Uma das linhas de extensão do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet é o desenvolvimento de projetos de extensão na área social e educacional. Esta é uma ação que, efetivamente, proporciona uma interação entre a universidade e a comunidade em prol da utilização adequada de Tecnologias de Informação e Comunicação na inclusão digital.
Seguem abaixo os projetos desenvolvidos no curso.
Transformação de máquinas caça-níqueis em computadores para estudantes de 8 a 12 anos das escolas municipais de Balneário Camboriú
O Projeto transformou máquinas caça-níqueis em computadores de apoio ao ensino fundamental para escolas municipais do Vale do Itajaí.
As principais tarefas do Projeto eram:
Supervisionar os momentos que sucedem a apreensão de máquinas caça-níqueis por parte da Polícia Militar.
Manter o processo de adaptação e melhoria do sistema operacional Linux, utilizado como base da transformação.
Manter o processo de melhoria da suíte educacional GCompris, utilizada como fonte de recursos de aprendizado.
Assessorar as atividades de modificação física das máquinas caça-níqueis, realizada pelas secretarias municipais de educação.
Assessorar e capacitar os professores do município no aprendizado dos recursos disponibilizados.
Foram beneficiadas com o projeto 2433 crianças de 3 a 6 anos, e 12 NEIs.
Quantidade de Professores envolvidos: 5.
Quantidade de Alunos envolvidos: 8.
Desenvolvimento do Portal de Educação Ambiental para o Estado de Santa Catarina
O projeto Portal de Educação Ambiental integrará notícias, reportagens e atividades voltadas para o público Catarinense principalmente ao respeito do que é realizado em Educação ambiental (EA), no estado de Santa Catarina, por escolas, associações, organizações não governamentais, entidades públicas e privadas.
No portal são disponibilizados livremente conteúdos de projetos, estudos, atividades ou trabalhos realizados na Educação ambiental em nosso estado, através da Comissão interinstitucional de Educação ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC) para livre acesso eletrônico dos estudantes, professores, pesquisadores e público em geral de qualquer nível de ensino.
Quantidade de Professores envolvidos: 1.
Quantidade de Alunos envolvidos: 4.