Fernando Gardelin, egresso do curso de Design de Moda - Turma 2010.
"Sou Fernando Gardelin, fundador e diretor da marca Brohood. Concluí o curso de Design de Moda pela Univali em 2010. O curso me deu a base pra hoje ter meu próprio negócio, e o que mais gostei foram as vivências que o curso proporcionou tanto dentro como fora da sala de aula como o SCMC, que possibilitou o convívio com grandes empresários e criativos do mercado. O curso oferece um currículo completo, que ajudou a ampliar minha visão sobre moda, conseguindo entender todas as etapas e processos. Até hoje conto com o apoio dos professores pra tirar dúvidas e continuar aprendendo. Sem contar que fiz os melhores amigos pra vida toda".
Ricardo Rodrigues Côrrea, egresso do curso de Design de Moda - Turma 2016.
"Quando decidi cursar Design de Moda busquei um curso dinâmico, com a grade curricular de qualidade e corpo docente competente, com mestres, doutores e profissionais experientes no mercado e que também aliasse os preceitos fundamentais da teoria com os aprendizados das técnicas na prática. Encontrei na Univali aquilo que procurava, um curso interdisciplinar que nos estimula ao pensamento integrado, visão gestora, aprimoramento das habilidades e senso estético, elementos primordiais na compreensão da moda e do design no período tecnológico e contemporâneo em que vivemos, dando vida as nossas ideias e projetos desde o esboço até a sua materialização. Isso nos torna mais do que designers de moda, mas profissionais habituados com situações do mercado e com incentivo ao despertar do nosso espírito empreendedor, nos estimulando a vencer os desafios que a vida e o mercado tem a nos ofertar ao longo da trajetória de cada um".
Natalia Gayer
" Eu escolhi fazer Design de Moda porque sempre gostei de moda e de como as coisas eram feitas. Durante o curso eu acabei me identificando muito, na metade do curso acabei entrando para a monitoria do Laboratório de Modelagem e Vestuário onde ajudava as professoras durante as aulas e também no atendimento ao aluno e foi aí que eu comecei a ver realmente o que eu gostava. Quando fiz as disciplinas de calçados, acessórios e joias percebi que gostava mesmo do processo de desenvolvimento de acessórios. Quando me formei, estava aberta a várias possibilidades e logo comecei a trabalhar na AMC Têxtil, na área de estilo, como assistente na Mormaii e fiquei lá por oito meses. Depois disso acabei atuando em outras áreas: trabalhei com vendas, comunicação e mídias sociais em outras marcas de Balneário , foi quando percebi que a área da comunicação era algo que iria me trazer mais paixão. Percebi que não adianta você criar e não mostrar para as pessoas o que você criou, precisa comunicar. Senti que eu precisava ir mais a fundo, aprender mais, isso me motivou a me especializar mais nessa área: juntei essa vontade com o desejo de viver uma experiência fora do país: vim para Portugal para fazer o mestrado em Design de Comunicação de Moda na Universidade do Minho".
Jaqueline Hubner
"Eu queria fazer moda desde os 10 anos, então comecei a pesquisar cursos e prestar vestibulares para as universidades que tinham moda e acabei passando na Univali. A minha área de interesse na moda sempre foram os acessórios, joias e calçados, não tanto o vestuário. Na Univali eu fiz estágio no Laboratório de Joias - além de um estágio em outro laboratório de fora da Univali. Foi no TCC que eu descobri as minhas áreas de interesse na moda: a pesquisa de moda, a pesquisa de tendência - de onde surgem as coisas, como elas aparecem. Depois que eu me formei cursei a pós-graduação na Univali também, em Pesquisa e Comunicação de Moda que terminei em 2018. Depois que ingressei na pós-graduação eu tive uma marca de calçados que, com o decorrer do tempo também virou uma marca de acessórios. Fiquei um ano com ela, mas depois decidi me dedicar somente a pós-graduação para levar minha pesquisa mais a fundo, para escrever meu artigo da pós graduação. Assim que terminei a pós, vi que queria continuar estudando e decidi me candidatar para um curso fora do país, hoje estudo Design de Comunicação de Moda na Universidade do Minho, em Portugal".
2016 - Thaina dos Santos Emilio Löschner
"O curso de Design de Moda da Univali possibilitou minha atuação no mercado. Eu já tinha grande afinidade com o segmento calçadista e ter a disciplina de projeto nessa área foi um dos motivos pelos quais acabei me inscrevendo para realizar o curso na instituição. Outro fator do curso que agrega muito conhecimento ao aluno é a maneira como os professores conduzem os semestres, desde o primeiro semestre sempre trabalhamos com projetos de coleção, nos ensinam a desenvolver produtos pensando no todo, além de poder aplicar na prática conhecimentos sobre organização, trabalho em equipe, prazos de entrega e gestão, fatores que são cruciais para a área profissional. Sou muito grata a todo apoio e incentivo que tive de toda a equipe da Univali durante todo o período da faculdade!"
2018 - Maiani Roberta da Silva
"Atualmente trabalho no desenvolvimento da marca de calçados Camminare. Concluí o curso de Design de Moda pela Univali em 2018. Antes de escolher em qual universidade estudar, procurei por um curso de Moda que fosse dinâmico e conseguisse me proporcionar experiências em diversos segmentos da área, para assim decidir qual caminho seguir, quando li sobre o curso da Univali, não tive dúvidas de que estudaria ali. Além das aulas teóricas, que nos trazem toda a base para gestão de projetos, conhecimento de mercado, etc., a universidade possui laboratórios preparados para as aulas práticas, onde podemos executar o que aprendemos na sala de aula. Sempre que possível estávamos em contato com profissionais e grandes empresas do setor, o que agrega ainda mais conhecimento e de certa forma abre portas. Tudo que aprendi durante o curso é aplicado no meu dia a dia dentro do setor de desenvolvimento, foi a minha base, que, junto ao conhecimento adquirido no dia a dia da fábrica, me tornou a profissional que sou hoje".