PROJETO AEGIR
Os acadêmicos participantes do projeto são estimulados a desenvolver e construir um modelo funcional em escala reduzida de uma embarcação totalmente projetada pelos mesmos. Com objetivo de fomentar a geração de inovações para área naval.
DUNA
O DUNA, Desafio Universitário de Nautimodesign, é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, Campus de Joinville que consiste numa competição universitária inédita no Brasil e de abrangência nacional. Mediante a proposta de uma competição onde os universitários são estimulados a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação, tem por objetivo fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval. Os modelos concebidos pelas equipes são, então, submetidos a uma série de provas, que ocorrem em vários dias, a fim de avalia a qualidade do seu projeto e construção.
Este projeto busca possibilitar a inserção dos acadêmicos no campo da construção naval através dos desenvolvimentos de projetos e construção de nautimodelos motorizados. Este projeto tem a finalidade de apresentar os métodos de fabricação de embarcações em escala através da utilização de materiais compósitos como resinas, gelcoat e fibra de vidro e as técnicas de construção moderna com madeira. Além de poderem conciliar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala com a pratica, através das analises dos sistemas de propulsão, refrigeração, transmissão e governo, juntos com os princípios de projeto, arquitetura e hidrodinâmica de embarcações. Todas as etapas da fabricação da embarcação são realizadas próprios acadêmicos do curso. Além da construção dos modelos, os mesmos recebem instruções sobre operação de equipamentos, manutenção e reparo que também irão fazer parte das atividades desenvolvidas no projeto.
A Univali, por intermeio do Curso de Construção Naval, está participando ativamente desse Desafio, desde 2016. No primeiro ano de participação os alunos do projeto Aegir os alunos ficaram em 16º lugar entre 21 equipes, pelo fato de ser sua primeira participação ocorreram grandes erros que serviram de aprendizagem. Contudo em 2017 os alunos conquistaram a 10º entre 28 equipes que em sua grande maioria universidades federais de engenharia naval. Os alunos obtiveram excelentes resultados em duas das seis provas, ficando em segundo lugar na prova de "Cabo de Guerra" e em terceiro na "Tração estática"
Cursos Envolvidos:
Tecnólogo em Construção Naval
Engenharia Mecânica
Engenharia Elétrica
Engenharia de Produção
Publicidade e Propaganda
Acadêmicos Responsáveis:
Ana Cristina
Renan Klehm
Gustavo Simas
Leandro Domingos
Professor Orientadores:
Jhonatan Acacio Silva
Jeferson Kerbes
Pedro Correia Romio