Laboratórios de Ensino
Laboratório de Simulação Gerencial
O laboratório tem como objetivo proporcionar aos estudantes o exercício da tomada de decisões relacionadas com a formulação e execução de ações que envolvem as principais áreas da organização, analisando os resultados e as consequências de cada decisão tomada. A iniciativa segue uma estratégica didática de tendências de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, que são uma forma de reter o conhecimento, orientando-os a utilizar como ferramenta jogos de gestão e negócios para treinar uma equipe.
Assim, essa estrutura foi idealizada no Campus Itajaí por meio de empresas parceiras. O laboratório utiliza dois tipos de simuladores em que cada equipe de estudantes representa uma empresa: o simulador industrial e o simulador de serviços.
No simulador industrial, as empresas devem produzir e vender bens de consumo duráveis, que são comercializados em diversas regiões. O programa reproduz condições de operação das principais áreas funcionais de uma indústria, como gestão da produção, custos, administração financeira, vendas e recursos humanos.
No simulador de serviços, os participantes administram empresas que prestam serviços de três tipos: a) baixa formação; b) média formação; c) alta formação.
Laboratórios de Informática
Os laboratórios de informática estão localizados no 2º piso do bloco B7. O acesso pode ser feito pela escada ou pela rampa.
As máquinas dos quatro laboratórios, assim como todos os softwares destinados às práticas pedagógicas, recebem manutenção periódica da Gerência de Tecnologia de Informação da Univali. O acesso à internet é de banda larga e os usuários devem respeitar a política de utilização da Univali.
Os docentes que necessitarem dos laboratórios de informática para o desenvolvimento de práticas específicas podem realizar a reserva pela sua intranet.
A impressora utilizada pelos alunos está localizada no laboratório 203 onde dois funcionários atendem aos alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Laboratório de Sistemática do Comércio Exterior
O Laboratório de Sistemática Prática de Comércio Exterior permite ao acadêmico o desenvolvimento de atividades inerentes ao funcionamento da sistemática do Comércio Exterior no Brasil, dando ênfase aos aspectos operacionais de importação e exportação, por meio de metodologia integrada entre a teoria e a prática.
O uso de sistema de serviços em comércio exterior possibilita o registro de exportação (RE) no NOVOEX, despacho de exportação (DE), despacho simplificado de exportação (DSE), licenciamento de importação (LI), declaração de importação (DI) e declaração simplificada de importação (DSI).
Os estudantes também manuseiam a classificação de mercadorias de acordo com a Tarifa Externa Comum (TEC) e elaboram uma prospecção de mercado com a reflexão de dados disponíveis pelo Departamento de Estatística e Apoio à Exportação (DEAX), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -MDIC, ALICE WEB e Trade Map e elaboram a planilha de custos na importação. Infraestrutura
Sala Parceria – Intersindical
Sala Parceria – APM Terminals
Sala Parceria – ABIVA
Sala Parceria – DC Logistics Brasil
A sala DC Logistics Brasil foi projetada em parceria entre a empresa e a Escola de Negócios. O design da sala assemelhase a um escritório e foi planejado para comportar 50 estudantes, oferecendo conforto e garantindo o acesso aos recursos tecnológicos para o ensino dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola.
As salas parceiras são resultado de uma ação de relacionamento da Escola de Negócios com a finalidade de aproximar de forma inovadora e integrada a Universidade e as Empresas. Os ambientes diferenciados proporcionam aos acadêmicos a associação de um case de sucesso às temáticas das aulas e para as empresas oportuniza a fixação de sua marca na comunidade acadêmica como um referencial na sua área de atuação, despertando o interesse e o reconhecimento de novos talentos oriundos dos cursos de graduação.
Direção da Escola e coordenações de cursos
O espaço de trabalho destinado às atividades da Coordenação de Curso está localizado no piso térreo do Bloco B7, sala 109. Lá é realizado atendimento das demandas relacionadas ao curso, tanto dos acadêmicos quanto dos docentes.
Nesta sala também ficam concentradas a Direção, o apoio pedagógico (responsável pelas demandas pedagógicas dos cursos e corpo docente) e a logística (responsável pela infraestrutura, materiais e demais demandas administrativas) da Escola de Negócios. A sala é climatizada e conta com uma sala de reuniões.
Sala dos Professores
A sala dos professores está localizada no piso térreo do Bloco B7 e é de uso exclusivo dos docentes da Escola de Negócios.
O ambiente é climatizado, mobiliado com sofás, mesas de apoio, bebedouro, máquina de café elétrica, computadores e escaninhos individuais para os docentes. A sala também oferece sinal de internet wireless.
Sala de Estudos e Orientações
Localizado no piso térreo do Bloco B7, o espaço é destinado aos acadêmicos e aos docentes da Escola de Negócios.
O ambiente possui gabinetes individuais de orientação e estudo e está equipado com impressora e computadores. Além disso, o espaço disponibiliza internet sem fio para utilização de notebooks, tablets e smartphones. A sala é climatizada e possui uma biblioteca setorial.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira
8h às 12h e das 13h30 às 22h30
Tel.: (47) 3241-7924
Sala Parceria – ALLOG Transportes Internacionais
A sala parceira ALLOG Transportes Internacionais é resultado da parceria entre a ALLOG e a Escola de Negócios. O ambiente, com cenário empresarial e design inovador, foi planejado para 50 estudantes, oferecendo conforto e acesso aos recursos tecnológicos necessários para as atividades letivas.
As salas parceiras são resultado de uma ação de relacionamento da Escola de Negócios com a finalidade de aproximar de forma inovadora e integrada a Universidade e as Empresas. Os ambientes diferenciados proporcionam aos acadêmicos a associação de um case de sucesso às temáticas das aulas e para as empresas oportuniza a fixação de sua marca na comunidade acadêmica como um referencial na sua área de atuação, despertando o interesse e o reconhecimento de novos talentos oriundos dos cursos de graduação.