, com participações nas avaliações Ad-Hoc de submissões de manuscritos, tais como RBTur, Rosa dos Ventos, Turismo: Visão e Ação, Turismo Contemporâneo, Observatório de Turismo, Hospitalidade, Turismo em Análise entre outras.
O grau de internacionalização do PPGTH-UNIVALI a partir de ações já implementadas tais como dupla titulação; programa de co-tutela; projeto de pesquisa de cooperação internacional; docentes do PPGTH-UNIVALI como editores de periódicos internacionais de impacto ou como corpo editorial de periódicos internacionais de impacto; docentes do PPGTH-UNIVALI como avaliadores ad hoc de periódicos internacionais; docentes do PPGTH-UNIVALI que publicaram em periódicos internacionais de impacto; professores estrangeiros visitantes no PPGTH-UNIVALI; professores do PPGTH-UNIVALI que fizeram pós-doutorado no exterior; participação de docentes do PPGTH-UNIVALI em associações internacionais da área de Turismo; participação de docentes do PPGTH-UNIVALI em bancas no exterior; participação de docentes estrangeiros em bancas do PPGTH-UNIVALI; participação de docentes e discentes do PPGTH-UNIVALI em congressos e encontros científicos referenciais para área do Turismo; abrangência das revistas TVA e Applied Tourism publicadas em inglês; disciplina ofertada em língua estrangeira; bibliografia atualizada em língua estrangeira nas disciplinas do PPGTH-UNIVALI e premiações e reconhecimentos em nível internacional de trabalhos de docentes e discentes do PPGTH-UNIVALI; podem já denotar impactos internacionais do programa. Assim sendo, há evidências de que as duas revistas editadas pelo PPGTH-UNIVALI – TVA (Revista Turismo Visão e Ação) e Applied Tourism – com textos em inglês, espanhol e português impactam pesquisadores e docentes na área do Turismo em nível internacional.
A revista TVA (Turismo: Visão e Ação TVA) está em sua 23ª edição. Em mais de 20 anos, publicou mais de 500 artigos da área do turismo e hospitalidade. Atualmente a revista está indexada nas principais bases de dados nacionais e da América Latina: EBSCO, SciElo, Redalyc, DOAJ, Diadorim, Latindex, CIRET, Spell e Portal de Periódicos CAPES, e com proposta de ser avaliada pelo Scopus.
A TVA já conta com um alcance mundial, tendo seus artigos lidos e baixados nos cinco continentes. De acordo com dados extraídos das plataformas do SciElo, desde 2019 até agora, foram verificadas leituras das pesquisas publicadas na TVA no Brasil (59), Portugal (3), Espanha (2) e México (2). Já, em relação aos downloads de artigos na base de dados do Redalyc, pode-se verificar que o Brasil (3.344 downloads), Estados Unidos (2.442 downloads), México (1.260 downloads) e Portugal (1.044 downloads) são os países que mais baixam arquivos da TVA. Foram identificados downloads oriundos de todos os países da América Latina, França, Alemanha, Itália, Suécia, Moçambique, Angola, China, Japão, Vietnam, Austrália, dentre outros, demonstrando a importância do periódico para a propagação da ciência brasileira. Já houve publicações na TVA de autores oriundos de Cuba, México, Chile, Suécia, Estados Unidos, Guiné-Bissau, França, Espanha, Portugal e Reino Unido.
Há evidências de impacto internacional do PPGTH-UNIVALI em artigos publicados por discentes, egressos e docentes do programa em conjunto com pesquisadores internacionais de referência na área de Turismo e áreas afins e/ou em periódicos internacionais de impacto.
O NDP do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH) é compatível com os objetivos e propósitos do programa. O NDP é composto por doutores em Engenharia da Produção, Administração e Turismo, Administração, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Turismo e Hotelaria e Ciências. Além do doutorado nestas áreas o NDP é formado com pós doutores em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Lisboa, Portugal); Geografia (Universidade Estadual Paulista, São Paulo e Universitat Politécnica de Catalunya, Espanha); Turismo (Universidade do Algarve, Portugal); Gestão da Qualidade em Destinos Turísticos (Universidade do Algarve, Portugal e Gestão da Comunicação em Destinos Turísticos (Universidade Jaume I, Espanha).
Esta diversidade é necessária para atender à transdisciplinaridade e interdisciplinaridade da formação de pós-graduação em Turismo e Hotelaria, atrelada à área de concentração “Planejamento e Gestão do Turismo e Hotelaria” do PPGTH-UNIVALI. Há duas linhas de pesquisa:
A LPI– Planejamento do Destino Turístico procura desenvolver estudos acerca dos impactos e transformações nos locais e comunidades onde a atividade turística acontece. A interface com as disciplinas se relaciona ao processo de planejamento e da gestão do desenvolvimento turístico, na perspectiva de associar a atividade ao desenvolvimento urbano e regional. Neste sentido, são analisados os aspectos culturais, ambientais, sócio-espaciais, ecológicos e da paisagem e suas potencialidades e limitações para o aproveitamento turístico, sejam eles os atrativos ou os insumos relacionados à infraestrutura de base. Os temas prioritários tratados pela LPI são: Planejamento, política e gestão do destino turístico; Turismo, paisagem e urbanismo; Turismo e meio ambiente; Turismo e conservação da natureza; Turismo, desenvolvimento regional e urbano; Turismo e Patrimônio; Ecoturismo e Turismo na Natureza; Turismo rural de base comunitária; Turismo, imagem e comunicação; Gastronomia étnica-cultural; Turismo, saúde e qualidade de vida.
A LPII - Gestão das Empresas de Turismo enfatiza o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas na área das organizações que atuam no Turismo e na Hotelaria, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. A interface entre as disciplinas permite abordagens através das quais o estudo de estratégias e de tecnologias de gestão é realizado de uma forma sistêmica. Dentro desta linha, a ênfase em organizações que atuam no Turismo e na Hotelaria demanda esforço para compreender como elas se comportam, com relação ao seu ambiente, desde o ponto de vista da estratégia e da tecnologia organizacional, buscando analisar as razões de seu desempenho. Os temas prioritários tratados pela LPII são: Marketing da Empresa e do Destino Turístico; Gestão de Meios de Hospedagem; Gestão dos Serviços de Gastronomia; Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação no Turismo e na Hotelaria; Logística e qualidade dos serviços no turismo, na hotelaria e na gastronomia; Logística e Gestão de Aeroportos, Portos e Rodoviárias; Logística e Gestão de Transportes Aéreos; Planejamento e Organização de Eventos; Estratégia e competitividade em destinos e empresas turísticas; Qualidade de vida e gestão do trabalho no turismo, na hotelaria e na gastronomia.
Para o procedimento de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes para atuar nos cursos e/ou Programas de Pós-Graduação que tem Stricto Sensu da UNIVALI, a coordenação do PPGTH-UNIVALI e a Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, com base nos critérios estabelecidos pela Área da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, institui os seguintes critérios para o recredenciamento:
ARTIGO 1º - Para aprovar o recredenciamento como docente permanente no Programa, e, por conseguinte, como orientador de mestrado, o docente deverá apresentar ao longo dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020:
§ Média anual igual ou superior a 60 (A4) pontos em artigos publicados nos periódicos científicos de acordo com o Qualis/CAPES 2021 da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo;
§ Média anual mínima de três produções técnicas;
§ Participação em três ou mais eventos científicos como apresentador de trabalho, palestrante, painelista ou coordenador de mesas ou grupos de trabalho;
§ Orientação concluída de pelo menos duas dissertações ou teses;
§ Participado preferencialmente como coordenador de pelo menos um projeto de pesquisa com financiamento de agência externa de fomento (CNPq, CAPES, FINEP, FAPESC).
ARTIGO 2º - Para o credenciamento ou recredenciamento como orientador de doutorado, além dos requisitos do artigo 1º deste edital, o docente deve ter orientação concluída de pelo menos 3 dissertações.
ARTIGO 3º - A produção contabilizada será aquela indicada no currículo da Plataforma Lattes e sua comprovação será feita pelo SAPI/UNIVALI (sistema de avaliação interna da UNIVALI).
ARTIGO 4º - Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Curso do Programa e/ou pela Vice-PG, ouvido o Coordenador do Programa.
Quanto à política de renovação, o PPGTH vem seguindo o planejamento estratégico do programa e da instituição, garantindo uma renovação e manutenção ao longo do tempo do NDP. Para o próximo ciclo avaliativo é esperado aposentadorias de alguns docentes do NDP devido a senioridade, assim sendo no ano de 2018 credenciou um pesquisador colaborador e no ano de 2021 deve credenciar outros 2 pesquisadores como colaboradores. Estes novos colaboradores são docentes com produção científica alinhada às linhas de pesquisa do PPGTH e estão em condições para que no novo ciclo se credenciem para o NDP.
CORPO DOCENTE PPGTH-UNIVALI
A experiência e a produção científica no último quadriênio reforçam as condições do corpo docente permanente de sustentar as linhas de pesquisas (planejamento do destino turístico e gestão das empresas de turismo), percebida ainda pelas disciplinas oferecidas e as orientações. Com uma formação de origem diversificada e alinhada à proposta do programa, o corpo docente permanente é composto por doutores em Engenharia da Produção, Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Comunicação e Geografia. Destaca-se que no quadriênio de 2013 à 2016 um total de 4 docentes permanentes fizeram pós-doutorado no exterior, aspecto que destaca a busca pela atualização em importantes instituições de ensino internacionais, o aprimoramento das redes de relacionamentos, a internacionalização do programa e a redução da endogenia.
O corpo docente permanente desde o início do programa em 1997 manteve-se estável. Dos 12 professores que iniciaram o quadriênio 2017-2020, a maioria tem vínculo com a Universidade há mais de 15 anos; e 5 professores pertenciam ao quadro fundador do programa de professores. No ano de 2017, por exemplo, foram credenciados ao corpo docente permanente três professores doutores que desenvolvem pesquisas alinhadas às linhas do programa. Estas novas entradas são de professores com doutorados recentes e com produções de relevância, procurando assim garantir a qualidade e a renovação do corpo docente em virtude de aposentadorias futuras.
O quadro docente para o quadriênio 2017-2020 seguiu a tendência de estabilidade com renovação, pois as metas estabelecidas no planejamento estratégico do curso vêm sendo cumpridas. Outro aspecto positivo foi a participação, a partir de 2017, em bancas de Mestrado e Doutorado de 26 professores de renomadas instituições de ensino com experiência e produção científica alinhadas às linhas de pesquisa do programa. Destaca-se a participação de 5 professores visitantes oriundos de universidades do exterior que são parceiras do programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da UNIVALI, a saber: Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril em Portugal, Universidade de Girona na Espanha e Universidade de Alicante. Ainda em relação às parceiras para internacionalização do programa, destaca-se que em 2017 foi recebida a Professora Dra. Iis P. Tussyadiah da Universidade of Surrey no Reino Unido, que participou como convidada e palestrante do V Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria (V FCGTURH). Salienta-se também que em 2017 dois professores da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ministraram seminários para alunos e docentes do programa. A partir de então, o PPGTH-UNIVALI vem tendo a contribuição de docentes e pesquisadores internacionais oriundos de centros de excelência de estudos.
A grande maioria do corpo docente permanente concluiu pelo menos duas orientações ao longo do quadriênio 2017-2020. Todos os docentes permanentes contribuem com atividades de ensino e pesquisa na graduação. Todo corpo docente permanente participa de projetos de pesquisa com financiamento externo. Mais de 90% dos docentes do corpo docente permanente têm vínculo de 40 horas aula na UNIVALI. Podemos destacar como positivo que no quadriênio 2017-2020 todos os professores do NDP participaram de eventos nacionais ou internacionais ligados diretamente à área. Aqui podemos destacar a participação em eventos internacionais do corpo docente em países como Portugal, Reino Unido e EUA.
O corpo docente tem participação massiva no principal evento nacional de turismo nacional (ANPTUR). Somados às participações em eventos, o corpo docente é responsável na organização de eventos científicos relevantes, como o Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria (Balneário Camboriú), o Fórum Internacional do Iguassu (Foz do Iguaçu) e o Seminário da ANPTUR (evento itinerante). Os membros do corpo docente se fazem presentes como avaliadores de artigos e resumos em eventos científicos nacionais e internacionais, além de avaliadores ad hoc de vários periódicos nacionais e internacionais.